62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NA GERMINAÇÃO E NO VIGOR DE SEMENTES DE ITAÚBA (Mezilaurus itauba (Meisn.) Taub. ex Mez. Lauraceae.)
João Lopes Firmino 1
Marilene de Campos Almeida 2
Pedro de Albuquerque Ferraz 2
Evandro José Linhares Ferreira 1
José de Ribamar Bandeira 1
João Bosco Nogueira de Queiroz 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA/Núcleo de Pesquisa do Acre
2. Laboratório de Tecnologia de Sementes Florestais/Univ. Federal do Acre - UFAC
INTRODUÇÃO:
As sementes constituem a via de propagação mais empregada no estabelecimento de plantios. A busca de conhecimentos sobre as condições ótimas para os testes de germinação das sementes, principalmente dando ênfase aos efeitos do substrato, desempenha papel fundamental dentro da pesquisa científica e fornece informações valiosas sobre a propagação das espécies. A escolha do tipo de substrato deve ser feita em função das exigências das sementes em relação ao seu tamanho e formato. O substrato utilizado na produção de mudas pode ocasionar a nulidade ou irregularidade de germinação, má formação de plantas e o aparecimento de sintomas de deficiência ou excesso de alguns nutrientes. O objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente diferentes tipos de substratos na emergência e no desenvolvimento de plântulas de itaúba.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no Laboratório de Sementes Florestais e na casa de vegetação do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (10º02'11"S; 67º47'43"W; 152 m). Foram utilizados os seguintes substratos: palha de arroz (100 %), terra vegetal (100 %), areia (100 %), pó de serra (100 %), pó de serra + areia (50 %:50 %), pó de serra + terra vegetal (50 %:50 %), pó de serra + palha de arroz (50 %:50 %), palha de arroz + areia (50 %:50 %), palha de arroz + terra vegetal (50 %:50 %), terra vegetal + areia (50 %:50 %), e terra vegetal + pó de serra (50 %:50 %). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com dez tratamentos e quatro repetições de 25 sementes. Foram avaliadas a porcentagem e a velocidade de emergência, comprimento (cm) e peso de massa fresca e seca da parte aérea das plântulas (g). Os dados obtidos foram analisados com o programa estatístico SANEST e as médias foram comparadas através do teste Tukey com 5% de significância.
RESULTADOS:
Os substratos palha de arroz e pó de serra + terra vegetal apresentaram as maiores médias, com 72 e 71 %, respectivamente para porcentagem de emergência. Para a velocidade de emergência e peso da massa verde, o substrato palha de arroz + areia apresentou médias superiores em relação aos demais, com 0,0324 e 7,9 cm, respectivamente. Quanto ao peso de massa seca, as melhores médias foram obtidas utilizando-se palha de arroz (100 %), palha de arroz + areia, palha de arroz + pó de serra, e palha de arroz + terra vegetal.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que, para os substratos testados na germinação de sementes de itaúba, a palha de arroz tanto isoladamente como associada a areia, terra vegetal ou pó de serra pode ser recomendada para a propagação da espécie por via seminal.
Instituição de Fomento: Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo do Estado do Acre/Fundação de Tecnologia do Estado do Acre - FUNTAC
Palavras-chave: substrato, germinação de sementes, Mezilaurus itauba.