62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo |
DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO CURRÍCULO DO PROEJA: ANÁLISE DAS RECONTEXTUALIZAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA |
Pedro Ivo Bernardo de Santana Silva 1 Edilene Rocha Guimarães 2 |
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE 2. Profa. Dra./Orientadora - Instituto Federal de Pernambuco - IFPE |
INTRODUÇÃO: |
Para promover a formação integral o indivíduo deve ser entendido como um ser social e cultural, o que nem sempre ocorre nas instituições, na sala de aula e nos conteúdos, resultando em uma realidade de exclusão. Fazendo-se necessário pensar e efetivar políticas que possam diminuir a desigualdade social que se instalou no país. A inclusão da diversidade e da diferença nas políticas é caracterizada, principalmente, pela inclusão das diferentes perspectivas identitárias, sexuais, étnicas, religiosas, de classe, entre outras. Entre esses grupos encontram-se os jovens e adultos, que não tiveram acesso à escola ou que evadiram durante a escolarização e que aos poucos estão sendo reintegrados no sistema educacional, tendo acesso à educação e a formação profissional. |
METODOLOGIA: |
Partindo do entendimento do currículo como uma política cultural, os documentos foram analisados seguindo o ciclo de políticas defendido por Ball. Esse ciclo é composto por cinco contextos políticos, no entanto, ganham destaque três principais contextos que norteiam o presente trabalho: o contexto de influência, o contexto da produção de texto e o contexto da prática. São analisados os textos que compõem a fundamentação legal para criação e manutenção dos cursos da modalidade PROEJA no IFPE. Buscou-se identificar e analisar nesses documentos as categorias: diversidade, diferença, inclusão, entre outras. |
RESULTADOS: |
No contexto de influência internacional, a Declaração de Hamburgo aborda em vários momentos questões relativas à diversidade e diferença. Aborda temas como a educação indígena, questões de gênero e apresenta um item que trata especificamente sobre a diversidade e igualdade na educação de jovens e adultos. No Contexto Nacional da Produção de Texto, a CF e a LDB, tratam sobre diversidade e diferença, mas com enfoque predominante na universalização do ensino. O Decreto nº 5.840/2006, que institui o PROEJA trata de uma educação diferenciada para jovens e adultos, visando assim valorizar as características dos alunos atendidos. Em várias resoluções e pareceres da CNE e da CEB, essas questões aparecem como um dos elementos fundamentais e em outros, como uma característica da educação de jovens e adultos. No Contexto Institucional da Prática, a Proposta Pedagógica para Implantação dos Cursos afirma que tem a intenção de inserir na prática escolar o respeito ao diferente, demonstrando assim a valorização da diferença. Nos Planos dos Cursos essa temática é trabalhada em apenas uma disciplina intitulada Relações Humanas no Trabalho, que envolve indiretamente essas questões em seus conteúdos. |
CONCLUSÃO: |
Através dos documentos analisados, concluiu-se que no Contexto de Influência Internacional e no Contexto Nacional da Produção de Texto existem temas relacionados à diversidade e diferença. Nos Decretos, Pareceres e Resoluções o tema é abordado de forma bastante atualizada e aprofundada, podendo dar subsídios para elaboração de um currículo local, que valorize a diversidade e a diferença. No Contexto da Prática, onde os documentos legais são recontextualizados, os documentos institucionais dão pouca ênfase a essas questões. A Proposta Pedagógica do IFPE apresenta a intenção de inserir na prática escolar o respeito ao diferente, permeado pela alteridade. Nos planos de curso identificou-se que há apenas uma disciplina que apresenta determinados conteúdos que podem se relacionar com o tema. Como anteriormente explicitado, o documento do Contexto de Influência e a maioria dos documentos do Contexto da Produção de Texto apresentam questões relativas à diversidade e diferença que podem embasar a elaboração dos documentos do Contexto da Prática. No entanto, isso não ocorre, pois estes documentos não apresentam a mesma preocupação com o tema. Diante disso, nota-se a necessidade de uma análise mais aprofundada do contexto da prática, acerca das recontextualizações produzidas na sala de aula. |
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
Palavras-chave: Diversidade e Diferença, Currículo, PROEJA. |