62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
FARINHA DE INFLORESCÊNCIAS DE BANANEIRA: UM SUBPRODUTO NATURAL COM ELEVADO POTENCIAL NUTRITIVO
Catharina Eccard Fingolo 1
Mirian Ribeiro Leite Moura 1
Maria Auxiliadora Coelho Kaplan 1
1. Universidade Federal do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:

A preocupação crescente com a saúde humana merece total atenção. A necessidade de complementação da alimentação e de melhoria do valor nutritivo dos alimentos, sempre gerou investimentos em pesquisa para valorizar as suas propriedades nutricionais. Dentre os diversos subprodutos da bananeira, não utilizados e liberados na natureza, estão as inflorescências conhecidas como "umbigo" ou "coração da banana" que são desprezadas no solo dos bananais para apenas complementar o teor orgânico do solo. Sendo assim, investigar o potencial nutritivo da farinha obtida de inflorescências desidratadas da bananeira é bastante relevante. A produção da farinha apresenta-se de forma inovadora e vantajosa por se tratar de um produto derivado de um órgão vegetal ainda sem utilidade na área de complementação alimentar.

METODOLOGIA:

As inflorescências desidratadas foram submetidas aos processos de análise química para determinação da sua composição nutricional utilizando metodologias oficiais. Foram determinados os teores de: umidade, proteína bruta, lipídios totais, resíduo mineral fixo ou cinzas, análise mineral (micro- e macro elementos) e de fibras.

RESULTADOS:

As análises feitas para a determinação da composição nutricional das inflorescências, desprezadas no solo após o corte do cacho de bananas, revelaram um teor nutritivo considerável e um baixo valor calórico. Essas qualidades, essenciais e benéficas, fornecidas pela avaliação de nutrientes obtidos desse subproduto da bananeira podem sem dúvida, contribuir de maneira favorável para a dieta da população. Esse material, muito abundante nas culturas de bananas, não apresenta problemas de desequilíbrio ecológico e de degradação do meio ambiente. É desperdiçado ao ser separado do cacho de bananas para comercialização e representa uma opção privilegiada para uma alimentação balanceada. Além disso, a inflorescência desidratada de bananeira destaca-se como importante complemento alimentar devido seu elevado teor de potássio (5008,26mg/100g). A inflorescência contém ainda elevado teor de fibras insolúveis (49,83g/100g), apresentando assim propriedades funcionais elevadas, já que um adulto deve ingerir 25g de fibras ao dia, pela Resolução RDC (360, 2003) da legislação brasileira.

CONCLUSÃO:

Tendo em vista os seus consideráveis valores nutricional e funcional, a inflorescência da banana deve ser utilizada na dieta humana na forma dessecada (farinha), facilmente incorporada à alimentação, o que resultará na agregação de valor a um subproduto natural. A farinha destaca-se pelo conteúdo de potássio superior ao encontrado no fruto, possuindo valor nutritivo maior que os demais órgãos vegetais da bananeira.

Instituição de Fomento: CAPES, CNPq
Palavras-chave: Musaceae, Inflorescências, Valor nutricional e funcional .