62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
ESTUDOS DOS PROCESSOS EM ESCALA PILOTO, DE USINA DESTILADORA DE DILAPIOL
CIRO JOSÉ JARDIM DE FIGUEIREDO 2, 1
MILTON HELIO LIMA DA SILVA 2
TATIANA SOUZA DE LUNA 2
BRENO CARVALHEIROS SARMENTO 3
WANDER MURILO ALVES PEREIRA 2, 3
ERIKA DA SILVA FREIRES 3
1. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
2. MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI
3. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INTRODUÇÃO:

A flora aromática da Amazônia representa uma alternativa de desenvolvimento econômico para pequenas comunidades agrícolas da região. Pode-se destacar, dentre as espécies aromáticas, a Piper aduncum L. (Pimenta de macaco), planta nativa da região com alto teor de óleo essencial (86%), rico em Dilapiol. Composto químico não nocivo ao ser humano e nem ao meio ambiente, com potencial para repelente natural contra mosquitos, principalmente contra os transmissores da dengue e febre amarela. Atualmente existe projeto de sistema agroindustrial de beneficiamento para produção da espécie no Estado do Pará em parceria com pequenos produtores rurais do município de St° Antônio do Tauá, para destilação do óleo essencial. Assim, este estudo analisou de forma sistemática, os processos de extração da biomassa, destilação e posterior uso do óleo essencial para comprovação da viabilidade do projeto. As analises ocorreram em nível piloto a fim comprovar a eficácia do projeto como um todo e futuras expansões do mesmo.

METODOLOGIA:
A primeira etapa consistiu na extração da biomassa em parceria com equipe dos produtores da região. As extrações ocorreram sem uso de máquinas agrícolas, ou, equipamentos mecânicos de grande porte, o que propicia a extensão a estes pequenos estabelecimentos agrícolas. Ao final, foram contabilizados 1500 quilogramas de biomassa fresca. Em seguida o material seguiu para secador coberto. Depois de um período de 20 dias o material foi destilado em Usina destiladora por arraste a vapor em escala piloto. Para cada bateria de extração foi necessário um tempo de 2 horas, para retirada total do óleo. A destiladora comporta até 10 quilogramas de biomassa seca. O óleo foi retirado em vidraria adequada por decantação, pois este á mais denso que a água. Ao final foram produzidos: vela repelente a base de parafina com duração de oito dias, refil elétrico com duração de 10 dias, pastilha elétrica com duração de 8 horas e creme de contato a base de loção neutra.
RESULTADOS:

Estas etapas em estudo ocorreram no mês de outubro. Foram extraídos 1500 quilogramas de biomassa seca. Após a secagem esse total cai para cerca de um terço deste valor, devido às perdas de água e o uso somente de folhas e galhos finos para destilação, pois as maiores concentrações de óleo se encontram nesta região da planta. O rendimento da destiladora a vapor é cerca de 2% do total de biomassa seca destilada. Ou seja, foram obtidos aproximadamente 10 litros de óleo essencial rico em Dilapiol.  Em seguida foi realizada a produção dos repelentes naturais com base no óleo essencial, com concentrações de 10% para os seguintes produtos: vela repelente a base de parafina, refil elétrico, pastilha elétrica, creme de contato. Os produtos foram desenvolvidos no laboratório do Museu Paraense Emílio Goeldi. Todas estas etapas decorreram em um período de 30 dias. O que viabiliza a produção em escala piloto, sendo a do tempo torna-se um fator crítico em sistemas produtivos como este.

CONCLUSÃO:

Os resultados viabilizam em nível piloto o processo de extração da P. aduncum L., destilação do seu óleo essencial e produção de repelentes naturais. Das analises observadas com relação à quantidade de biomassa fresca e seca não há fatores críticos que propiciem prejuízos na produção. Há máquina destiladora a vapor consegue extrair óleo em quantidades significativas, mesmo apresentando rendimento de 2%. Pois outros métodos de extração encareceriam o produto final. Assim, haverá expansões do projeto para produção em larga escala do sistema agroindustrial.

Instituição de Fomento: FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA NO ESTADO DO PARÁ
Palavras-chave: Piper aduncum L., Usina, Processos.