62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO DOS FILHOS POR PAIS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Edilene Lima da Silva 1
1. Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPI
INTRODUÇÃO:
O presente estudo trata sobre a relação família-escola, especificamente sobre a escolha do estabelecimento de ensino dos filhos, por pais professores universitários. Uma prática que tem se tornado cada vez mais constante, a escolha do estabelecimento de ensino trata-se hoje da definição de um projeto de vida. Nesse sentido a intenção desse trabalho consiste numa análise a respeito dos critérios estabelecidos por pais-professores universitários para a seleção do estabelecimento escolar dos filhos. Assim procuramos desenvolver uma investigação que possibilitasse identificar, no âmbito sócio-educacional como ocorre esse processo de escolha entre as famílias detentoras de um capital cultural e de um nível sócio-econômico mais elevado, de modo a compreender até que ponto o capital cultural dos pais influencia na vida escolar dos herdeiros, demonstrado e/ou verificado durante o processo de seleção da instituição de ensino dos mesmos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no campus da Universidade Federal do Piauí, localizada no bairro Ininga em Teresina-PI, e teve como sujeito professores universitários com o título de doutor e com filhos em idade escolar. Entre as etapas da pesquisa realizamos, estudos de fundamentação sobre o objeto de investigação; seguida de uma pesquisa de campo, objetivando a coleta de dados e a consequente compreensão e interpretação dos mesmos, permitindo "articular conceitos e sistematizar conhecimentos" (MINAYO, 1997, p. 53); elaboração de questionário e roteiro de entrevista semi-estruturada, a partir de um estudo exploratório e aplicação de um pré-teste. O universo de sujeitos constitui-se de 10 professores, selecionados a partir de um levantamento prévio feito junto ao sistema da própria universidade, no qual buscamos a relação dos professores doutores pertencente ao quadro de funcionários efetivos da instituição e que também fossem vinculados aos cursos de licenciatura. Posterior à coleta de dados partimos para a análise de conteúdo das entrevistas, onde fizemos a hierarquização e a classificação das respostas dos entrevistados em categorias para uma melhor visualização e sistematização das informações.
RESULTADOS:
Ao analisarmos os questionários delimitamos algumas características do grupo entrevistado, como faixa etária entre 37 a 55 anos, renda mensal que variam de 10 a 20 salários mínimos, sendo que alguns chegam a ultrapassar mais de 20 salários. Quanto à escolarização do conjugue todos apresentam nível superior, permitindo-nos concluir que além de serem economicamente favorecidas são detentoras de um capital intelectual e social privilegiado. No que se refere ao número de filhos temos um núcleo pequeno, com uma estrutura familiar que se constitui em sua maioria apenas de pai, mãe e um ou dois filhos. Quando perguntamos aos pais "o que leva em consideração quando escolhe o estabelecimento escolar dos filhos?" A análise mostra que 50% citam informações anteriores de parentes e amigos, 30% qualidade do ensino e custo, 20% localização e histórico da escola, 10% infra-estrutura e mídia. Segundo os dados muitos pais procuram informações com familiares e amigos, antes de efetivarem suas escolhas sobre as escolas, pela inexperiência e preocupação em colocar o filho em um ambiente saudável e promissor em termos de aprendizagem. Assim vemos que o acesso a informação acaba se tornando um grande aliado no momento da definição de um estabelecimento de ensino que corresponda as suas expectativas.
CONCLUSÃO:
Percebemos que a maioria dos entrevistados enfatizam privilegiarem no momento da escolha dentre outras coisas as informações repassadas por seu grupo, bem como os resultados oferecidos por estas escolas a sociedade com relação ao ensino oferecido, certificando-se assim as escolhas que estão fazendo. Assim, para se firmarem em seu meio essas famílias buscam através do grupo a obtenção destas e de outras informações a respeito das instituições escolares pretendidas aos mesmos. Portanto, essa pesquisa evidenciou que os pais professores universitários fazem uso de seus privilégios econômico, social e cultural como uma estratégia de seleção das escolas que apresentam um nível de escolarização condizente com o almejado por eles aos filhos, e deste modo os critérios utilizados são julgamentos do que seja o ideal para a formação e preparação dos filhos para a vida e futuro profissional.
Palavras-chave: Estabelecimento de Ensino, Pais, Professores Universitários.