62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROJETO PIBID-UFRN: ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA ESCOLAS PÚBLICAS.
Camila Mayara Bezerra Victor 1
Maria de Fátima Rocha 2
Iany Silva de Santana 3
Luana Priscila da Silva 4
Márcia Gorette Lima da Silva 5
1. Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN.
2. Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN.
3. Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN.
4. Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN.
5. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Química / UFRN.
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto de âmbito nacional com apoio em parceria do MEC, FNDE e Capes. O PIBID-UFRN foi implantado em 2009 tendo como Subprojetos aprovado nas Licenciaturas em Química, Física, Biologia, Matemática, Letras (língua portuguesa) e Música. O PIBID-Química da UFRN é formado por uma coordenadora (docente da UFRN), uma supervisora (docente da escola) e 08 alunos da licenciatura desse curso que foram selecionados no intuito de incentivar a prática docente desses alunos e tentar reverter quadro de desinteresse da profissionalização que os mesmos vêm apresentando. O critério de seleção da escola apresentado no edital MEC/Capes/FNDE indicava que esta deveria apresentar um baixo Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB). O processo de seleção dos bolsistas considerou aspectos socioeconômicos e acadêmicos em termos de tempo no curso. Todos os bolsistas atuam na Escola Estadual Mascarenhas Homem com uma carga horária de 12 horas semanais, dividindo suas atividades entre a escola e a universidade. Na tentativa de suprir as necessidades de aprendizagem dos alunos foram desenvolvidas atividades entre elas experimentais, plantão de dúvidas entre outras.
METODOLOGIA:
Como parte inicial do trabalho foi realizada uma caracterização do espaço escolar para conhecer as principais necessidades e recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades. Feito isso, verificou-se que a escola não tinha um espaço adequado para o plantão de dúvidas que passou a funcionar na biblioteca, de segunda à sexta com revezamento dos bolsistas, no horário das 17h30min às 19h30min, para assim, atender os alunos dos turnos vespertinos e noturnos. Com ajuda dos professores foram identificados os conteúdos de química que os alunos tinham maior dificuldade de compreensão. A partir de então com orientação da coordenadora foram levantadas referencias sobre experimentos que utilizassem materiais alternativos, os quais foram testados no laboratório de instrumentação para o ensino de química, então aplicados em todas as séries do ensino médio pelos bolsistas.
RESULTADOS:
A princípio, o plantão de dúvidas não teve êxito devido a ausência de um espaço físico, que nem sempre estava disponível no horário pré-definido. Destarte, para melhor atender as necessidades dos alunos, um novo horário e local foram estabelecidos. Desta vez foi adquirido com recursos próprios, uma mesa móvel e colocada no pátio da escola, proporcionando uma maior aproximação com os alunos. Em conversas informais com professores e alunos constatamos que após o plantão de dúvidas, os alunos melhoraram os seus rendimentos escolares tanto na disciplina de química como nas demais. As aulas experimentais despertaram o interesse dos alunos para a disciplina de química e proporcionou um aumento a procura para tirar dúvidas. Como forma de avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor atribuiu notas para estas atividades em uma tentativa de motivar os alunos ao estudo. Essas atividades vêm proporcionando aos alunos da escola estadual Mascarenhas Homem um novo olhar sobre os conteúdos de ciências. Os estudos realizados pelos bolsistas contribuíram para a sua formação docente, o que foi evidenciado no seu rendimento acadêmico.
CONCLUSÃO:
As atividades desenvolvidas pelo subprojeto PIBID-Química da UFRN na Escola Estadual Mascarenhas Homem contribuíram no processo de ensino e aprendizagem dos alunos desta escola, melhorando seus desempenhos nas avaliações escolares, bem como evidenciou uma maior motivação à carreira profissional dos bolsistas do subprojeto. Deve-se considerar ainda, que as atividades mostram ser uma boa alternativa na aproximação entre os bolsistas e os alunos, melhorando desta forma a convivência em conjunto com os alunos, além de promover integração da universidade com a escola e contribuir para a construção de novas atividades.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Palavras-chave: PIBID, Ensino de Química, Iniciação à Docência..