62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
DINÂMICA POPULACIONAL DE Aceria guerreronis KEIFER (ACARI: ERIOPHYIDAE) EM FRUTOS DE COQUEIRO NO MUNICÍPIO DE UNA, REGIÃO LITORAL SUL DA BAHIA
Ana Luíza Reis Ramos 1
Izabel Vieira de Souza 1
Anibal Ramadan Oliveira 1
1. Universidade Estadual de Santa Cruz
INTRODUÇÃO:

A cocoicultura têm alcançado grande expansão na Região Litoral Sul da Bahia, mas as condições de cultivo favorecem a ocorrência de pragas que prejudicam a produção, com destaque para o ácaro-do-coqueiro, Aceria guerreronis Keifer (Acari: Eriophyidae), causador de necrose nos frutos. Este projeto busca estudar, pela primeira vez na região, a composição de ácaros fitófagos e predadores associados a frutos do coqueiro e a dinâmica populacional de A. guerreronis, visando subsidiar estratégias futuras de controle/manejo da necrose.

METODOLOGIA:

O levantamento das espécies de ácaros fitófagos e predadores foi realizado com base na análise de amostragens mensais de frutos provenientes do quarto cacho (contado a partir da primeira inflorescência aberta) de um plantio de coqueiros híbridos (GOA x anão verde) no município de Una. Foram sorteadas 20 plantas por coleta, coletando-se 5 frutos por cacho. As brácteas e a região meristemática dos frutos foram examinadas sob microscópio esteroscópico, sendo todos os ácaros removidos com um pincel umedecido e transferidos para frascos com álcool 70% para posterior contagem e identificação. O volume de álcool contendo os ácaros nos frascos foi calibrado para 4 mL e a contagem dos A. guerreronis foi realizada através da análise de alíquotas de 1 mL da solução, com o auxílio de uma lâmina de Peters (ou seja, uma estimativa de 25% dos ácaros da amostra). O total de ácaros presentes por fruto foi então estimado.

RESULTADOS:

O levantamento dos ácaros até o momento foi realizado durante um ano e meio, com base na análise de amostras mensais de frutos provenientes do quarto cacho, em um plantio de coqueiro híbrido (GOA x anão verde) da CEPLAC de Una-BA. A espécie predadora mais comum foi Bdella ueckermanni, que pode estar atuando com inimigo natural de A. guerreronis. A densidade populacional de A. guerreronis (número de indivíduos/fruto) nas doze coletas foi de 241, 431, 868, 1.157, 667, 1.447, 1.664, 2.591, 3.211, 1.304, 313, 112, 650, 570, 322, 707, 768, 1904, 1864 e 1927 referentes aos meses de Junho/2008 a Jan/2010, respectivamente, indicando que a população da praga na região deve começar a aumentar em novembro, atinge seu pico populacional em fevereiro e declina a partir de março. Até o momento, existe uma tendência clara de aumento da população A. guerreronis, provavelmente acompanhando os meses mais quentes e menos chuvosos do ano. Destaca-se que faltam cinco coletas a serem realizadas para finalizar o segundo ano de pesquisa. Após término das coletas e análise final dos dados, uma correlação entre a densidade populacional, danos e os fatores climáticos será realizada, com o auxílio de especialistas nas análises estatísticas pertinentes.

CONCLUSÃO:

Este trabalho descreve os resultados levantados, até o presente momento, da diversidade de ácaros e dinâmica populacional de Aceria guerreronis em frutos de coqueiro, Cocos nucifera, no município de Una, região litoral sul da Bahia. Os períodos de pico populacional do A.guerreronis estão provavelmente relacionados aos períodos menos chuvosos e mais quentes da região de Una/BA, o que será testado ao final do segundo ano de coleta. No caso de um provável controle dos ácaros com acaricida, o indicado seria a aplicação nos meses que antecedem ao pico de aumento da densidade, evitando assim o aumento populacional. O predador mais encontrado foi o Bdella ueckermanni, que pode estar se alimentando dos A.guerreronis, podendo ser testado futuramente como possível agente no controle biológico.

Instituição de Fomento: Fapesb e CNPq
Palavras-chave: acarologia, ácaro-do-coqueiro, coco.