62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
A PRÁTICA ASSISTENCIAL DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Lauriana Medeiros e Costa 1
Raimunda Medeiros Germano 2
1. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/UFRN
2. Departamento de Enfermagem/UFRN
INTRODUÇÃO:
A Política Nacional de Atenção Básica, conforme Portaria GM/MS n. 648 de março de 2006, define, como uma das características do processo de trabalho em saúde da família, a prática do cuidado familiar ampliado, assim como, no que tange às atribuições específicas do enfermeiro, realizar assistência integral aos indivíduos e famílias. Percebe-se, então, a importância de realizar o cuidado a partir da unidade familiar, sem perder de vista o indivíduo, de forma a colocar em prática a mudança do modelo assistencial pretendida com a Saúde da Família enquanto Estratégia prioritária para a Atenção Básica no Brasil. O presente estudo buscou a percepção do estudante de enfermagem da UFRN em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre seu processo de aprendizagem, assim como acerca do trabalho do enfermeiro neste cenário. Trata-se de um recorte da dissertação intitulada "A aprendizagem na convivência: O Estágio Curricular na Estratégia Saúde da Família", inserida na base de pesquisa Educação em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Neste trabalho, são apresentados resultados sobre a competência do cuidar em saúde no trabalho do enfermeiro na ESF, no intuito de apresentar alguns indicativos à educação e gestão em saúde.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa analítica, com abordagem qualitativa que foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, cadastrada com número de protocolo 113/07-CEP-UFRN, sendo aprovada em dezembro de 2007, conforme estabelece o parecer final nº 273/2007. Os dados foram coletados em novembro de 2007, através de entrevista individual semi estruturada de dez estudantes do oitavo período que realizavam ECS em cinco unidades de saúde da família do Distrito Sanitário Oeste de Natal/RN. A partir do estudo teórico sobre o tema, foram construídas as categorias para a análise dos dados. O material empírico transcrito foi submetido à leitura exaustiva, categorização e posterior análise com base no referencial teórico acerca do tema.
RESULTADOS:
Os discentes foram consensuais em afirmar que as ações concentravam-se na consulta de enfermagem em diferentes ciclos de vida, a saber: Consulta de Crescimento e Desenvolvimento com a população infantil; Citologia Oncótica, Pré-Natal e Planejamento Familiar, focada na população feminina adolescente e adulta; Hiperdia - Hipertensão e Diabetes com a população idosa. Ressaltaram que a demanda por consultas sofria grande aumento quando a equipe saúde da família estava sem o profissional médico, gerando sobrecarga de funções para o enfermeiro, uma vez que este cuidado deve ser compartilhado. Criticaram o fato de o agendamento semanal de atividades do enfermeiro ser preenchido pelas consultas na unidade da saúde, ficando prejudicado o cuidado no espaço do domicílio e da comunidade, atividades norteadoras da saúde da família. Identificaram que o trabalho do enfermeiro é direcionado para a assistência, sendo algo criticado por uma das estudantes, quanto a não realização de atividades educativas, a execução de uma prática gerencial burocrática e a não implementação da pesquisa, fazendo uma análise comparativa com as quatro competências do enfermeiro: cuidar, educar, gerenciar e pesquisar.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que, na realidade do trabalho do enfermeiro em saúde da família, conforme informaram os estudantes de enfermagem, o cuidado integral à família ainda não é uma prática norteadora da ação. A atenção à saúde tem se concentrado no espaço restrito ao serviço de saúde e não no território, assim como tem privilegiado a prática da consulta ao indivíduo nos diferentes ciclos de vida em detrimento às ações do cuidado no domicílio e comunidade, situação que é intensificada quando falta o profissional médico na equipe de saúde da família.
Palavras-chave: Enfermagem, Educação, Programa Saúde da Família.