62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
IMPLANTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS NO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM
Geniana Vieira de Oliveira 1
Paulo Humberto de Oliveira 1
Marcelo da Silva Batista 2
Valéria Cristina Costa 1
Flaviana Tavares Vieira 1, 3
1. Instituto de Ciência e Tecnologia - Campus Avançado do Mucuri - UFVJM
2. Universidade Federal de São João del Rei - Campus Alto Paraopeba
3. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Campus Avançado do Mucuri, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi implantado em março de 2009 com recursos do programa de Reestruturação das Universidades (REUNI) e, ciente de suas responsabilidades com o meio ambiente e comunidade, tomou, desde o início de suas atividades acadêmicas, a iniciativa de reduzir e tratar seus resíduos químicos gerados em laboratório. A idéia foi iniciar de forma ecologicamente correta as atividades de ensino e pesquisa em relação ao tratamento que se dá e se dará aos resíduos químicos a fim de que as ações práticas estejam de acordo com os critérios de excelência de uma universidade pública e de qualidade, evitando problemas de difícil solução. A iniciativa desta proposta tem como motivos principais o reconhecimento da importância deste tema para a elevação da qualidade da formação científico-profissional dos alunos de graduação, o entendimento de que esta proposta será estratégica a este instituto recém-implantado e que por isto tem a necessidade imediata de fomentar a educação ambiental como cultura acadêmica entre os discentes e ainda a necessidade de fomentar a investigação voltada para o gerenciamento de resíduos químicos gerados em laboratórios.
METODOLOGIA:
Os resíduos gerados na unidade de ensino e pesquisa do ICT requerem procedimentos de descarte distintos daquele dado ao lixo doméstico. Neste aspecto o ICT busca mecanismos claros que permitam equacionar de maneira educativa e ecologicamente correta esta questão. O levantamento de informações dos resíduos gerados foi e está sendo constantemente realizado no ICT da UFVJM. Após esta etapa, foi e está sendo sempre verificada a possibilidade de redução do volume de resíduo gerado, o processo mais adequado para reciclagem e o tratamento para descarte e, se for o caso, o armazenamento e envio para aterro específico. Palestras para conscientização ambiental, normalização e treinamento dos professores e técnicos, para o recolhimento e armazenamento de resíduos, estão agendadas e serão divulgadas para a participação de todos. Os recipientes com resíduos deverão apresentar rotulagem dos frascos baseada nas normas da NFPA 704M no local de geração do resíduo e acondicionados adequadamente para futuro tratamento. O ICT-UFVJM criou este rótulo e faz uso dele para identificar os resíduos de pesquisa ou gerados em aulas experimentais. Durante o desenvolvimento do projeto a disposição adequada dos resíduos, o tratamento por processos físico-químicos (destilação, decantação, filtração, neutralização, diluição e descarte adequado) e a análise química básica para qualificação do produto final estão sempre andando juntos.
RESULTADOS:
A importância do desenvolvimento desta proposta se dá em função do ICT ser recentemente implantado no Campus Avançado do Mucuri - UFVJM e estar ciente de suas responsabilidades com o meio ambiente e comunidade, tomando desde o início de suas atividades acadêmicas a responsabilidade pelo conhecimento que produz e tratando o resíduo que gera. Espera-se que o tratamento dos resíduos possa servir de modelo para outros setores, como clínicas odontológicas, hospitais e indústrias da região. -Responsabilidade ambiental -Dentre os objetivos parcialmente alcançados tem-se a quantificação dos resíduos gerados no ano de 2009 pelo ICT-UFVJM, o tratamento de grande parte destes e a minimização do volume de resíduos gerados em aulas experimentais pela conscientização do professor o que leva a minimização do impacto ambiental de reagentes e solventes.
CONCLUSÃO:
A geração de resíduos químicos está sendo equacionada de modo a minimizar a quantia de resíduos gerados além de propiciar o seu correto descarte e disposição final. A conclusão desta proposta está contribuindo para diminuir riscos e reduzir ou eliminar a insalubridade e periculosidade de vários locais para despertar nos acadêmicos, funcionários e docentes a consciência de que somos capazes de gerar conhecimento e descartar adequadamente aquilo que, na geração desse conhecimento possa representar risco à saúde da população.
Instituição de Fomento: Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão - FUNDAEPE
Palavras-chave: Gerenciamento, Resíduos, Químicos.