62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ESCOLA ESTADUAL 26 DE AGOSTO - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
Bruno Petry 1, 3
Eloísa Nunes Fonseca 2, 4
Luciano Paulo Almeida de Souza 2, 4
Patrícia Barbosa 2, 5
Vitor Petry 2, 6
Vera Lúcia Vieira Pires de Oliveira 4, 2
1. E. E. Hércules Maymone - SED/MS
2. E. E. 26 de Agosto - SED/MS
3. Profº Ms. /Orientador
4. Profª Esp.
5. Licenciada em Biologia
6. Mestrando em Física
INTRODUÇÃO:

As aulas de laboratório em sua prática pedagógica desenvolvidas pelos professores de Ciências Naturais proporcionaram uma aprendizagem significativa através da comprovação científica, oportunizando a construção do conhecimento. O conhecimento científico nos proporciona a capacidade de ampliar a nossa compreensão e atuação no mundo em que vivemos. O ensino de Ciências deve oferecer ao educando oportunidades de reflexão e ação dando a ele embasamento para reivindicá-las com o seu próprio amadurecimento. Na Escola Estadual 26 de Agosto realizaram-se atividades práticas de Ciências, Biologia e Física, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, com o apoio da direção e coordenação dessa instituição. Complementou-se a aprendizagem em sala de aula, cujos experimentos despertam o interesse e o desenvolvimento do potencial do aluno para a pesquisa científica, saúde pública e preservação da natureza. Os objetivos desse projeto são: desenvolver aulas práticas e experimentais de Ciências Naturais em diferentes níveis de ensino; relacionar conhecimento científico com alguns fenômenos do cotidiano do aluno; despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitando a aprendizagem por investigação; obtenção de dados experimentais; análise e interpretação dos resultados obtidos.

METODOLOGIA:

Foram elaboradas quatro apostilas com atividades práticas e experimentais de Biologia, respectivamente para o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. Aulas práticas de Física foram preparadas, para o Ensino Médio, adequando esses conteúdos aos Referenciais Curriculares da Secretaria de Estado de Educação do MS. As aulas práticas e experimentais foram pesquisadas, selecionadas e adaptadas em salas de aula de acordo com os conteúdos estudados em cada série e turma. Para facilitar a realização dos experimentos e para garantir a aprendizagem, as aulas foram planejadas levando-se em conta os objetivos pretendidos de cada aula, os recursos disponíveis e os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto. Essas aulas foram preparadas com os seguintes tópicos: título, objetivos, materiais, procedimentos ou métodos, observações, registro e conclusão. O professor é um orientador, que junto com o aluno busca uma construção coletiva e participativa do conhecimento.

RESULTADOS:

Para a realização dessas aulas na nossa escola as principais dificuldades encontradas foram: estrutura física inadequada, falta de materiais e reagentes (microscópios e vidrarias em geral). No entanto, essas aulas ocorreram na maioria das vezes, com recipientes e reagentes alternativos. Essas práticas levaram os alunos a refletirem sobre o significado dos resultados e a utilizarem as conclusões para a produção dos conceitos propostos. Foram avaliadas a participação e o envolvimento dos alunos que superaram nossas expectativas demonstrando durante as atividades: a capacidade de concentração, capacidade de analisar, comparar, classificar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações. Durante as avaliações foram levados em conta os objetivos específicos de cada aula, as observações realizadas pelos alunos, o desenvolvimento de habilidades, os conceitos compreendidos e os registros em forma de relatórios. Essas aulas resultaram maior motivação e interesse dos alunos pela Ciência, saindo do processo tradicional para o conhecimento construído através de observações e o desenvolvimento de atitudes científicas. Conseqüentemente observou-se maior rendimento escolar desses educandos. Sendo assim, estamos facilitando a dinâmica e a aprendizagem dos educandos em Ciências.

CONCLUSÃO:

Atualmente, os jovens atentos às informações globalizadas de toda a ordem e com os diversos recursos tecnológicos disponíveis não mais aceitam a sala de aula como único instrumento para a produção do conhecimento científico. Portanto, esses experimentos auxiliaram efetivamente os professores a buscarem novas práticas pedagógicas e a refletirem sobre a eficácia das mesmas e as contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem para a educação científica. Assim unindo a teoria e a prática, observou-se a contribuição de forma significativa com a melhoria do ensino de Ciências Naturais na nossa escola. Portanto, para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país, é necessário pensar na formação básica em Ciências como prioridade para o nosso sistema de ensino. Com isso, as práticas de laboratório nas escolas devem ser apoiadas em todos os níveis para se conseguir mudanças de postura de professores e alunos, no que diz respeito a utilização do método de investigação. Atualmente, oportunizar o saber em Ciências, ou seja, realizar a alfabetização científica cultural de qualidade é dever dos educadores e responsabilidade de toda a sociedade.

Instituição de Fomento: E. E. 26 de Agosto - SED/MS
Palavras-chave: Educação Básica, Ciências Naturais, Alfabetização Científica.