62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COLIGACIONISTAS DO PSDB NAS ELEIÇÕES MAJORITÁRIAS ESTADUAIS (1990-2006)
Josimar Gonçalves da Silva 1
Silvana Krause 2
1. Faculdade de Ciências Sociais - FCS, Universidade Federal de Goiás - UFG.
2. Profa. Dra./Orientadora - Faculdade de Ciências Sociais - UFG.
INTRODUÇÃO:
Desde sua fundação, o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB - possui ideais que nortearam a sua criação. É o mais jovem dos grandes partidos brasileiros. Não há, na história brasileira, registro de um partido político que tenha crescido tão rapidamente, tanto em termos de organização quanto em resultados eleitorais. Após dez anos de sua criação, o PSDB já estava presente em todo o território nacional, com mais de um milhão de filiados e vitórias sucessivas em todas as eleições realizadas desde então (ROMA, 2002). Este estudo realizou-se com base no exame da evolução da política de coligações do PSDB nas eleições majoritárias estaduais brasileiras entre os anos de 1990 e 2006. Dentro dessa perspectiva, as análises que procuram observar as coligações eleitorais do PSDB contribuem para o debate sobre as tendências do desenvolvimento dos partidos e do sistema partidário brasileiro. Assim, foi desenvolvido um estudo capaz de revelar como o Partido da Social Democracia Brasileira estabeleceu suas coligações nas eleições majoritárias na nova democracia brasileira. A investigação norteou-se também, em traçar um perfil dessas coligações na intenção de identificar os fatores explicativos das estratégias de coligação do PSDB.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com o alicerce em dados de coligações eleitorais fornecidos pelo TSE e pelos TREs dos estados brasileiros. Para a avaliação das estratégias eleitorais das coligações para os executivos estaduais, realizadas pelo PSDB (considerado como no centro do espectro ideológico), foram comparadas as estratégias de coligação dos diferentes estados da federação. A intenção foi avaliar as vitórias e derrotas reveladas nas eleições de acordo com o perfil ideológico das coligações estabelecidas pelo PSDB, com o propósito de revelar o nível de sucessos e insucessos das coligações realizadas nas diferentes unidades da federação. Os critérios de classificação das coligações realizadas pelo PSDB obedeceram às seguintes definições: 1) a coligação ao governo do estado deve ter a participação do partido; 2) caso os partidos coligados fossem apenas de esquerda, a coligação foi considerada como "coligação com partidos de esquerda"; 3) caso os partidos participantes da coligação fossem apenas de direita, a coligação foi considerada como "coligação com partidos de direita"; 4) quando a coligação envolvia partidos de diversas posições ideológicas, a coligação foi classificada como "inconsistente" o que levou a consideração da mesma como sendo de característica mista.
RESULTADOS:
A ampla utilização de coligações partidárias nas disputas eleitorais é uma das características marcantes da vida política brasileira. As coligações estavam presentes no período democrático de 1945-1964 e foram retomadas após a redemocratização, em 1985 (SOUSA, 2006). Nesse sentido, as coligações eleitorais foram novamente permitidas a partir de meados da década de 80, através da Lei nº. 7.454. O PSDB não possui uma política de coligações ideologicamente consistentes. Com o aumento do número de coligações realizadas pelo partido, e paralelamente com a redução dos casos em que o partido foi à disputa eleitoral sozinho, percebe-se facilmente que o PSDB tem aumentado a sua estratégia eleitoral de buscar mais aliados nas coligações a fim de ter resultados eleitorais satisfatórios. Os dados desagregados por estado descrevem um partido mais preocupado em privilegiar as oportunidades de, se possível, eleger o seu candidato ou, ao menos, de participar de um futuro governo com outros partidos do que simplesmente de demarcar determinada posição ideológica ou pragmática.
CONCLUSÃO:
O estudo buscou encontrar evidências empíricas capazes de fundamentar a relação entre o padrão de coligações e desempenho eleitoral do PSDB. O crescimento eleitoral do partido esteve associado, entre outros fatores, à formalização de coligações com partidos de direita. A configuração das coligações do PSDB é alterada durante o tempo, com o partido aliando-se mais com partidos de espectro ideológico de direita. Isso indica uma postura diante das eleições em que, ocupar espaço e marcar posição são objetivos relevantes. A alteração das estratégias de competição influenciou os resultados dessas eleições. Os resultados sugerem a inviabilidade de uma candidatura isolada ou coligada com a esquerda numa eleição majoritária estadual, esteja o PSDB localizado no centro do espectro ideológico. A melhor estratégia para o partido político vencer uma eleição foi formalizar coligações com partidos de direita. A estratégia de competição e o desempenho do PSDB nas eleições para governador foram diferentes nas eleições de 1990 a 2006. Desse modo, o partido fez escolhas que, do ponto de vista lógico, podem ser consideradas como racionais as configurações do espaço político para a competição partidária. Assim, é possível entender que o PSDB realizou uma mudança nas suas estratégias de coligações em prol de uma maior viabilidade eleitoral.
Palavras-chave: Partidos políticos, Eleições, Coligações eleitorais.