62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
INFLUÊNCIA DO SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO DE AROEIRA (Myracrodruon urundeuva Fr. All.)
Vinícius Varanda Machado 1
Amanda Georgina Ferreira da Silva 1
Paola Oliveira Caires Dias 1
Diego tyszka Martinez 2
1. Graduando de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT
2. Prof.Msc./Orientador-Departamento de Engenharia Florestal/UFMT
INTRODUÇÃO:

Myracrodruon urundeuva Fr. All. (família Anacardiaceae), conhecida como aroeira, é uma árvore de grande importância econômica e ecológica, ocorrendo na caatinga, cerrado e ainda em florestas pluviais. Pertence ao grupo ecológico das espécies secundárias tardias, apresentando preferência por solos calcários e de alta fertilidade. Sua madeira apresenta alta densidade e resistência ao ataque de cupins e fungos, sendo muito empregada em obras externas, postes, dormentes para ferrovia, armação de pontes, moirões, estacas de cercas e moenda de engenhos. Devido a estes potenciais de uso, foi intensamente explorada nas regiões onde ocorre, com isso esta ameaçada de extinção. Tendo em vista a importância desta espécie e a sua vulnerabilidade, torna-se necessário conhecer suas técnicas de plantio, considerando que o êxito no plantio de espécies nativas depende, dentre outros fatores, do conhecimento acerca de sua germinação. Os substratos utilizados nos testes de germinação também apresentam grande influência na sua emergência, a sua escolha deve ser feita em função das exigências da semente, em relação ao seu tamanho e formato. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar 3 diferentes substratos e definir o mais adequado para o estabelecimento e desenvolvimento da espécie.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido no laboratório de Sementes Florestais do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.  As sementes foram coletadas na região de Cuiabá-MT e obtidas logo após o seu processo de maturação. Depois de beneficiadas, foram iniciados os testes de germinação e procurou-se estudar a influência de diferentes substratos no seu desenvolvimento. Os substratos utilizados foram: areia (T1), vermiculita (T2) e plantmax (T3), sendo os tratamentos dispostos em delineamento de blocos ao acaso com 4 (quatro) repetições de 20 (vinte) sementes cada. Compararam-se os tratamentos pela análise de variância e as médias pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade, avaliaram-se os parâmetros de germinação (%) e índice de velocidade de germinação (IVG) das mesmas, sendo consideradas germinadas as sementes que obtiveram a protusão do embrião.

RESULTADOS:

Dentre os substratos testados neste estudo verificou-se através da análise de variância que houve diferença estatística significativa, com destaque para o T3 e T2, os quais não se diferenciaram estatisticamente, segundo teste de Tukey, apresentando os maiores percentuais de germinação, 87,5% e 70%, respectivamente. O T1 apresentou o menor percentual de germinação, o que demonstra não ser favorável a germinação com este substrato.  Em relação ao índice de velocidade de germinação médio, o T3 foi mais eficiente que o T2 e T1, com 5,263874, 3,990842, e 3,462798, respectivamente.

CONCLUSÃO:

Dos três substratos analisados, o Plantmax (T3) foi o que proporcionou a obtenção dos resultados mais eficientes em percentuais de germinação e índice de velocidade de germinação.

Palavras-chave: Desenvolvimento, Produção de mudas, Índice de Velocidade de Germinação.