62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
O CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E DO DIABETES MELLITUS: ÍNDICES DE PRESSÃO ARTERIAL (HA) E GLICEMIA CAPILAR (GC) EM USUÁRIOS DA USF DE NOVA CIDADE EM NATAL/RN
Amanda Louise de Medeiros França 1
Ericka Cecilia Resende de Souza 1
Loraine Machado de Araújo 1
Patrícia Jeanne Belo Vasconscelos Monteiro Cavalcanti 1
Vilane Medeiros de Araújo Nunes 2
Rosimeire Fontes de Queiroz 3
1. Depto.de Enfermagem - UFRN
2. Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN
3. Profª. Ms./Orientadora - Depto.de Enfermagem - UFRN
INTRODUÇÃO:
O aumento da expectativa de vida, provocado pelo crescimento científico e tecnológico tem exposto a população ao risco para doenças crônicas como a diabetes mellitus (DM) e a hipertensão arterial (HA), o que exige a necessidade de ações. A HA e a DM são os principais fatores de risco para o aumento da probabilidade de doenças cardiovasculares. A HA afeta de 11 a 20% da população acima de 20 anos e o DM 7,6% da população adulta. Com freqüência, essas doenças levam à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, sua família e a sociedade. Com a implantação do Programa Nacional de Controle da Hipertensão Arterial e Programa Nacional do Controle do Diabetes (HIPERDIA) pelo Ministério da Saúde (MS), houve uma otimização do compartilhamento de dados, ao mesmo tempo em que colaborou para uma investigação do perfil epidemiológico da população.  O objetivo desse estudo é apresentar os índices de pressão arterial (HA) e glicemia capilar (GC) de usuários da USF de Nova Cidade em Natal/RN.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com 166 usuários da USF de Nova Cidade, localizada no distrito Oeste da cidade de Natal/RN. A coleta de dados foi realizada durante o dia nacional do diabético por oito acadêmicas de enfermagem, previamente orientadas e divididos em duplas e procedimentos (acolhimento, verificação de pressão arterial (PA), realização da glicemia capilar (GC) e palestra sobre os cuidados com o pé diabético). Para a coleta de dados foi elaborado um formulário para o registro dos resultados, como, dados sócio-demográficos, medida da PA, resultado da glicemia capilar. Na análise das informações obtidas foram utilizados os parâmetros do manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, onde a PA é considerada normal quando a PA sistólica <139mmhg e PA diastólica <85mmhg, enquanto que a GC é tida com sendo normal se o valor for até 100mg/dl. A análise foi baseada na leitura das estatísticas descritivas, bem como, na análise dos valores encontrados.
RESULTADOS:
Os dados revelam que houve maior participação da faixa etária entre 30 aos 60 anos (60,24%) e maiores que 61 anos (33,13%). O sexo feminino está em número superior na amostra com 136 participantes (81,9%), podendo indicar o aumento na prevalência de HA, entretanto, este número alto pode estar associado à maior busca do sexo feminino pelos serviços de saúde. Os indivíduos de sexo feminino de 60 anos ou mais na classificação da HA leve, seguido de HA moderada e HA grave foram predominantes, totalizando 19 casos nesta faixa etária. Os dados revelam uma tendência à elevação da HA, pois 51 dos 166 usuários apresentaram níveis de PA alterada. Esses achados indicam um aumento da prevalência de HA com a idade, pois até os 55 anos ela é mais elevada nos indivíduos do sexo masculino e após essa idade é igual para ambos os sexos. Há um predomínio do sexo feminino de 30 a 60 anos nas classificações de GC entre exame duvidoso, exame alterado, provável DM e muito provável DM. É importante ressaltar que os resultados indicam uma tendência do aumento da prevalência de DM tendo em vista que dos 118 participantes que realizaram a GC, 64 destes apresentaram valores glicêmicos variando entre exame duvidoso a muito provável DM, representando um resultado de 54,2%.
CONCLUSÃO:
Os dados encontrados revelam uma tendência à elevação da HA e da DM. Isso nos faz compreender a relevância de ações como a que realizamos, pois mesmo sendo desempenhada em um dia detectamos um número relevante de casos. Desta forma, a estratégia do MS para promover a saúde e prevenir as doenças crônicas não transmissíveis consiste em trabalhar ativamente as mudanças do estilo de vida que predispõem ao surgimento e agravamento dessas doenças: sedentarismo, tabagismo, obesidade e alcoolismo. Além de garantir ao usuário tanto a redução como a sustentação à níveis satisfatórios dos níveis pressóricos por longo prazo. A diminuição da PA deve ser alcançada de forma gradativa e cuidadosa de maneira que venha minimizar os efeitos colaterais e suas complicações. Diante dos resultados as equipes do PSF de Nova Cidade têm papel fundamental no controle da morbi-mortalidade destes agravos através do acompanhamento e monitoramento feito no programa HIPERDIA.
Palavras-chave: Enfermagem, Hiperdia, Promoção à saúde.