62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 4. Materiais Odontológicos
ANÁLISE COMPARATIVA DA MORFOLOGIA DA MICROESTRUTURA DE SUBSTRATOS CERÂMICOS OBTIDOS A PARTIR DE ALUMINAS NACIONAIS
Maria Zilda Albuquerque Araújo Maia 1
Ana Marly Araújo Maia 2
Anderson Stevens Leônidas Gomes 2
Lisiane Navarro de Lima Santana 1
1. Engenharia dos Materiais, Universidade Federal de Campina Grande/DEMA-UFPE
2. Departamentos Odontologia - Física, Universidade Federal de Pernambuco/ DF-UFPE
INTRODUÇÃO:
O sistema In-Ceram, bastante utilizado no tratamento dentário reabilitador protético, consiste em uma infra-estrutura com resistência flexural maior que cerâmicas convencionais. O método de preparação do coping consiste no pincelamento da barbotina ("Slip Casting") de óxido de alumínio sobre o molde. O substrato gerado é parcialmente sinterizado produzindo uma infra-estrutura porosa, com poros abertos e interconectados que adquire maior resistência quando submetida à infiltração do vidro de alumino - silicato de lantânio. Dessa forma, a análise morfológica da microestrutura de substratos cerâmicos, antes e após a infiltração vítrea, confeccionadas com aluminas nacionais, é de grande importância para o controle de qualidade das peças protéticas.
METODOLOGIA:
Os substratos cerâmicos foram obtidos a partir de diferentes pós de alumina, que receberam as seguintes denominações: AP: alumina de polimento P-913, fornecida pela Alcoa; AC: alumina calcinada APC-G, fornecida pela Alcoa e AB: alumina fornecida pela empresa B). Os pós foram caracterizados através da difração de raio X e analisador de tamanho de partículas. Posteriormente, foram preparadas barbotinas obtidas a partir do método preconizado pela empresa B, que forneceu também os aditivos e o vidro para infiltração. Em seguida, os corpos de prova foram confeccionados através de um molde de silicona de adição vazado. Após o primeiro ciclo de queima, as amostras receberam aplicação de pó de vidro, para infiltração no substrato. Através do microscópio eletrônico de varredura, analisou-se a morfologia das amostras queimadas e infiltradas com vidro e com o EDS (espectrômetro de dispersão de energia) a análise da composição química. Algumas amostras foram caracterizadas pela Tomografia por Coerência Óptica (TCO), técnica que avalia as propriedades ópticas através do coeficiente de espalhamento da luz no interior da estrutura analisada.
RESULTADOS:
Na caracterização da matéria-prima através da difração de raio X, as aluminas AP e AC apresentaram picos característicos da alumina determinando elevado grau de pureza, entretanto a alumina AB apresentou picos de outros óxidos, classificados como impurezas. Com relação a granulometria a alumina AP apresentou uma distribuição granulométrica mais larga e a alumina AC apresenta distribuição granulométrica mais uniforme. A alumina AB apresenta partículas de diâmetro médio igual a 4,8µm; as aluminas AP e AC de 15,93µm e 9,37µm; respectivamente. Após a avaliação granulométrica das três aluminas pode-se observar que a alumina AP apresenta um diâmetro médio não adequado para aplicações odontológicas. A morfologia dos substratos dos três grupos de aluminas mostrou que estes apresentam cristais de alumina na forma de lamelas e a presença da fase vítrea entre os cristais de alumina, mostrando a maior densificação da estrutura após a infiltração vítrea. As imagens mostraram a presença de poros esféricos e que estes estavam distribuídos de forma uniforme, ressaltando que o processo de mistura e homogeneização da alumina com os aditivos foi eficiente. O acúmulo da fase vítrea, bem como as falhas na sua deposição superficial, foi observado através da tomografia por coerência óptica.
CONCLUSÃO:
Através do MEV, observou-se uma estrutura mais densa após a infiltração vítrea que proporciona capacidade de suportar esforços mastigatórios. Com os resultados obtidos foi possível determinar a composição química qualitativa da matriz (alumina) e da fase vítrea, observando com nitidez a presença da fase vítrea entre os cristais de alumina. Para aplicações práticas em prótese sem destruição do corpo-de-prova, o OCT foi capaz de fornecer informações sobre a espessura da camada vitrea, bem como alterações na deposição superficial.
Instituição de Fomento: Fundaçao de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Substratos cerâmicos Odontológicos, Análise morfológica, Tomografia por Coerência Óptica.