62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 5. Protozoologia de Parasitos
CONDIÇÕES SANITÁRIAS E AMBIENTAIS RELACIONADAS COM A OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITOS, COM ÊNFASE EM Giardia lamblia E Entamoeba spp, EM ALUNOS DA PERIFERIA DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS, BRASIL.
Márcio Bezerra Santos 1
Flávia Silva Damasceno 1
Wellyngton Chaves Monteiro da Silva 1
Loane Márzia Lopes Costa 2
1. Departamento de Biologia -Campus II da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
2. Profª Orientadora - Departamento de Biologia do Campus II da UNEAL
INTRODUÇÃO:
As enteroparasitoses ainda representam um sério problema de saúde pública e estão diretamente relacionadas com a história socioeconômica e o nível educacional de uma população. A freqüência de giardíase e amebíase apresenta uma distribuição mundial variada. Enquanto nos países desenvolvidos a taxa é relativamente baixa, com ocorrência eventual de surtos, nos países em desenvolvimento sua freqüência é elevada e configura um problema crônico. Na maioria dos casos, essas doenças são assintomáticas, no entanto, quando apresentam sintomas, exercem importante influência sobre o estado nutricional, crescimento e função cognitiva de crianças em idade escolar. As escolas municipais da periferia de Santana do Ipanema, Alagoas, localizam-se em áreas onde inexistem condições de infra-estrutura adequada à sobrevivência de seus moradores, com ruas sem pavimentação e falta de saneamento básico. Estes aspectos tornam os escolares dessa região vulneráveis a infecções por enteroparasitos. Esta pesquisa objetivou relacionar as condições sanitárias e ambientais com a ocorrência de enteroparasitos, ênfase em Giardia lamblia e Entamoeba spp, em alunos da periferia de Santana do Ipanema - AL.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a julho de 2009, em quatro escolas distribuídas em bairros da periferia de Santana do Ipanema, onde foram pesquisados 120 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o que representou 37% do total. Aplicou-se um questionário para obter dados sobre as condições sanitárias e ambientais das residências e ruas dos escolares. Posteriormente foram distribuídos coletores nas escolas para a coleta de material coprológico. O material recolhido foi encaminhado ao Laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus II, para a realização de análises laboratoriais segundo o método de Sedimentação Espontânea de Hoffman, Pons & Janer (1934). O material fecal foi colocado em cálices de sedimentação por um período de 24 horas e em seguida foram preparadas 3 lâminas de cada amostra, coradas com lugol, e analisadas em microscópio óptico.
RESULTADOS:
Constatou-se que em 25,8% dos domicílios não há tratamento da água, 30,8% lançam os dejetos a céu aberto e que 95% dos responsáveis pelos escolares não concluíram o Ensino Fundamental. Foi verificado que 74,2% dos alunos pesquisados apresentam algum enteroparasito. Do grupo dos protozoários pesquisados, foram identificados Giardia lamblia (36%), Entamoeba coli (15,4%) e Entamoeba histolytica/dispar (6,3%). Além desses parasitos, foram encontrados os helmintos Ascaris lumbricoides (23,4%), Hymenolepis nana (6,3%) e Trichuris trichiura (3,6%). Observou-se também que 20,3% dos escolares apresentaram poliparasitismo. Ao analisar a fonte de abastecimento de água do domicílio, observou-se que 53,21% dos alunos que utilizam água da rede pública foram positivos para G. lamblia e Entamoeba spp, enquanto naqueles que obtém água de outras fontes, 54,54% foram positivos, isso indica que mesmo o sistema de abastecimento público apresenta precariedade no tratamento da água e/ou reflete a falta de higiene domiciliar. Referente ao consumo de água tratada, 49,43% dos alunos foram positivos para aqueles protozoários, já no grupo dos que utilizavam água sem tratamento 64,51% apresentou algum parasito, destacando a necessidade de cuidados higiênicos no combate às infecções parasitárias.
CONCLUSÃO:
Estes resultados evidenciam um quadro de alta ocorrência de parasitos intestinais nos alunos pesquisados e demonstram que as condições sanitárias e ambientais em que o aluno está inserido interferem diretamente no índice de contaminação por protozoários parasitos, tratando-se, portanto, de forma mais abrangente, de uma questão de educação em saúde, sobretudo os cuidados com o tratamento da água e hortaliças consumidas cruas. Isso implica notadamente a necessidade de uma intervenção com políticas públicas e educação sanitária, visando reduzir os valores alarmantes de enteroparasitoses identificadas.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: Escolares, Condições Sanitárias, Protozoários.