62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (CAMPUS - CUIABÁ)
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda 1
1. Depto. de Psicologia, Instituto de Educação - IE/UFMT
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa tem como foco o Projeto intitulado "Estado e Sociedade na Educação da Juventude: perspectivas educacionais de jovens de camadas médias e camadas populares", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Educação, Jovens e Democracia" da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto surgiu com a necessidade de articular os projetos de pesquisa desenvolvidos por dois professores do Instituto de Educação (IE) inicialmente no Programa de Pós-Graduação em Educação da (UFMT) em um momento onde estava ocorrendo à reorganização de Pós-Graduação não só na UFMT, mas em todo o Brasil. Tendo completado este primeiro sentenato de atividades, os criadores do grupo e os pesquisadores que nele trabalham identificaram a necessidade de fazer um balanço que servisse de fundamento para o estabelecimento de novas estratégias de atuação e novos objetivos de investigação. E neste contexto o grupo de pesquisa nasce dentro de uma visão: em tentar articular o trabalho de pesquisa em vários níveis: da iniciação científica à Pós-Graduação.

METODOLOGIA:

O estudo está orientado pela perspectiva qualitativa. Na primeira etapa foram pesquisadas as publicações realizadas pelo próprio Grupo de Pesquisa Educação, Jovens e Democracia sendo considerada toda a história de produção técnica e teórica. As fontes foram os documentos encontrados nos arquivos e no site do grupo de pesquisa. Para aprofundar a discussão, fez-se um estudo bibliográfico, sobre as temáticas de iniciação científica e juventude.

A coleta de dados se deu por meio da organização, classificação e catalogação dos documentos disponíveis nos arquivos do grupo, a partir destes, foram encontrados registros referentes a outras pesquisas. Dados complementares foram obtidos com a realização de uma entrevista com um dos fundadores do grupo de pesquisa, posteriormente a entrevista foi analisada, fundamentando-se nos referenciais teóricos estudados.

 

 

RESULTADOS:

No levantamento exaustivo foram repertoriadas produções bibliográficas destacando: 5 livros publicados, 36 trabalhos de bolsistas de iniciação científica apresentados em eventos científicos, 11 Dissertações de Mestrado defendidas, 6 seminários temáticos realizados, 17 publicações de artigos virtuais (existentes no site do grupo) e um vídeo-documentário.

Foi observado que os fundadores do grupo encontraram inicialmente certa resistência da academia quando se propuseram a trabalhar com uma temática que não era comum, na tradição de pesquisa em Mato Grosso, ou seja, questões ligadas à educação e juventude na classe média. Essa resistência foi pouco a pouco sendo vencida e a pertinência do tema e das pesquisas foi gradualmente sendo demonstrada através da fecunda produção do grupo e das aceitações de seus trabalhos em congressos científicos.

Através das leituras dos trabalhos produzidos e de sua história registradas no Projeto de Pesquisa, pudemos observar que o grupo foi ocasião de encontro e troca intelectual entre vários níveis de pesquisadores, da iniciação científica à Pós-Graduação. A riqueza dessa oportunidade é bem exemplificada pelo percurso de uma pessoa do grupo que começou bolsista de iniciação científica, foi mestranda e terminou professora na UFMT.

 

CONCLUSÃO:

Através das leituras dos trabalhos produzidos e da história do grupo de pesquisa, pudemos observar que está foi ocasião de troca intelectual entre vários níveis de pesquisadores, da iniciação científica à Pós-Graduação. A riqueza dessa oportunidade é bem e exemplificada pelo percurso de um membro do grupo de pesquisa. Tendo ingressado no grupo enquanto bolsista de iniciação científica, foi mestranda e terminou aprovada em concurso e integrando o quadro de professores pesquisadores da UFMT.

Foi possível perceber, que o Grupo de Pesquisa Educação, Jovens e Democracia permite, entre outras coisas, colocar o aluno de graduação desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, tendo como oportunidade única de ampliar e por em prática a teoria aprendida, além de ser um instrumento que desenvolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo de uma forma diferenciada. Suas reações e perspectiva começam a mudar de acordo com esse aprendizado a organização de ideia e o senso crítico oferecido através da troca de conhecimento por parte dos pesquisadores e pelos iniciantes em pesquisa. Constatou-se também que os trabalhos do grupo de pesquisa não se resumem apenas à orientação de iniciação científica e formação de pesquisadores, mas também à realização de atividades relacionadas à divulgação dos estudos desenvolvidos pelo grupo à comunidade em geral.

 

Palavras-chave: Iniciação Científica , Contribuição, Formação de pesquisadores.