62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
A IMPORTÂNCIA DA LAVOURA CACAUEIRA PARA PRODUTORES RURAIS DA VICINAL DOS MINEIROS, MUNICÍPIO DE PACAJÁ - PARÁ
Mércia Maria Torres e Silva 1
Ana Paula Cerqueira Santos 1
Maristela Marques da Silva 2
Miriam Torres e Silva 3
1. Discentes do curso de Agronomia, Campus Universitário de Altamira - UFPA
2. Docente da Faculdade de Engenharia Agronômica - Campus de Altamira - UFPA
3. Discente do curso de Lic. Plena em Ciências Biológicas, Campus de Altamira -UFPA
INTRODUÇÃO:

Nos últimos anos o cultivo de cacau (Theobroma cacao L.) cresceu muito no estado do Pará, em algumas regiões do Estado essa cultura já faz parte da vida dos agricultores há muito tempo. Na região da Transamazônica a introdução da lavoura aconteceu principalmente nas décadas de 70 e 80 quando o governo tinha programas direcionados para a expansão da lavoura cacaueira, entre eles o Programa das Diretrizes para Expansão da Cacauicultura Nacional - Procacau, o qual era assistido pela Comissão Executiva do plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC. O objetivo deste estudo é verificar a importância da lavoura cacaueira para os agricultores que residem na vicinal dos Mineiros, município de Pacajá - Pará.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010, na Vicinal dos Mineiros, localizada no km 346 da rodovia transamazônica sentido Marabá-Altamira, município de Pacajá-Pará. O município de Pacajá está localizado a aproximadamente 600 km da capital do Estado (Belém), com uma latitude 03º50'16" sul e a uma longitude 50º38'15" oeste, estando a uma altitude aproximada de 105 metros. O município pertence à Mesorregião do Sudoeste Paraense e à Microrregião de Altamira. Para o estudo foram escolhidas 18 propriedades rurais aleatoriamente, onde foram feitas visitas as famílias. Durante as visitas foram realizadas entrevistas diretas, com perguntas referentes ao sistema de produção, histórico de ocupação da vicinal e a importância da cultura.

RESULTADOS:

A vicinal dos Mineiros fica localizada no município de Pacajá e foi aberta durante a década de 70, começando a ser ocupada em 1978, quando chegaram as primeiras famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Os moradores vieram de diversos Estados do Brasil com destaque para Maranhão e Minas Gerais, com 33,3% (6) cada, os outros foram 16,7% (3) Espírito Santo, 11,1% (2) do Paraná e 5,6% (1) do Estado do Pará mesmo. As propriedades visitadas tem em media 100 ha, e durante a década de 80 por intermédio da CEPLAC todas as famílias receberam assistência para plantar cacau, o resultado disso é que hoje todos os moradores tem a lavoura cacaueira como à principal atividade. A área de cacau é um total de 179 hectares, e as roças variam de 5 a 25 hectares por propriedade, a produção ficou em média de 700 a 800 kg por hectare, mas para os agricultores independente da quantidade o importante é que a cultura tem uma boa aceitação no mercado local, o que favorece a comercialização. Todos os agricultores destacaram a importância da atividade, segundo eles além de ter um grande retorno financeiro, é uma forma de contribuir para a conservação do meio ambiente, pois a cultura pode ser plantada em sistema agroflorestal.

CONCLUSÃO:

Através da pesquisa foi possível observar que em todas as propriedades visitadas a lavoura cacaueira é a principal cultura, sendo está responsável pela fonte de renda das famílias. Outro aspecto importante a ser levantado é o período em que as famílias chegaram à vicinal, todas chegaram entres os anos de 1979 e 1980, indicando assim que as famílias permanecem nas propriedades até hoje.

Palavras-chave: Sistema de produção, cultivo de cacau, Transamazônica.