62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS  SOBRE A TEMÁTICA  DOS PLÁSTICOS
Danilo Gomes da Costa 1
Henrique Nardiê Correa da Silva 1
Maria Dulcimar de Brito Silva 1
Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves 1
1. Universidade do Estado do Pará
INTRODUÇÃO:

A partir dos questionários aplicados na Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata, verificamos que os alunos possuem pouco conhecimento sobre a temática dos plásticos, e quando possuíam algum conhecimento sobre este tema não conseguiam relacioná-lo com a disciplina Química. Essa situação é reflexo do atual Ensino de Química nas escolas, pois as aulas continuam baseadas em métodos tradicionais onde o aluno acaba sendo um agente passivo no processo ensino aprendizagem. Para mudar este cenário se faz necessário o emprego de temáticas que sejam contextualizadas com os conteúdos de Química e que se aproxime da realidade dos alunos, tornando as aulas mais atrativas, fazendo com que haja maior interesse no desenvolvimento da disciplina. Neste sentido, o Ensino de Química tem como objetivo transmitir conhecimentos que possibilite ao aluno um posicionamento crítico que possa ser utilizado dentro e fora da sala de aula.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata pertencente a rede pública de ensino do Estado do Pará, localizada no município de Belém. O universo pesquisado constituiu-se de 18 alunos da 3ª série do Ensino Médio da referida escola. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas, que permitiu analisar o que os alunos compreendem sobre a temática plásticos, tais como: o que constitui o plástico, as matérias primas utilizadas, problemas ambientais, reciclagem, coleta seletiva e de que forma este assunto está sendo desenvolvido na escola de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula.

RESULTADOS:

Após análise dos questionários aplicados aos alunos da 3º Série do Ensino Médio, verificamos que quando questionados sobre a constituição do plástico 55,5% dos alunos não souberam responder, 17,0% afirmaram que o plástico é um material orgânico e 27,5 % responderam que o plástico é um produto sintético. Sobre as matérias primas utilizadas na confecção dos plásticos, 94,5% não sabiam as fontes utilizadas para produzir os mesmos, somente 5,5% afirmaram que o petróleo é a matéria - prima para a produção dos plásticos. 100,0% entendem que a utilização dos plásticos podem causar problemas ambientais para a sociedade, também compreendem que a reciclagem é um processo de reaproveitamento de materiais para amenizar os impactos ambientais causados pelos plásticos. A cerca da coleta seletiva, 44,5% responderam que nos seus bairros existe, porém os mesmos associam coleta seletiva, ao serviço regular de coleta do lixo, os demais 55,5% responderam que não existe coleta seletiva do lixo nos bairros onde residem. Também verificamos que na escola investigada não existem projetos que tratem desta temática.

CONCLUSÃO:

Apesar das inúmeras tentativas de se adequar os conteúdos de Química a realidade do aluno, constatamos que as aulas de Química continuam sendo ministradas pelo método tradicional. Através da pesquisa realizada, identificamos as dificuldades que os alunos encontram para compreender a temática plásticos.Tal situação pode ser modificada com o emprego de aulas relacionadas a esta temática com os conteúdos do ensino médio, e a elaboração de projetos que abordem a temática em questão, pois assim proporcionaremos aos alunos um conhecimento voltado para o seu cotidiano, preparando os mesmos para atuarem de forma crítica junto à sociedade.

Palavras-chave: Ensino de Química, Plásticos, Escola Pública.