62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
FAMÍLIA OU FAMÍLIAS? : O CONCEITO DE FAMÍLIA PARA AS PROFISSÕES DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Cristiane Olegário Barbosa 1
Mário José Filho 1
1. Depto. de Serviço Social FHDSS - Universidade Estadual Paulista C. Franca/ SP
INTRODUÇÃO:

A família institucionalizou-se de forma a atender as necessidades originadas pelas mudanças na sociedade. Podemos dizer que, é uma instituição histórica, dinâmica e dialeticamente construída. A família é o centro onde se unem todas as realidades, atendidas pelas políticas públicas e sociais. Dessa forma, para desenvolver trabalhos com famílias torna-se essencial conhecer o contexto no qual tais realidades estão inseridas. A importância da família nos dias de hoje torna extremamente pertinente o objetivo do referido estudo que é analisar os conceitos ou as concepções sobre família na literatura científica atual de algumas áreas do conhecimento das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que trabalham com a temática família, obteremos tais referências a partir de uma pesquisa de campo com os profissionais das áreas selecionadas através de entrevista de abordagem qualitativa, com roteiro semi-estruturado. A relevância da pesquisa justifica-se pela responsabilidade direta ou indireta das duas áreas do conhecimento com trabalhos desenvolvidos com famílias ou fragmentos desta.

METODOLOGIA:

A metodologia desenvolvida até o momento baseou-se em leituras da literatura clássica sobre família, como por exemplo, "A dialética da Família" de Morgan, "A origem da família, da propriedade privada e do Estado" de Engels; livro atuais como: "A família contemporânea em debate" de  Maria do Carmo Brant Carvalho; teses "A família como espaço privilegiado para a construção da cidadania" de Mário José Filho e TCC's (Trabalho de Conclusão de Curso)  e assuntos que envolvam a temática. A segunda etapa da pesquisa compreende entrevistas com profissionais de áreas como Direito, Educação, Psicologia, Serviço Social, entre outros, para obtenção dos referenciais específicos.

RESULTADOS:

Temos percebido durante a realização da pesquisa a reflexão dos profissionais diante das questões que os surpreendem, por talvez em nenhum momento de suas vidas acadêmicas e profissionais, discutirem sobre a importância do estudo da família para sua atuação profissional. Nos trabalhos desenvolvidos na sociedade dividimos em criança e adolescente, mulher, idoso, o homem, essas realidades separadas são fragmentos de família e unidas independentes das diversas formações, torna-se o grupo familiar mais fortalecido, entendemos que os trabalhos realizados com o núcleo familiar, mesmo com suas limitações podem incentivar e consolidar os vínculos afetivos familiares. Portanto, o nosso trabalho já tem cumprido com seu propósito de conhecer o conceito sobre família das profissões e tem ido além, levando o profissional a parar e pensar sobre a relação da sua profissão e a família, com isso identificamos a necessidade de um conceito científico para iluminar a prática dessas áreas envolvidas com os membros dos núcleos familiares.

CONCLUSÃO:

A reflexão sobre um conceito teórico-científico de família busca a ampliação do olhar dos profissionais, entretanto, esta procura não tem a pretensão de desvincular a experiência vivida pelos mesmos, mas atentá-los para a reflexão sobre o trabalho com famílias. O que há de mais fascinante neste estudo sobre o conceito de família, é a pluralidade de visões de homem e de mundo, pretendemos que tal estudo traga contribuições relevantes para a teoria que fundamenta a prática dos profissionais sujeitos dessa pesquisa.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (PIBIC/CNPq)
Palavras-chave: Famílias, Ciências Humanas , Ciências Sociais Aplicadas.