62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: DO DEBATE À PRÁTICA APLICADA NO COTIDIANO DE CIÊNCIAS
Frederico Anderson Passos Schoene 1
Ana Lúcia Dutra da Fonseca Rondon 1
1. Escola Sesc de Ensino Médio, Depto de Ciências da Natureza e Depto de Artes
INTRODUÇÃO:
Atualmente o ensino de ciências tem sido um grande aliado às questões do planeta Terra onde o consumo é cada vez mais acentuado, tendo os jovens um papel crucial e que esbarra em questões éticas e de sobrevivência da humanidade. É cada vez mais evidente a necessidade de se colocar em prática as ações sustentáveis e não apenas o discurso. Mas para isso é preciso instigar a consciência dos jovens em relação às atitudes do cotidiano e mostrar como a sustentabilidade unida ao conhecimento de ciências podem ajudar a reverter tal situação. O ano de 2009 na Escola Sesc de Ensino Médio teve como tema: "Vida Sustentável. Consumo Responsável". Todas as disciplinas trabalharam com o intuito de proporcionar uma conjunção de interesses e responsabilidades para com nosso planeta. Através da reprodução de vídeos que mostram a realidade atual do planeta foi possível promover um debate no qual os alunos percebem a importância da cultura regional e seus saberes, das práticas de comunhão com a natureza, da argumentação e do olhar científico para as questões atuais, para formar opiniões e mudar as atitudes. A finalização se deu com o preparo de um vídeo pela equipe de Arte e Tecnologia que foi apresentado ao público na Escola Aberta, abrindo espaço para trabalhos que envolvam o tema.
METODOLOGIA:
A Escola SESC de Ensino Médio é uma escola residencial que recebe jovens de todo o país, com a filosofia da liderança servidora colocada em prática na formação integral do aluno, de caráter ético, político-social e humano, foi o palco para o desenvolvimento do presente trabalho. Com a reprodução de vídeos em relação ao consumo desenfreado - "A História das Coisas", a utilização maciça e a exploração pelas multinacionais do combustível fóssil - "A Última Hora" e, por fim, de como o planeta teve seu desenvolvimento ecossistêmico, qual nosso lugar nesta cadeia e quais ações já estão sendo tomadas para cuidar do planeta - "Home: nosso planeta, nossa casa", foram promovidos debates de forma a integrar a visão de cada um, num aspecto crítico, formador e interdisciplinar sobre o que existe na sua região e o que é preciso fazer para mudar. No vídeo "A Última Hora", instigando um olhar mais aprofundado sobre a questão comercial, os alunos participaram, em cada turma, de grupos distintos: um de defesa do interesse das multinacionais que utilizam combustível fóssil e o outro de acusação sobre abuso do poder e da mídia. Esta análise segue a linha da Educação Consciência defendida por Chassot que entende a ciência como linguagem para facilitação de nossas interações com o mundo natural.
RESULTADOS:
Os alunos demonstraram um amplo poder de interação e argumentação, tanto no aspecto da defesa como de acusação, da utilização das empresas de meios ditos lícitos para o convencimento da população na utilização dos combustíveis fósseis. Ao relatarem suas experiências regionais, descreveram de forma bem pontual e madura os problemas existentes bem como as possíveis soluções e métodos de grande simplicidade porém com conceitos de alta tecnologia. A resistência em assumir o papel do consumidor compulsivo que toma conta cada vez mais dos jovens foi evidente, mas aos poucos foram desvendadas as preocupações inclusive no que tange a utilização de uma mão-de-obra pouco valorizada na produção de bens de consumo. Surgiram dúvidas durante as discussões que resultou numa construção de um conceito coletivo muito interessante sobre como devemos conduzir nossas ações e mostrou o quanto é necessário a ação do professor como orientador no desenvolvimento de habilidades e competências, criando espaços de saber e estimulando o cognitivo do aluno. A participação da equipe de artes na montagem dos vídeos e apresentação do vídeo e áudio em conjunto com seus trabalhos de conscientização social em relação às populações de comunidades, foi o auge da integração disciplinar e toda comunidade educativa.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento do trabalho demonstrou o quanto a utilização de estratégias de conscientização podem integrar os jovens fazendo-os protagonistas de um aprendizado coletivo, com uma profunda análise de questões planetárias e uma troca enriquecedora de saberes. As técnicas de debates utilizadas em que a experimentação de lados opostos numa questão de sustentabilidade e consumo, se demonstrou muito eficiente na reflexão conjunta da comunidade escolar e acadêmica, onde as interações com textos técnicos e relatos científicos levaram os alunos a desenvolver em toda sua potencialidade as habilidades de análise e argumentação. O trabalho em torno de um tema global e desenvolvido por todas as áreas do conhecimento, indicou que a integração eleva a formação dos jovens a uma riqueza de saberes do dia-a-dia que podem ser explorados. A prática da educação consciente atingiu seu objetivo de linguagem que leva a interação com o mundo natural, inclusive proporcionando a conversação com áreas distintas, como artes. Ficou evidente que temas desta magnitude devem ser trabalhados não apenas em um momento mas sim continuamente, proporcionando aos alunos um crescimento consciente que culmine nas atitudes do cuidar do planeta e desenvolvendo competências e habilidades em prol de um mundo plural.
Instituição de Fomento: Serviço Social do Comércio - Departamento Nacional
Palavras-chave: Sustentabilidade, Consumo, Interdisciplinaridade.