62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 2. Analise Toxicológica
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE FERRITINA EM RELAÇÃO AO SEXO DA POPULAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
Maria das Graças Lopes Câmara 1
Vanessa Petrina Silva Soares 1
Iuri Nicholl Freitas da Silva Pinto 1
Márcia Alice da Silva Santiago 1
Valdjane Saldanha 3
Telma Maria Araújo Moura Lemos 2
1. Graduando, Faculdade de Farmácia/UFRN
2. Profa Dra/Orientadora-Departamento de Análise Clínicas e Toxicológicas/UFRN
3. Farmacêutica, Faculdade de Farmácia/UFRN
INTRODUÇÃO:
A ferritina é a principal proteína envolvida no armazenamento do ferro, sendo encontrada no meio intracelular e também como constituinte normal do plasma. Ela está presente principalmente em órgãos como fígado, baço, medula óssea e rim como fonte de reserva principal de ferro, apresentando função protetora contra o efeito tóxico de seu excesso e capaz de manter uma reserva disponível principalmente à eritropoiese (EMERIT et al., 2001; RAMAKRISHNAN et al., 2002). As aplicações clínicas da dosagem de ferritina sérica têm sido consideravelmente revistas, uma vez que esta proteína desempenha um papel importante no diagnóstico clínico, tanto da deficiência como do excesso de ferro, e também na avaliação das condições e tratamentos ameaçadores de seu equilíbrio (FLEMING et al., 2001).Tradicionalmente, a hemocromatose é descrita como uma desordem hereditária do metabolismo do ferro, caracterizada por sua sobrecarga progressiva, principalmente nas células parenquimais do fígado, pâncreas, hipófise, gônadas e coração, provocando alterações estruturais e funcionais de importância clínica bastante considerável culminando com um aumento considerável de ferritina no sangue (BRISSOT et al., 2000; SOUZA et al., 2001).
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com número do processo CEP: 036/07. Foram convidados a participar da pesquisa 2.237 indivíduos, de forma aleatória, em vários municípios das 4 mesorregiões do Estado (leste potiguar, agreste potiguar, central potiguar e oeste potiguar) (IBGE, 2007). Foram coletados 10 mL de sangue periférico, por punção venosa após jejum de 12-14h horas de todos os voluntários para a realização da concentração da Ferritina e o eritrograma. O Eritrograma, contagem global de leucócitos e plaquetas foram mensurados no aparelho ABX MICROS 60 OT e a determinação da ferritina sérica foi realizada utilizado o kit da IMMULITE 1000 da Diagnostic Products Corporation (DPC) através de ensaio imunométrico em fase sólida quimioluminescente de 01 ciclo. A análise estatística foi realizada utilizando-se o programa computacional SPSS da Windows versão 11.0, Epi Info 3.3.2 e Graph pad instant (versão 3.03). Os níveis em percentis e os intervalos de confiança apropriados foram usados como valores de referência propostos. O valor de probabilidade (p) menor que 0,05 foi considerado como significante.
RESULTADOS:
Observou-se que 44% dos voluntários foram do sexo masculino e 56% do sexo feminino. Após análise da ferritina em relação ao sexo podemos observar que os indivíduos do sexo masculino apresentaram valores bem mais elevados que os indivíduos do sexo feminino. Através de análise através do Box plot foi possível observar que 25% dos homens tiveram concentrações de ferritina abaixo de 90,30 ng/dL; 50% dos homens valores de ferritina igual ou inferior a 156,25 ng/dL e 75% valores igual ou inferior a 229,0 ng/dL. Comparativamente, no grupo feminino, 25% apresentam valores de ferritina abaixo de 38,80 ng/dL; 50% valores de ferritina abaixo ou igual a 65,0 ng/dL e 75% ferritina abaixo ou igual a 119,0 ng/dL. O diagrama de dispersão da concentração da ferritina sérica correlacionada à idade mostrou uma correlação positiva entre a concentração de ferritina e a idade dos indivíduos do sexo masculino e feminino, podendo inferir que na medida em que aumenta a idade, os valores da concentração de ferritina sérica tendem a aumentar para ambos os sexos.
CONCLUSÃO:
Mediante os resultados obtidos podemos concluir que a concentração de ferritina sérica se eleva com a idade, para ambos os sexos.
Instituição de Fomento: CNPQ e UFRN
Palavras-chave: Ferritina, Hemocromatose, correlação linear.