62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO NO MUNICIPIO DE BARBALHA-CE ATRAVÉS DO SISÁGUA
Rondinelle Alves do Carmo 1
Alberto Malta Junior 2
Ítalo Ney Bezerra Paulino 2
Marina Pereira de Vasconcelos 3
1. Universidade Aberta do Brasil/ENSP - Fiocruz
2. Faculdade de Medicina do Cariri - Universidade Federal do Ceará
3. Departamento de Vigilância Ambiental - Secretaria de Saúde de Barbalha
INTRODUÇÃO:
Uma qualidade inadequada da água para fins de consumo humano traz como conseqüências imediatas o surgimento de doenças, que são características de ambientes onde não houve implantação de sistemas de tratamento e distribuição de água e onde não existem ou não são adotadas as diversas noções de higienização (SANTOS,1987). De acordo com o Ministério da Saúde a qualidade da água destinada ao consumo humano é uma prioridade constante, e através da Portaria n.º 518/2004 estabelece, as responsabilidades pelo controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano" (BRASIL, 2005). Os municípios brasileiros, através do Pacto pela Saúde, assumiram o compromisso da implantação da vigilância ambiental, assim, ela tem como uma de suas responsabilidades, o monitoramento do acesso à água de qualidade no sentido de promover a saúde e prevenir doenças, e para sistematizar as informações sobre a qualidade da água foi criado o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISÁGUA), que coleta, registra, transmite e divulga os dados das ações de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano (BRASIL,  2008). Desta maneira, este trabalho tem o objetivo de avaliar o Sistema de Abastecimento de Água do município de Barbalha-CE, através dos dados do SISÁGUA da Secretaria Municipal da Saúde.
METODOLOGIA:

De acordo com o IBGE, o municipio de Barbalha possui 50.386 habitantes com uma extensão territorial de 479 km2 (BRASIL, 2008b). E de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, o município possui a maioria dos domicílios em zona urbana com 92% das ligações feitas (CEARÁ, 2007).

Este trabalho foi do tipo retrospectivo de nível quantitativo. Os dados desse trabalho, foram provenientes do SISÁGUA do município do período de janeiro de 2007 a novembro de 2008. As amostras foram coletadas pela equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental,  e enviadas para análise pelo Laboratório Central de Análises do Estado do Ceará (LACEN-CE). Os resultados dos laudos são inseridos periodicamente no SISÁGUA.

Foram analisadas apenas as amostras provenientes do sistema de abastecimento de água da cidade. Em 2007, 58 amostras foram validadas; e em 2008, 90 amostras foram validadas. Entenda-se por amostra validada, aquela que foi colhida, submetida a análise e o resultado enviado ao município. Os laudos com os resultados das análises se encontram arquivados na Vigilância Ambiental localizada no prédio da Secretaria Municipal da Saúde em Barbalha-CE.

RESULTADOS:

No período deste estudo foram analisadas 148 amostras com resultados finalizados. Neste universo, 88% (n=130) das amostras apresentaram resultados satisfatórios, 5% (n=8) apresentaram presença de coliformes totais e 7% (n=10) com presença de coliformes  fecais. Em 2007 foram 13 amostras com resultados insatisfatórios, e em 2008 apenas 5 apresentaram insatisfatórios. Das amostras que apresentaram contaminações no período examinado: 39% (n=7) por coliformes totais e 61% (n=11) por coliformes totais e fecais.

Dos oito bairros da cidade, a maioria das amostras contaminadas se concentraram em três bairros: Rosário, Cirolândia e Alto da Alegria que juntos somaram 89% das amostras contaminadas.

Este trabalho não identificou na literatura da Secretaria de Saúde, nenhum documento avaliando as informações do SISÁGUA. Apesar disso, o sistema possui informações estratégicas importantes para a gestão da saúde pública no município, conforme os resultados apresentados.

CONCLUSÃO:

O SISÁGUA é uma importante ferramenta para avaliar e manter um monitoramento da qualidade da água com o objetivo de promover a saúde e prevenir doenças. Este fato tem uma conseqüência importante para a Saúde Pública local, uma vez que a água é veículo de várias doenças como diarréia, hepatite A, febre tifóide, entre outras (FEWTREL et al., 2007).

Os resultados registrados no sistema revelam que a empresa de abastecimento de água em Barbalha tem garantido à maioria da população um acesso à água de qualidade para o abastecimento urbano, no entanto, ainda se percebe que há amostras contaminadas coletadas em determinados bairros da cidade, exigindo uma intervenção da empresa fornecedora de água. Esta é uma informação estratégica para a gestão que precisa atuar junto à empresa para desenhar uma solução e para as equipes da Estratégia Saúde da Família que precisam ampliar a atenção para atividades de prevenção da saúde. Estas intervenções são justificadas com base em estudos já realizados, que permitem atestar a melhoria dos indicadores de saúde pública em função de intervenções em abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Palavras-chave: Água, SISÁGUA, Qualidade.