62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 5. Imunologia
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIEDEMATOGÊNICO DO CHÁ-VERDE (Camellia sinensis) EM MODELO EXPERIMENTAL DE LESÃO MUSCULAR.
Leonidas de Oliveira Neto 1
Magnaldo Inácio Tavares de Medeiros 2
André Luiz Silva Davim 3
1. Depto. de Fisioterapia - FARN
2. Depto. de Enfermagem - FARN
3. Profº MSc./Orientador - Depto. de Morfologia - FARN
INTRODUÇÃO:
O chá-verde é um produto obtido a partir de folhas e brotos da planta Camellia sinensis e atualmente se destaca como sendo uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Estudos recentes apontam alguns benefícios à saúde associados ao consumo diário do chá-verde devido à presença de compostos polifenólicos em sua composição. A catequina é um fitonutriente da família dos polifenóis encontrado abundantemente no chá-verde, e que vem despertando interesse na comunidade científica por apresentar uma diversidade de atividades biológicas, tais como atividade anti-tumoral, anti-oxidante e antiinflamatória, podendo desempenhar um papel importante na patogênese de várias doenças crônicas relacionadas com a inflamação, pela possível atuação supressora de fatores inflamatórios, como o fator nuclear-kappa B (NF-κB). A maior composição de catequinas presentes no chá-verde é de epigalatocatequina-3 galato (ECGC), representando 59% da composição total de catequinas. Estudos recentes apontam essa substância como sendo moduladora da resposta inflamatória em alguns ensaios de doenças auto-imune. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial antiedematogênico de catequinas presentes no chá-verde em modelo experimental de lesão muscular induzida por formalina.
METODOLOGIA:
Para a realização dos experimentos, foram utilizados 12 camundongos machos adultos da espécie Mus musculus, linhagem swiss, com peso entre 20 e 30g, escolhidos aleatoriamente e divididos em dois grupos, um controle negativo, onde foi administrada oralmente durante nove dias consecutivos solução salina a 0,9%, e outro grupo que foi administrado chá-verde com concentração de 0,6 mg de catequina. Ambos os grupos receberam água e ração ad libitum durante todo o período do experimento. No décimo dia foi induzida a lesão muscular nos animais de ambos os grupos, a partir da inoculação de 20 µl de formalina a 10% no ventre muscular do gastrocnêmio lateral direito dos animais. Para a avaliação da extensão da lesão foi utilizado um paquímetro metálico (Mitutoyo/Stainless-Hardened®), sempre posicionado no terço médio da pata dos animais. A avaliação seu deu em períodos de 5 minutos e 1, 2, 3, 4, 5 e 24 horas após a indução da lesão. Para efeito de controle foi sempre avaliada a pata contra-lateral dos animais. Para a análise estatística foi utilizado a ANOVA one-way ou seu correspondente para dados não-paramétricos (Kruskal-Wallis). Quando constatadas diferenças significativas foi utilizado o teste post-hoc Student-Newman-Keuls para comparação entre as médias dos grupos.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nesse estudo mostraram que no grupo tratado com o chá-verde, os animais apresentaram uma diferença estatisticamente significante (p<0,001) quando comparado ao grupo controle (salina), observando-se uma redução importante do edema da pata a partir da segunda hora após a indução da inflamação, sendo essa redução mais significativa no intervalo entre 5 e 24 horas, onde a pata ao qual foi induzida a inflamação não apresentou diferença estatisticamente significante quando comparada a contra-lateral.
CONCLUSÃO:
Com isso, conclui-se que em modelo experimental de lesão muscular, as catequinas presentes no chá-verde apresentaram bom potencial antiinflamatório reduzindo o edema de forma significativa no intervalo de até 24 horas. Dessa forma, a investigação do potencial antiendematogênico de catequinas presentes no chá-verde se torna relevante, visto que estudos não evidenciam efeitos colaterais associados ao consumo diário do chá-verde, respeitando as concentrações das partes vegetais, e assim podendo levar a adoção de novas condutas terapêuticas que atenuem os efeitos colaterais associados aos antiinflamatórios sintéticos, como as lesões das mucosas gástrica e intestinal e até comprometimento renal, desencadeando aumento da morbidade de pacientes que são submetidos ao uso prolongado dessa classe de medicamentos.
Instituição de Fomento: Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN)
Palavras-chave: Chá-verde, Camellia sinensis , Antiedematogênico.