62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
CARACTERISTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, CONDIÇÕES DE SAÚDE E FUNCIONALIDADE FAMILIAR EM IDOSOS
Hebe Lorena Santos Borges Costa 1
Thaiza Teixeira Xavier 1
Luciana Araújo dos Reis 2
Leny Alves Bomfim Trad 3
1. FACISA - UFRN
2. Dpto de Saúde - UESB
3. Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
INTRODUÇÃO:
As mudanças demográficas decorrentes do envelhecimento populacional que vem ocorrendo no mundo, inclusive no Brasil, trazem consigo mudanças sociais, econômicas e familiares, afinal as famílias também envelhecem, e uma prova disso é o crescente número de domicílios com convivência de várias gerações O conhecimento das condições de apoio familiar, ambiente físico, condições de saúde e sociodemográficas são importantes para o desenvolvimento de mecanismos de assistência domiciliária à saúde do idoso e impõe-se como indispensável, em todos os níveis sociais, seja por suas características de respeito à individualidade e privacidade do idoso, seja pela possibilidade de minimizar o estresse inerente à atenção à saúde, aumentando a possibilidade de aceitação dos cuidados e conseqüente eficiência dos procedimentos, seja pela notável redução que supõe nos recursos materiais destinados a cada idoso. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo descrever as caracteristicas sociodemograficas, condições de saúde e funcionalidade familiar em idosos residentes no interior da região Nordeste.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva, tendo como local de estudo as residências dos idosos cadastrados nas Unidades de Saúde da Família da área de abrangência do bairro do Jequiezinho, no município de Jequié situado no interior do Estado da Bahia, região Nordeste do Brasil. A amostra deste estudo foi composta por 27. O instrumento de pesquisa foi constituído de 3 partes. A primeira parte representada por dados sócio-demograficos (idade, sexo, renda familiar, estado civil e escolaridade) e de saúde (presença de patologias e o uso de medicamentos). A segunda parte referente ao Índice de Barthel, utilizado para avaliação da capacidade funcional. A terceira parte do instrumento foi constituída pelo Apgar de Família,utilizado para avaliar a funcionalidade familiar. Os procedimentos de coleta de informações foram instituídos após aprovação pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (Protocolo nº005/2008), obedecendo à Resolução196/96 que trata das pesquisas realizadas em seres humanos. Os dados coletados foram organizados em banco de dados eletrônicos por meio de digitação em planilha do Programa Estatístico SPSS versão 13.0, sendo posteriormente realizada analise estatística descritiva (média, desvio padrão, freqüência e porcentagem).
RESULTADOS:
Foram mais freqüentes os idosos do sexo feminino (88,89%), casados (37,04%), não alfabetizado (29,63%), com renda individual proveniente de aposentadoria (85,19%), renda familiar de até um salário mínimo (66,67%), religião católica (55,56%) e que não possuem ocupação (48,15%). Quanto às condições de saúde, 92,59% dos idosos apresentaram problemas de saúde, sendo a patologia mais freqüente a hipertensão (40,7%). As condições de saúde e caracteristicas sociodemográficas dos idosos do presente estudo se assemelham aso dados encontrados em estudos realizados com idosos no interior do Nordeste nos quais verificou-se que os idosos em sua maioria possuem precarias condições sociodemograficas e péssimas condições de saúde. A capacidade funcional esteve comprometida em 81,48% dos idosos, sendo a dependência do tipo leve a de maior distribuição (51,85%). Estes dados são corroborados por estudos realizados em São Paulo, em que 75,2% dos idosos avaliados apresentavam comprometimento da capacidade funcional. Constatou-se uma maior distribuição de idosos com uma boa funcionalidade familiar (51,85%), estes resultados demonstram que as famílias dos idosos avaliados estão bem estruturadas quanto a afetividade, capacidade resolutiva, desenvolvimento, companherismo e adaptação.
CONCLUSÃO:
A maioria dos idosos avaliados possui péssimas condições de saúde e socioeconômicas, elevado comprometimento da capacidade funcional e boa funcionalidade familiar. Nesta perspectiva, para atender a população idosa é necessário que os profissionais de saúde conheçam o perfil sócio-demográfico, bem como a capacidade funcional da população idosa e sua dinâmica família, para que possa planejar e implementar ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos e reabilitação.
Palavras-chave: Idoso, Saúde, Família.