62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
DENGUE NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES, COARI-AM: ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E O PRIMEIRO SURTO EPIDÊMICO OCORRIDO NESSA REGIÃO
Kayla Fabrina Cavalcante de Souza 1
Allyson Guimarães da Costa 1
Jefferson Dantas dos Santos 1
Jemmis Karters Tomé da Conceição 1
Priscilla Heckmann Alecrim 1
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1
1. Inst. de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:
A Dengue é uma das doenças que apresenta quadro clínico de início repentino e amplo, variando desde formas oligossintomáticas e sintomáticas até quadros graves com hemorragias e choque. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde - OMS, 80 milhões de pessoas são infectadas anualmente, com cerca de 550 mil hospitalizações e 20 mil óbitos. Destas, aproximadamente 50 milhões encontram-se em regiões tropicais e subtropicais, levando-se em consideração que atualmente 2,5 a 3 bilhões de pessoas vivam expostas ao risco de serem infectadas por esta arbovirose. Etiologicamente o seu agente causador é um vírus pertencente à família flaviviridae com genoma RNA e quatro sorotipos conhecidos (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4)12. Sua transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti, principal vetor. No Brasil, apresentou sua primeira epidemia no inicio da década de 80, no estado de Roraima, enquanto que o estado do Amazonas só viria a apresentar casos de dengue a partir de 1998, com o primeiro surto ocorrido em Manaus, com casos alóctones em alguns municípios interioranos. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo demonstrar as características epidemiológicas dos indivíduos acometidos por dengue, sua prevalência e seu surto epidêmico na região do Médio Solimões, Coari, Amazonas, no período de 2008 e 2009.
METODOLOGIA:
Foram analisados dados epidemiológicos obtidos na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Coari-AM, a partir das fichas de notificação do SINAN. Ressaltando que estes dados foram obtidos durante atendimento dos pacientes no Hospital Regional de Coari ou nas Unidades Básicas de Saúde e em seguida colida sorologia destes e enviadas aos centros de referência (Laboratório Central - LACEN, em Manaus-AM e Instituto Evandro Chagas - IEC, em Belém-PA) para diagnóstico através da técnica Imunoenzimática (ELISA) que detecta anticorpos das classes IgM e IgG, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde. Confirmado o diagnóstico pelo teste laboratorial, as fichas notificadas foram resgatadas e assinaladas para posterior submissão no sistema online do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). As variáveis analisadas foram: Casos confirmados, gênero (sexo), faixa etária e casos com complicações.
RESULTADOS:
A análise dos dados demonstrou que no ano de 2008 foram notificados 635 casos suspeitos de dengue, sendo 417 positivos, enquanto que em 2009 houve uma considerável queda nos números com 368 casos notificados e 222 casos positivos de dengue. Quando analisamos os dados por gênero (sexo) dos casos confirmados, observamos que os indivíduos do sexo feminino representam 55,7% dos casos e do sexo masculino 44,3% no ano de 2008, enquanto que em 2009, o sexo feminino representou 52,3% e o sexo masculino 47,7%. Quando analisado os dados por faixa etária, observamos que tanto em 2008 quanto em 2009, o maior número de casos ocorreu em indivíduos com faixas etárias entre 10 e 49 anos. Por fim, observou-se que nos dois anos estudados (2008-2009) foram notificados casos com formas graves de dengue, sendo 08 casos de Dengue com Complicações (DCC), 03 casos de Síndrome do Choque da Dengue (SCD) e 01 caso de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), diagnosticados clinicamente (Anamnese e Exame físico) e laboratorialmente (Plaquetopenia e Hemograma).
CONCLUSÃO:
Deste modo, concluí-se que durante o período estudado houve um surto epidêmico de dengue na cidade de Coari - AM, e verificou-se que não há diferenças significativas quanto aos números de casos positivos por sexo, que as faixas etárias mais atingidas compreendem os intervalos de 10-49 anos, ou seja, os economicamente ativos e que durante o período de surto epidêmico observou-se a presença de indivíduos infectados com complicações como DCC, SDC e FHD. Ressaltando que a melhor maneira de controlar o aumento de casos de dengue é combatendo os criadouros dos mosquitos, através de campanhas de eliminação de criadouros e conscientização da população das áreas afetadas e de risco.
Instituição de Fomento: FAPEAM; CNPq; UFAM; SEMSA-COARI
Palavras-chave: Dengue;, Aspectos Epidemiológicos; , Coari-Amazonas..