62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE A PARITR DAS EXPERIÊNCIAS NA ACREVI
Antônia Lúcia de Melo 1
Allan Phablo de Queiroz 1
Everkley Magno Freire Tavares 1
Georgiane Aline Albano Batista 1
Frediano da Silva Jales 1
1. Universidade Potiguar - UnP
INTRODUÇÃO:
O segmento do terceiro setor que vem se destacando mais no Brasil é aquele que tem como fundamento o Comércio Solidário. Este fundamento norteia as ações da Associação Comunitária Reciclando para a Vida - ACREVI, sediada na cidade de Mossoró-RN e voltada para a sustentabilidade ambiental a partir da reciclagem de resíduos sólidos e do estimulo ao desenvolvimento humano dos associados. A associação existe a dez anos, agregando 72 agentes internos e estabelecendo parcerias com o poder público e 30 empresas locais. Nesse ponto, a questão orientadora da nossa pesquisa consistiu em avaliar o tipo de desenvolvimento promovido pelas organizações do terceiro setor?
METODOLOGIA:
O trajeto de pesquisa partiu da experiência extensionista desenvolvida pelo projeto de extensão Comercialização Solidária vinculado ao Curso de Administração da Universidade Potiguar - UnP, que possibilitou a partir de um estudo de caso, avaliar e comparar a organização interna da ACREVI, os sistemas de parcerias com as organizações do primeiro e segundo setores e o potencial humano e econômico das ações executadas pela organização. As comunicações realizadas permitiram trocas de experiências entre a equipe e os associados, bem como possibilitou avalia o impacto social dessa organização do terceiro setor. Além disso, dialogamos com as idéias do economista Amartya Sem (2006) posto na obra Desenvolvimento como Liberdade, com o intuito, de conhecer as dimensões quantitativas e qualitativas do desenvolvimento.
RESULTADOS:
De acordo com os questionários aplicados com 64% dos associados da ACREVI, observou-se que 40% deles têm entre 18 a 28 anos de idade. 24% têm entre 29 a 39 anos de idade. 32% têm entre 40 a 50 anos e 4% têm acima de 50 anos de idade. A associação vem incluindo pessoas do bairro que se encontram fora do mercado de trabalho formal. O grau de escolaridade é baixo, sendo 64% ensino fundamental incompleto, 16% deles disseram ter concluído o ensino médio, 8% afirmaram terem estudado até o ensino fundamental completo, outros 8% responderam que cursaram o ensino médio incompleto e 4% diz ser analfabetos. A baixa escolaridade não reduz o bom desempenho e dos associados. Também se constatou que 80% dos associados responderam que o estímulo inicial para participar da associação foi o de trabalhar em equipe e apenas 4% disseram que o estimulo inicial foi ter uma renda. Observou-se nesse item que a grande maioria dos colaboradores afirma gostar do trabalho em equipe, pois fazem com que eles se sintam envolvidos em um projeto comum, tendo assim sempre amizades para aprender e discutir os seus diversos problemas, encontrando na associação palavras de apoio e conforto para momentos potencialização das capacidades humanas.
CONCLUSÃO:
Com a reciclagem a renda mensal é de 120 reais, possibilitando para muitas das mulheres associadas à participação no orçamento familiar e menor dependência financeira em relação aos seus parceiros, 30% das associadas afirmaram que conseguem fazer uma poupança e reinvestimento das economias. Na organização examinada as possibilidades de edificar uma cultura de proatividade, confiança e solidariedade concorrem para a promoção de um tipo de desenvolvimento embasado na superação das limitações das capacidades humanas.
Instituição de Fomento: UnP - ProBIC e ProBEX
Palavras-chave: Terceiro setor, Reciclagem, ACREVI.