62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
O GÊNERO CAPA DE REVISTA: DESCRIÇÃO DE SEUS ASPECTOS SÓCIO-INTERATIVOS
Monique Alves Vitorino 1
Ângela Paiva Dionísio 2
1. Programa da Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Profa. Dra./Orientadora, Programa da Pós-Graduação em Letras - UFPE
INTRODUÇÃO:
Em seu suporte impresso, capas de revistas circulam indiscriminadamente, interpretando fatos, divulgando opiniões e ideologias, vendendo tendências e levantando polêmicas. São o carro-chefe de edições que, no ínterim dos discursos publicitário e jornalístico, se pretendem objetivas e imparciais, por isso possuem uma cuidadosa composição verbal e visual, com o intuito de despertar a atenção do leitor, visto pelos seus enunciadores primordialmente como um consumidor a ser seduzido. Nesse sentido, objetivamos com esta pesquisa descrever esse gênero textual em seu conteúdo semântico, traços formais e valor pragmático como ação social, observando as características que fazem da capa de revista um gênero. Temos como base a perspectiva da teoria sócio-interativa dos gêneros textuais defendida por Miller (2009) e Bazerman (2006). Assim, cremos que os gêneros têm impacto no modo como as pessoas usam a língua e organizam suas atividades sociais, por isso seu estudo pode contribuir para uma melhor compreensão de como as pessoas operam na sociedade e na cultura.
METODOLOGIA:
Observamos, de modo qualitativo-interpretativo, um exemplo de capa impresso da revista Veja (atualidades), da Superinteressante (divulgação científica) e da revista Nova (feminina), comparando com a apresentação desse gênero nas home pages das mesmas revistas, destacando o que faz a capa ser reconhecida como tal em diferentes situações comunicativas. Nesse sentido, seguimos Miller (2009) e sua proposta etnometodológica dos gêneros, para observar os traços que definem o nosso objeto de estudo e descrevê-lo examinando seu conteúdo semântico, suas características formais e suas ações pragmáticas.
RESULTADOS:
As capas de revistas exigem um processo de elaboração complexo. Seu enunciador é representado por uma equipe, que possui uma intenção em comum com a linha ideológica da revista para a escolha da unidade temática que direcionará o resultado final. Tal unidade traz a antecipação do que será exposto na edição e é expressa verbal e visualmente, sendo responsável pela categorização da revista. Quanto à forma, os componentes verbais e visuais se distribuem por campos, esquematicamente, de modo relativamente estável, sendo os principais: i) o campo, na parte superior do suporte, destinado ao título da publicação, podendo figurar centralizado, ajustado à direita ou à esquerda; ii) o campo maior, onde se encontra a imagem principal centralizada; iii) a manchete principal ocupa campo específico, a qual é acompanhada de um subtítulo menos saliente; e iv) os outros destaques são localizados tanto na parte de superior ou inferior da imagem, à esquerda ou à direita. A ação sócio-pragmática altera o comportamento do sujeito através de ideologias, identidades e relações de poder veiculados pelo texto.
CONCLUSÃO:
Ao fazermos a comparação da capa de revista impressa e na home page, percebemos que as características - forma e ação sócio-pragmática - do gênero mudam, mas ainda assim ele continua sendo reconhecido como tal. Assim, por criar uma percepção diferente, que gera uma compreensão diferente, na internet a capa perde o caráter de apresentação da revista e seu conteúdo (pelo menos o verbal) não é buscado nela, mas sim na própria home page.Vimos que um modo de ver a capa na internet diz que os gêneros se renovam e se adaptam aos novos contextos, ou seja, a forma retórica se ajusta à exigência do meio e se tornam recorrentes. Podemos concluir que, na internet, a capa é caracterizada muito mais por seus traços formais/visuais do que semânticos ou pragmáticos
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Capa de revista, Gênero textual, Descrição.