62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
EFEITO DAS AÇÕES ANTRÓPICAS SOBRE A FAUNA DE INSETOS AQUÁTICOS DE UM RIACHO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL
Joab Pires Santana 1
Nathaskia Silva Pereira 1
Roseane Arruda Lopez 1
Emerson Machado de Carvalho 2
Jelly Makoto Nakagaki 3
1. CPBio - Centro de Pesquisa em Biodiversidade, Fac. de Ciências Biológicas, UEMS
2. Prof. Dr./ Orientador - CPBio - Centro de Pesquisa em Biodiversidade, Fac. de Ci
3. Prof. Dr./ CPBio Centro de Pesquisa em Biodiversidade, Fac. de Ciências Biológic
INTRODUÇÃO:
Há muito tempo a natureza vem, eficientemente, promovendo a autodepuração dos riachos que recebem águas residuais sem o auxilio do homem. Este fenômeno de autodepuração é entendido como o processo através da qual o curso d'água se recupera por meio de mecanismos puramente naturais. No entanto, nem sempre os corpos receptores (rios e riachos) têm conseguido processar a matéria orgânica que entra, necessitando um maior controle e monitoramente destes ecossistemas. Comumente utilizam-se parâmetros físicos, químicos e microbiológicos para realizar o monitoramento ambiental. Porém, os insetos aquáticos têm apresentado grande eficiência no biomonitoramento de ecossistemas aquáticos por serem de fácil amostragem, distribuição geográfica ampla e, principalmente, considerados uma ferramenta de baixo custo. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar a composição dos insetos aquáticos associados ao substrato bentônico do córrego Água Boa (Dourados, MS). Este córrego apresenta varias interferências, tanto agrícolas, industriais quanto urbana ao longo do seu curso, podendo fornecer importantes informação da composição taxonômica dos insetos aquáticos.
METODOLOGIA:
As atividades de campo realizadas no presente trabalho contaram com o auxilio de três alunos de Iniciação Científica e dois Professores Pesquisadores. O trabalho foi desenvolvido no Córrego Água Boa que está localizado no Município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Para amostragem dos insetos aquáticos foram selecionados três pontos de corredeiras, distribuídos ao longo de aproximadamente 30 km. As coletas foram realizadas no dia 12/05/2009 com uma rede do tipo "surber" (0,0225 m2, malha de 500 µm), sendo retiradas cinco amostras em cada trecho (total de 15 amostras). O material coletado foi acondicionado em frascos, fixado com formalina 4%, etiquetado e transportado para o laboratório, onde foi triado sob estereomicroscópio. A identificação dos insetos foi realizada com auxílio de chave de identificação até o nível de família e avaliados quanto a sua abundância e diversidade. Para avaliar os parâmetros ambientais do córrego foi utilizado um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats que reflete o nível de preservação das condições ecológicas do ecossistema (Callisto et al., 2002).
RESULTADOS:
Foi coletado no córrego Água Boa um total de 6535 indivíduos de insetos aquáticos, dos quais 99% pertenciam à família Chironomidae (Diptera). A aplicação do índice de Shanon-Wiener apontou para a baixa diversidade e baixa equitabilidade nos trechos localizados à montante e médio do córrego (H' 0,34 e Eq. 1,26; H' 0,005 e Eq. 1,00, respectivamente), se comparados com o trecho à jusante (H' 1,55 e Eq. 2,93). Estes dados podem ser explicados pelos valores obtidos com a aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats, que classificou o córrego em "impactado" nos trechos à montante e médio, e "alterado" no trecho à jusante. No trecho médio foi observado um grande número de agentes impactantes, como entrada de esgotos domésticos e industriais e retirada da mata ciliar. Por outro lado, no trecho jusante foi observada a existência da mata ciliar e a inexistência de despejos poluentes. Além disso, é importante salientar que os trechos à montante e médio encontram-se no perímetro urbano, enquanto o trecho à jusante em zona rural. Dessa forma, fica evidente a relação entre a elevada dominância de Chironomidae com as áreas impactadas pelos processos de urbanização e a possibilidade de ocorrer autodepuração dos agentes poluentes em condições ambientais adequadas.
CONCLUSÃO:
Com os dados obtidos através da abundância e diversidade dos insetos aquáticos foi possível avaliar o efeito das ações antrópicas sobre esta fauna. Da mesma forma, com os dados obtidos através da avaliação de um conjunto de parâmetros em categorias descritos para o córrego (protocolo de diversidade de habitats) foi possível analisar o nível de preservação das condições ecológicas deste ecossistema. Assim, constata-se a intrínseca relação entre os parâmetros bióticos e abióticos para manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Nesta perspectiva, torna-se de fundamental importância a utilização dos parâmetros físicos do habitat e biológicos em conjunto para o monitoramento e o estudo do impacto ambiental dos recursos hídricos. Porém, novos estudos fazem-se necessários para melhor entender os processos de autodepuração, discretamente verificados no presente trabalho.
Instituição de Fomento: Fomento da pesquisa - FUNDECT / Bolsa DCR - CNPq / Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/UEMS e PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Biomonitoramento, Insetos aquáticos, Avaliação de Impacto Ambiental.