62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ANÁLISE DA INCIDÊNCIA DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SERGIPE
Andréa de Jesus Tavares 1
Fernanda Nunes Santos 1
José Fábio Santos Leopoldino 2
Deise Maria Furtado de Mendonça 3
1. Depto. de Biociências, Fac. de Ciências Biológica - UFS
2. Hospital Universitário de Sergipe - UFS
3. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Biociências - UFS
INTRODUÇÃO:

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que afeta os neurônios motores superiores e inferiores, conduzindo a fraqueza muscular, atrofia, paralisia e morte, usualmente entre três a cinco anos após o diagnóstico. Sua etiologia é desconhecida e ainda não possui tratamento específico. Possui maior prevalência entre pessoas do sexo masculino e tende a acometer pessoas com idade entre 55 a 65 anos. A taxa de incidência varia em diferentes regiões do mundo, sendo maior na Ilha de Guam (3,9/100.000 habitantes) e menor na China (0,3/100.000 habitantes). Apesar de ser considerada uma doença rara a ELA parece apresentar maior incidência ao longo dos anos. O presente estudo tem como objetivo apresentar o número de casos de portadores de ELA atendidos no Hospital Universitário de Sergipe nos últimos quatro anos.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado por meio de análise retrospectiva de prontuários dos pacientes atendidos no "Ambulatório de Doenças do Neurônio Motor, Neuromusculares e Desmielinizantes" do Hospital Universitário de Sergipe no período de Janeiro de 2006 a Janeiro de 2010. Foram avaliados 322 prontuários e pesquisado o diagnóstico dos respectivos pacientes para levantamento do número de casos de portadores de ELA atendidos durante esse período. Os prontuários de pacientes diagnosticados com ELA foram submetidos à análise mais rigorosa, sendo realizada coleta de dados gerais, história clínica e exames complementares realizados. Os dados gerais pesquisados foram os seguintes: data de nascimento, sexo, naturalidade, residência atual e profissão. Todos os pacientes portadores de ELA atendidos no ambulatório são avaliados pelo médico especialista para confirmação do diagnóstico da doença.

RESULTADOS:

Dentre o total de prontuários analisados, foram identificados 17 pacientes portadores de ELA, atendidos no período de 2006 a 2010. Deste total, 11 pacientes residem na capital, Aracaju, e seis em outras cidades do interior do Estado. A população do estado corresponde atualmente a aproximadamente 2.000.000 de habitantes, o que confere uma incidência da doença de 0,9 em 100.000 habitantes. Essa incidência pode ser ainda maior, caso sejam avaliados possíveis portadores da doença atendidos em clínicas e hospitais particulares. Não existem estudos sobre número de pacientes portadores de ELA identificados em décadas anteriores no estado de Sergipe, impedindo a realização de análise comparativa para observação da evolução dessa incidência ao longo dos anos. Porém, é possível observar, pelo número de pacientes identificados, que há necessidade de atendimento especializado para portadores de ELA. Com relação ao sexo dos pacientes identificados, 9 casos são do sexo masculino e 8 do sexo feminino. Com relação à faixa etária dos pacientes, 46% do total de casos possuem idade média de 65 anos, 18% possuem idade média de 45 anos e outros 18% possuem idade média de 35 anos. O restante dos pacientes encontra-se na segunda, quinta ou sétima década de vida.

CONCLUSÃO:

A taxa de acometimento e mortalidade pela ELA no estado de Sergipe ainda não está definida, porém, a partir desse estudo, já se observa necessidade de atendimento especializado pelo número de portadores identificados. Mais estudos são necessários para observação da taxa de mortalidade e investigação de possíveis fatores relacionados à incidência e prevalência da doença.

Palavras-chave: ELA, Incidência, Prevalência.