62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE COMPARATIVA DA ASSOCIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS DIARRÉICAS E INDICADORES DEMOGRÁFICOS, SOCIOECONÔMICOS E DE SANEAMENTO BÁSICO EM QUATRO ESTADOS DO NORDESTE ORIENTAL DO BRASIL
Alan dos santos Brasil 1
Cayo Farias Pereira 1
Celeide Maria Belmont Sabino Meira 1
Ruth Silveira do Nascimento 1
Rui de Oliveira 2, 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
2. prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
A falta de saneamento básico afeta não somente a saúde da população como também o turismo, o trabalho e, até mesmo, a educação. No passado, os projetos de saneamento preocupavam-se apenas com a saúde do homem, visão esta tida como higienista, mas, ao longo do tempo, essa visão incorporou o impacto econômico e, recentemente, passou a ter também um enfoque ambiental. Agora os projetos não apenas enfocam a saúde e a produtividade do homem, mas, também, a conservação do meio físico e biótico. Cerca de um milhão e meio de crianças morrem a cada ano nos países subdesenvolvidos em conseqüência de doenças diarréicas, segunda maior causa de morte em crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, sendo conhecido que benefícios específicos de intervenções de Saneamento Básico contribuem para a diminuição da morbi-mortalidade devido às doenças diarréicas (TEIXEIRA, 2003). O presente trabalho tem como objetivo estudar a relação entre o Saneamento Básico e a prevalência de doenças diarréicas em quatro estados da Região Nordeste do Brasil: Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, buscando o entendimento entre saneamento e saúde, além de contribuir para que os gestores possam analisar de forma mais precisa como e aonde medidas e ações preventivas devem ser tomadas e os recursos destinados.
METODOLOGIA:
O método epidemiológico empregado é um estudo ecológico, utilizando agregados populacionais como unidade de análise. A base de informações é composta por dados secundários provenientes dos "Indicadores e dados básicos para a saúde 2008" disponibilizados pelo Ministério da Saúde, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, além de dados básicos fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram estudados, no período de 1996 a 2006, os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, todos do Nordeste Oriental do Brasil, apresentando inúmeras similaridades especialmente em termos econômicos e de desenvolvimento humano, sendo os respectivos IDHs 0,633, 0,678, 0,702 e 0,687. O indicador epidemiológico estudado, mortalidade infantil por doenças diarréicas, foi analisado através de regressões lineares com o indicador demográfico, os indicadores sócio-econômicos, o indicador de gasto público e os indicadores de cobertura por serviços de saúde e de saneamento, estabelecidas "uma a uma", de modo a avaliar as relações entre o indicador epidemiológico (variável dependente) e os demais indicadores (variáveis independentes), descrevendo-as de forma comparativa. Para tal análise foi utilizado o software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 13.0.
RESULTADOS:
O indicador epidemiológico utilizado na análise foi constituído pelos valores da mortalidade por doença diarréica aguda em menores de 5 anos de idade. Tal indicador serve como base para a análise das variações populacionais, geográficas e temporais de mortalidade de menores de cinco anos por doença diarréica aguda, identificando situações que requerem ações e estudos específicos que contribuirão na avaliação dos níveis de saúde e de desenvolvimento sócio-econômico da população. O banco de dados "indicadores e dados básicos para a saúde 2008" contém informações sobre os indicadores, como eles foram coletados e processados, além da descontinuidade da alimentação do banco de dados, como no caso do valor do gasto total (em milhões) com saúde entre os anos de 1996 e 1999, a proporção de pobres, que no ano de 2000 não foi computada, e o número de residências atendidas pela rede de esgotamento sanitário no ano de 2003 que, também, não foi informado. A confiabilidade dos dados caracteriza-se como fator limitante no estudo, pois é decorrente da má informação ao banco de dados do Ministério da Saúde. Isto foi evidenciado no presente estudo, tendo contribuído para inviabilizar maiores relações sobre os estados de Alagoas e Sergipe.
CONCLUSÃO:
O estudo demonstrou o claro relacionamento do indicador epidemiológico com a evolução do saneamento básico, através de regressões lineares negativas, nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Ficou patente que a maior disponibilidade de recursos para aplicação em saúde está associada a menores níveis de mortalidade por diarréia aguda em crianças menores de cinco anos. Para o estado de Sergipe, apesar das regressões lineares apresentarem coeficientes de determinação relativamente baixos, ainda assim, ficou evidenciado que investimentos feitos para elevar a cobertura do saneamento básico, refletiram na melhoria da qualidade de vida da população. O estado de Alagoas foi o único a não apresentar nenhuma regressão linear válida, podendo isto estar relacionado à inconsistência dos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e/ou à ineficácia das gestões públicas naquele estado.
Palavras-chave: Condições de Saneamento Básico, Doenças Diarréicas, Mortalidade Infantil.