62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DIVULGAÇÃO DA REBIO ATOL DAS ROCAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE COMUNIDADES LITORÂNEAS DO RIO GRANDE DO NORTE (RN)
Elizabeth Maria Maia de Albuquerque 1
Maurizélia de Brito Silva 2
Letícia Ribeiro Gonçalves Rodrigues 3
Thaís de Godoy 4
Claudius Monte 5
Sérgio Marques Júnior 6
1. Reserva Biologica do Atol das Rocas/ICMBIO
2. Reserva Biologica do Atol das Rocas/ICMBIO
3. Policia Federal
4. Rede de Encalhe de Mamiferos Aquaticos do Nordeste/REMANE/ReBio Atol das Rocas
5. Núcleo de Gestão Estratégica - IBAMA/RN
6. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

A Reserva Biológica (ReBio) do Atol das Rocas é uma Unidade de Conservação (UC) Marinha localizada a 267 km de Natal/RN, que apresenta uma grande biodiversidade e consiste em uma importante área para reprodução e crescimento de inúmeras espécies marinhas. Tendo em vista a sua elevada relevância biológica, faz-se necessária a proteção integral desta UC, não sendo permitidas a visitação pública e a exploração dos recursos naturais, mas apenas a realização de atividades de pesquisas científicas e monitoramento. Diante da rica diversidade de peixes, uma das principais prioridades para a preservação desta UC é coibir a pesca ilegal. Deste modo, o presente trabalho objetivou conscientizar os alunos de escolas públicas das comunidades litorâneas pesqueiras do Rio Grande do Norte quanto à importância da Rebio Atol das Rocas para a preservação da biodiversidade marinha da região e para a sustentabilidade da atividade pesqueira do estado.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ao 9º anos de escolas públicas distribuídas em diferentes comunidades litorâneas de 11 municípios do litoral do estado do Rio Grande do Norte. Foram desenvolvidos, dentro das salas de aula, ciclos de atividades de educação ambiental e divulgação da Rebio Atol das Rocas, os quais possuíram duração aproximada de 01h40min e consistiram na aplicação inicial de um questionário diagnóstico seguido da apresentação de uma palestra sobre a Rebio, sua relevância e beleza e sobre a sustentabilidade da pesca no estado. A programação era finalizada com a produção de desenhos pelos alunos para avaliação dos resultados do trabalho de conscientização realizado. Sendo assim, os questionários diagnósticos e desenhos foram posteriormente analisados para verificação da percepção e consciência ambientais iniciais e finais dos alunos.

RESULTADOS:

Foram realizados 112 ciclos de atividades que atingiram 2.467 alunos de 37 escolas públicas localizadas em 25 comunidades litorâneas pertencentes a 11 municípios do estado. Foi verificado que a grande maioria dos alunos, mesmo pertencendo a famílias de pescadores, não conhecia o Atol das Rocas e tão pouco a sua relevância. Os desenhos produzidos após as palestras, entretanto, revelaram uma mudança importante na visão e postura crítica dos alunos que se mostraram aptos a expressar muito bem a riqueza e a importância da Reserva Biológica e a disseminar este aprendizado em suas comunidades. Considerando o elevado número de alunos que possuem pescador na família e diante da freqüência com que pescadores eram observados pescando ilicitamente nas águas da Rebio, torna-se necessária a realização de atividades que possam conscientizar jovens acerca da importância da pesca sustentável como meio de garantir o seu futuro, até que seja criada a consciência de que a sustentabilidade da pesca no estado envolve também a preservação da Reserva Biológica do Atol das Rocas, tendo em vista a sua relevância como berçário para as espécies marinhas da região.

CONCLUSÃO:

Deste modo, o presente trabalho proporcionou que jovens das comunidades litorâneas do estado que não têm acesso à Rebio Atol das Rocas pudessem conhecer suas riquezas biológicas e paisagísticas, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental quanto à importância da preservação desta Unidade de Conservação para a manutenção de sua biodiversidade e para a sustentabilidade da pesca no estado do Rio Grande do Norte.

Instituição de Fomento: Petrobrás
Palavras-chave: Rebio Atol das Rocas, Consciência ambiental, Sustentabilidade da pesca.