62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
ESTUDO COMPARATIVO DA GENOTOXICIDADE DO MATERIAL ORGÂNICO EMITIDO PELA QUEIMA DA CANA-DE-AÇÚCAR EM UMA REGIÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Nilmara de Oliveira Alves 1
Ana Lúcia Matos Loureiro 2
Rivanildo Dallacort 3
Paulo Artaxo 2
Sandra de Souza Hacon 4
Silvia Regina Batistuzzo de Medeiros 1, 5
1. Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Departamento de Física Aplicada, Universidade de São Paulo - USP
3. Departamento de Agronomia, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
4. Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
5. Departamento de Biologia Celular e Genética, Universidade Federal do Rio Grande
INTRODUÇÃO:
O município de Tangará da Serra, localizado no sudoeste do Mato Grosso, encontra-se no trajeto de dispersão de poluentes provenientes da área do arco do desmatamento da Amazônia Brasileira. A região possui uma extensa área de plantio de cana-de-açúcar, configurando um local de exposição a poluentes atmosféricos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a genotoxicidade do material orgânico emitido no período de maior e menor queima da cana-de-açúcar em Tangará da Serra-MT utilizando o teste de micronúcleo em Tradescantia pallida (Trad-MCN).
METODOLOGIA:
A coleta do material particulado foi feita em filtros teflon nos meses de agosto a dezembro de 2008. O material orgânico foi extraído por ultrasonicação utilizando diclorometano em uma proporção de 1ml do solvente para 1 mg do material particulado coletado. O teste foi realizado em sistema de hidroponia, onde as plantas foram colocadas em adaptação por 24 horas em água destilada com solução de Hoagland e posteriormente foram expostas por 8 horas. Os testes foram realizados em três diferentes concentrações para cada mês (0,1 mg/l; 0,5 mg/l ; 1mg/l). Após o período de exposição, as plantas foram submetidas a um processo de recuperação por 24 horas. Como controle positivo foi utilizado formaldeído (0,2%) e como controle negativo foi usado filtros teflon que não foram expostos no local de estudo (branco), mas que passaram pelo mesmo procedimento de extração dos filtros expostos.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos no teste de micronúcleo em Tradescantia pallida mostram uma diferença significativa entre o período de maior e menor queima.
CONCLUSÃO:

Portanto, o Trad-MCN (ex situ) foi sensível e eficiente, indicando que a exposição ao material orgânico emitido pela queima de biomassa é capaz de elevar significamente a freqüência de micronúcleo em Tradescantia pallida.

Instituição de Fomento: CAPES, REDE MILÊNIO
Palavras-chave: genotoxicidade, material orgânico, Amazônia Brasileira.