62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CARACTERIZAÇÃO DAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE O PEIXE BIOINVASOR Omobranchus punctatus (BLENNIIDAE) E AS ESPÉCIES NATIVAS EM POÇAS DE MARÉ ROCHOSAS E ARENOSAS NA PRAIA DO ARAÇAGY, MARANHÃO, BRASIL
Priscila Marlys Sá Rivas 1
Jair Francisco Mendes Júnior 1
Adalberto Alves Pereira Filho 1
Marcela Matos Barbosa 1
Nivaldo Magalhães Piorski 2
Jorge Luiz Silva Nunes 3
1. Curso de Ciências Biológicas. Departamento de Biologia - UFMA.
2. Departamento de Oceanografia e Limnologia - UFMA
3. Prof. Dr./Orientador. Centro de Ciência Agrárias e Ambientais - UFMA
INTRODUÇÃO:
A zona entre-marés é um dos habitats costeiros com maior diversidade taxonômica e de recursos alimentares disponíveis para a ictiofauna residente. Nestas áreas é comum a ocorrência de amplas variações ambientais, que requer um conjunto de adaptações morfológicas e comportamentais por parte da ictiofauna. A espécie bioinvasora Omobranchus punctatus foi encontrada em poças de maré na Praia do Araçagi, porém não foram realizados estudos para entender a influencia dos fatores abióticos na ecologia desta espécie em relação às nativas. Por isso, este trabalho teve por objetivo relacionar diferenças na proporção e densidade de Omobranchus punctatus com espécies nativas e características (morfométricas, físico-químicas e de substrato) das poças de maré da zona intertidal da praia do Araçagy.
METODOLOGIA:
Doze poças foram mensuradas, quanto a seus fatores abióticos (temperatura, perímetro, profundidade, pH e salinidade). Os animais foram anestesiados com solução de mentol (50mg/ml), coletados e identificados a nível de espécie. Calculou-se a proporção e densidade de indivíduos. A diversidade foi mensurada pelo índice Recíproco de Simpson (1/D). O Test-T foi realizado para verificação de diferenças estatisticamente significantes (p<0.05) entre os tipos de poças.
RESULTADOS:
A amostragem da ictiofauna das poças totalizou 196 indivíduos, distribuídos em 6 famílias. A espécie Bathygobius soporator foi a mais abundante (51%), seguida da espécie O. punctatus (31%) e as demais espécies totalizam os 18% restantes. Houve uma maior proporção de indivíduos da espécie O. punctatus em poças rochosas e maior proporção de espécies nativas em poças arenosas. Houve diferença significativa na densidade de O. punctatus entre poças rochosas (1,52 ± 1,29 indivíduos/m2) e arenosas (0,24 ± 0,23 indivíduos/m2). A diversidade foi significativamente menor em poças rochosas (1,284 ± 0,159) que em arenosas (1,905 ± 0,247). As espécies mais abundantes apresentam adaptações morfológicas e comportamentais que permitem sua sobrevivência em poças de maré. A condutividade influencia a produtividade do fitoplâncton, atuando assim sobre a diversidade e distribuição das espécies (MALTCHIK & MEDEIROS, 2006), contribuindo para maior proporção de indivíduos. A temperatura influencia as taxas metabólicas dos peixes, aumentando a excreção de amônia que liberada nas águas estagnadas das poças pode atuar como fator limitante na densidade de ocupação (LIU et al., 2009).
CONCLUSÃO:
Este trabalho demonstra que os parâmetros físico-químicos como pH, densidade e condutividade influenciam o padrão de distribuição da ictiofauna de poças de maré e que a introdução de espécies exóticas ocasiona mudanças nos padrões ecológicos da zona intertidal.
Palavras-chave: Omobranchus punctatus, ictiofauna, poças de maré.