62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS EM BOA VISTA-RR: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CONSTRUTORA SOMA.
Sandra kariny saldanha de Oliveira 1
Fabiana Aparecida Vaz 1
Kelia Maria Ferreira Farias 1
Maxsuelem Oliveira Da Silva 1
Samária Nascimento Lima 1
Adriana Rodrigues De Andrade 1
1. Faculdade Atual da Amazônia
INTRODUÇÃO:

A história ambiental vem sendo definida como um campo de estudo sobre os impactos de diferentes processos produtivos e a exploração excessiva dos recursos naturais. O século XXI se inicia com a necessidade imperativa do estabelecimento de uma nova relação entre os humanos e a natureza e os humanos entre si para reverter o controverso quadro de degradação ambiental ocasionados pela má disposição dos resíduos.

É importante salientar que a partir dos anos 70, a sociedade passa dá mais importância aos impactos causados pelos resíduos, buscando assim novas alternativas para a minimização, aproveitamento, valorização, reciclagem, recuperação, tratamento e destinação final dos mesmos.

Em virtude da importância do gerenciamento sustentável dos resíduos pelos municípios, desenvolvemos este estudo de caso na empresa Construtora Soma, tendo como objetivos: verificar se a empresa está desenvolvendo uma política de minimização e gerenciamento de resíduos no município de Boa Vista-RR, levando em consideração os fatores ambientais, sócio-econômicos e políticos; Averiguar quais ações são desenvolvidas na gestão dos resíduos levando-se em consideração o incentivo de programas que incorporem a filosofia dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), e da Educação Ambiental.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado por meio dos seguintes aspectos: Revisão de Literatura; Pesquisa de Campo; Caracterização do objeto de estudo; Coleta de dados e a tabulação destes. O contato com a problemática em questão ocorreu de maneira DIRETA com o público pesquisado. E de maneira INDIRETA através do estudo de uma bibliografia especializada sobre o tema proposto. No presente trabalho foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta: Análise bibliográfica; Pesquisa de campo (observação direta), entrevistas semi-estruturadas, com os gestores da empresa Construtora Soma. A pesquisa privilegiou o método de estudo de caso, por entender que este se ajusta mais com o objeto apresentado.

A empresa é responsável pela gestão dos resíduos no município de Boa Vista. A mesma repassa quinzenalmente um relatório para Secretaria Municipal de Serviços Públicos, onde no município ocorre uma geração de resíduos urbanos de aproximadamente 18 mil toneladas.

RESULTADOS:

 

A empresa Construtora Soma dispõe de um modelo de gestão de resíduos domiciliares, que tem como escopo a redução do volume de lixo destinado ao aterro sanitário, porém não desenvolve a coleta seletiva. Assim, a Prefeitura Municipal de Boa Vista - PMBV e a SOMA poderiam estar buscando soluções integradas, capazes de incluir diversas possibilidades de tratamento para os resíduos, bem como a redução e reaproveitamento na origem, por meio da coleta seletiva, já que não existem mecanismos de gestão para diminuir a produção local de lixo e investimento em programas de educação ambiental com intuito de promover maiores inter-relações entre empresa, comunidade e meio ambiente.

Vale ressaltar que a empresa realiza ações na prestação de serviços voluntários, por meio de palestras em escolas, faculdades e na própria sede para sensibilizar a população e seus colaboradores no manuseio adequado dos resíduos, a fim de evitar acidentes.

Pode-se perceber a ausência de inter-relação entre a sustentabilidade ambiental e o trabalho da SOMA, o que nos remete a necessidade de uma nova visão sobre coleta pública e disposição final dos resíduos, como fatores que exigem planejamento, investimento, monitoramento e participação social no Município de Boa Vista - RR.

 

CONCLUSÃO:

O gerenciamento dos resíduos é de suma importância para a qualidade de vida da sociedade, minimizando a degradação ambiental. Quando este processo não é feito adequadamente, causa impactos ao meio ambiente e a população.

No entanto, após análise dos resultados constatamos que a empresa Construtora Soma não realiza em suas atividades a prática dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), sendo um ponto negativo para o meio ambiente e para a própria empresa no município de Boa Vista. Em contrapartida seria viável a utilização desta prática para melhor desempenhar seus processos e conseqüentemente prolongar a vida útil do aterro sanitário.

Cabe salientar que a empresa poderia priorizar em sua política de funcionamento a gestão sustentável, a fim de sensibilizar a população para a importância de uma coleta que prioriza as questões ambientais, havendo desta forma maior redução dos impactos causados pelos resíduos ao meio ambiente, desempenhando assim papel relevante para o equilíbrio ambiental.

Palavras-chave: Gestão , Resíduos, Imapctos Ambientais.