62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DO CIRCUITO INFERIOR NO MUNICÍPO DE CANGUARETAMA/RN: ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO, UMA ALTERNATIVA?
Luis Felipe Fernandes Barros 1
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
A pesquisa aqui apresentada estruturou-se a partir de uma experiência interativa com representantes de comunidades locais do município de Canguaretama/RN. Tal experiência ocorreu entre os dias 01 e 05 de Junho de 2009 durante o projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial em Geografia (P.E.T.- Geo), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião foram apresentadas palestras com o tema "O Associativismo e o Cooperativismo: formas de organização do produtor", e dentre os 40 participantes de tal atividade, foram identificadas, através de questionários, pessoas que faziam parte do circuito da produção de cinco atividades principais, a saber: produção de sabonetes caseiros, extração de mel, fabricação de artesanato, agricultura (gêneros alimentícios) e pesca. Sendo estas atividades consideradas como pertencentes ao Circuito Inferior da economia, o intuito principal da pesquisa é analisar o circuito espacial da produção dessas atividades desde as fases iniciais (fabricação, plantio e extração) até o escoamento final do produto, identificando aspectos conflituosos do processo, formas de interação com o Circuito Superior e discutir o Associativismo e o Cooperativismo como formas de amenização das problemáticas envolvidas e relatadas pelos participantes nas oficinas.
METODOLOGIA:
O trabalho começou a ser pensado e estruturado a partir da experiência interativa sob a forma de exposição oral com auxílio de slides do tema "Associativismo e Cooperativismo", cujos participantes que compunham o público alvo, com idades que variavam de 18 até os 63 anos, eram membros de pequenas comunidades do município de Canguaretama/RN. A partir da metodologia (procedimento) da História oral foram coletados relatos sobre aspectos relevantes do que em Geografia denomina-se de circuito espacial da produção, e assim a análise foi construída. Também houve aplicação de questionários, porém consideramos que 40 pessoas não se constituíam enquanto amostragem estatística expressiva (em um universo de 29.334 habitantes) para tratarmos numericamente de dados sobre o circuito espacial da produção municipal. Sendo assim, optou-se por analisar e discutir apenas aspectos relatados pelos participantes.
RESULTADOS:
Após dois dias de oficinas com os habitantes locais e após a coleta de vários relatos, foi elaborado posteriormente o levantamento bibliográfico sobre a temática em questão, para que fosse possível confrontar os aspectos relatados pelos participantes das atividades com a interpretação dos autores sobre as situações identificadas. Entre os principais problemas apontados pelas comunidades podemos destacar: a forte exploração em relação aos preços de venda impostos pelos atravessadores; pouco incentivo (até aquele momento) por parte da gestão municipal aos pequenos produtores; escassez de recursos financeiros para implementação de uma associação ou cooperativa; e pouco interesse dos membros das comunidades e assentamentos. Baseado nos relatos coletados, a hipótese inicial que pressupunha interação entre as atividades destacadas e o denominado Circuito Superior foi inteiramente refutada. As empresas locais ao invés de adquirirem certos produtos dos habitantes e produtores do próprio município, movimentando assim a economia local, o fazem por meio de outras empresas que comercializam estes mesmos produtos a partir da capital do estado: Natal/RN. O escoamento final dos produtos ocorre de maneira informal, através de feiras ou nos acostamentos das rodovias.
CONCLUSÃO:
Diante da realidade abarcada (análise teórica) e apreendida (coleta pessoal dos relatos) nesta pesquisa percebe-se verdadeiro descaso por parte do poder público com os pequenos produtores e o denominado Circuito Inferior. Felizmente, ao final das apresentações descritas na introdução, a prefeitura de Canguaretama/RN firmou compromisso de cadastrar todos os pequenos produtores do município no mais breve espaço de tempo possível, para que os trabalhos de parceria com órgãos como SEBRAE/RN possam ser realizados e assim postos em prática as discussões e anseios das comunidades/assentamentos do município. Toda esta mobilização visa à implementação de associações e cooperativas no município, o que seria uma maneira bastante viável para a amenização de vários problemas relatados, entre eles, a exploração exercida pelo atravessador ao impor baixos preços de compra e etc.. Além disso, esta ação daria possibilidades ao processo de interação entre os pequenos produtores (artesanato, pesca, produtos caseiros, agricultores) e o Circuito Superior existente no município, pois o repasse de mercadorias aconteceria assim de forma organizada e institucionalizada.
Instituição de Fomento: P.E.T. - Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave: Circuito inferior , Cooperativismo, Canguaretama/RN.