62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
Caracterização da demanda do segmento de lazer na área do Centro Histórico de São Luís e seu ponto de vista em relação à oferta atual
Geyza Antonia de Souza Ribeiro 1
Wanessa Serra Marques 1
Jonivaldo Lopes Santos 1
Tereza Cristina Lobato Pereira 1
Cíntia Raquel Soares Pinheiro 1
Saulo Ribeiro dos Santos 1
1. Depto.de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
O Centro Histórico da cidade de São Luis do Maranhão, reconhecido internacionalmente como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), se caracteriza como um produto amplamente vendido em roteiros turísticos no Brasil e no mundo, como a "casa da cultura e arquitetura" maranhense, abrangendo museus, restaurantes, centros culturais, casarões e casas noturnas que formam um caldeirão cultural. Entretanto, a falta de um processo inicial de planejamento, notabilizada pela falta de informações catalogadas sobre a sincronia entre demanda e oferta, vem acarretando a utilização incorreta de espaços, tais como: prédios vazios com sérios problemas estruturais ou parcialmente destruídos para criação de estacionamentos e investimentos voltados a um público alvo inexistente na área que fatalmente caem no insucesso. E, é neste ponto que se encontram objetivos desta pesquisa, proporcionar dados que possibilitem traçar o perfil da demanda do segmento de lazer da área em questão, caracterizando sua demanda e realizando um paralelo entre o grau de satisfação atual e possibilidades de inovação, criando um portfólio para construir bases para investimentos futuros, planejados com riscos calculados aumentando a possibilidade de sucesso.
METODOLOGIA:
Por se caracterizar como uma pesquisa qualitativa e interpretativa a metodologia do projeto se desdobra em um roteiro dinâmico, ágil e flexível, de conteúdo atualizado. Através de levantamento de dados iniciais com um processo de pesquisa de gabinete que envolveu livros, periódicos, incluindo pesquisa virtual e visitas a instituições de estatísticas para planejamento das ações para formatação de questionários a serem respondidos durante o processo de pesquisa de campo. Para tal, foi realizada a formação de uma equipe que realizaram visitas técnicas diretas, onde pesquisadores de campo treinados aplicaram questionários mistos com perguntas (abertas e fechadas), especificamente com a demanda tanto turística quanto local do segmento de lazer da área em estudo. Então, após organizar os dados recolhidos de todas as formas acima descritas, foi realizada a tabulação e análise crítica de dados através do cruzamento de informações e de avaliação de análise dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
RESULTADOS:
A demanda encontrada na pesquisa caracteriza-se em sua maioria feminino, com faixa etária entre 21 a 30 anos, possuindo nível de escolaridade como superior incompleto, com renda entre 0 a 3 salários mínimos, proveniente da própria capital maranhense, geralmente influenciado por amigos, que avalia o atendimento e a qualidade dos alimentos como boa, o que leva a recomendar o local, apesar de não avaliar bem a infra-estrutura e principalmente a higiene. Percebe-se uma demanda local maior do que a turística, fato que junto aos dados relacionados à influência para visitação nos quais as porcentagens ligadas à propaganda são mínimas, demonstra que a área ainda poderia ser muito melhor utilizada pelo turismo local. O reconhecimento internacional e a definição de São Luis como cidade da Cultura de 2009, caracterizam as principais oportunidades da área, entre as ameaças a falta de indicações entre os próprios agentes turísticos locais, tais como, agencias e hotéis, principalmente no horário noturno é preocupante, somado a falta de políticas públicas bem estabelecidas. A diversidade cultural se finaliza como principal ponto forte da área em questão, entretanto, a infra-estrutura, a segurança e a questão preço X qualidade são pontos fracos que receberam avaliações regulares em pesquisa.
CONCLUSÃO:
Por fim, conclui-se que o Centro Histórico de São Luís é dotado de um poder de oferta dinâmico e diversificado, reunindo grupos sociais diversos convivendo no mesmo espaço geográfico, formando um caldeirão cultural com potencialidades turísticas únicas e capaz de se transformar em palco para a cultura local, pois, a tendência encontrada na pesquisa foi a exaltação a eventos alternativos, que possibilitem a apresentação de expressões culturais tipicamente ludovicenses. Entretanto, a área sofre com a inoperância do poder público que é visualizado tanto na falta de uma política de marketing turística interna em um local que é considerado um dos maiores trunfos da oferta turística local, quanto na má avaliação da infra-estrutura básica, como saneamento e segurança, ou seja, pequenos fatores de fácil ajuste com uma simples política bem realizada. Demanda não falta, eventos organizados no local como Carnaval e o Vale Festejar demonstram isso, podendo-se viabilizar o aumento da mesma se o trade local e os órgãos públicos visualizassem o poder do Centro Histórico que, por sua simples existência, já possui entre os turistas.
Instituição de Fomento: Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo - NPDTUR
Palavras-chave: Lazer, Centro histórico de São Luís, Demanda.