62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
TIPIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE Candida PROVENIENTES DE BOLSAS PERIODONTAIS DE PACIENTES COM PERIODONTITE
Ricardo Romulo Batista Marinho 1
Bruno César de Vasconcelos Gurgel 2
1. Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde-FCBS/Centro Universitário CESMAC/AL
2. Prof.Dr./ Orientador-Depto. de Odontologia-Centro de Ciências da Saúde-UFRN
INTRODUÇÃO:
Bactérias periodontopatogênicas não são as únicas presentes na matriz microbiana do biofilme, embora sejam essenciais para a instalação e progressão da doença periodontal. Leveduras do gênero Candida também vêm sendo pesquisadas atualmente com o objetivo de esclarecer seu papel na etiopatogenia da doença periodontal. Sendo assim, a identificação e a caracterização das espécies de Candida spp. presentes na bolsa periodontal podem ser os primeiros passos para melhor compreensão do papel destes microrganismos na patogênese da periodontite. O objetivo do presente trabalho foi identificar as espécies de Candida spp. provenientes de bolsas periodontais de pacientes com periodontite utilizando o método cromogênico (CHROMagar Candida), bem como aplicar os testes de formação de tubo germinativo em amostras de Candida spp.  isoladas de bolsas periodontais.
METODOLOGIA:
Foram coletadas amostras de biofilme subgengivais de bolsas periodontais de pacientes com periodontite atendidos na Clínica de Odontologia do Cesmac sendo excluídos da amostra pacientes portadores de doenças sistêmicas, que tinham utilizado antibiótico ou qualquer outro antimicrobiano nos últimos três meses e indivíduos que não concordaram em participar do estudo. Em seguida, as amostras foram semeadas em meio Ágar Sabouraud+50mg/L de clorofenicol, contido em placas de Petri, incubadas a 37ºC por 72h. A identificação de espécies de Candida foi realizada com base no CHROMagar Candida por alteração da coloração da colônia, após 48h a 37ºC. A identificação presuntiva da espécie de Candida spp. por meio da formação do tubo germinativo, utilizou-se de 500 ml de soro bovino estéril depositado em eppendorfs, acrescido de uma alçada da colônia após analisada e incubada à 37ºC por até 3 horas. Para visualização do tubo germinativo, uma gota de suspensão foi colocada em lâmina e observada à microscopia de luz. A presença do tubo germinativo indicou positividade para o teste.
RESULTADOS:
As amostras coletadas e semeadas de 42 pacientes determinaram uma prevalência de Candida no interior da bolsa periodontal de 25,81% dos pacientes com periodontite. Na realização do teste cromogênico, 75% apresentaram-se de coloração verde, sendo identificadas como Candida albicans, 16,66% apresentaram com a coloração azul, indicando a Candida tropicalis e os outros 8,33% mostraram-se brancas, com leves tons róseos pálidos ao meio CHROMagarTM Cândida, o que reflete a presença de Candida glabrata. O teste do tudo germinativo detectou que 66,67% das colônias isoladas eram de Candida albicans, enquanto que 33,33% seriam de outras espécies, evidenciando que 52,94% das leveduras identificadas pelo teste cromogênico, 47,05% delas seriam de Candida albicans. Os dados foram tabulados, armazenados em planilhas do Excel e os resultados obtidos foram analisados de forma descritiva.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados obtidos neste estudo, pode-se concluir que a Candida albicans foi a espécie mais encontrada no conteúdo microbiano do biofilme subgengival, seguida da Candida tropicalis e Candida glabrata.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Bolsa Periodontal, Candida, Periodontite.