62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
DINÂMICAS DO PROJETO TABULEIRO DIGITAL NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA.
Joseilda Sampaio de Souza 1
Salete de Fátima Noro Cordeiro 1
Maria Helena Silveira Bonilla 1
1. Fac.de Educação da UFBA- FACED/UFBA
INTRODUÇÃO:
O Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), em conjunto com a Faculdade de Educação/UFBA, implantou o Projeto Tabuleiro Digital, que tem como objetivo geral a Inclusão sociodigital, a educação e a utilização do Software Livre. Esse projeto se desenvolve dentro do espaço da FACED e constitui-se de terminais de acesso livre e gratuito a computadores conectados à internet para estudantes, professores, funcionários e comunidade em geral. Com a implementação desse projeto, a rotina no interior da FACED foi modificada, pois tanto a comunidade acadêmica quanto a não acadêmica passaram a conviver e a ocupar, com interesses diferentes o mesmo espaço. Esta dinâmica nos trouxe algumas inquietações, principalmente porque estas questões estão relacionadas à concepção de uso da rede por parte da comunidade. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender as propostas pensadas e desenvolvidas no contexto do Tabuleiro Digital, assim como compreender e perceber as dinâmicas estabelecidas em torno do movimento desencadeado na FACED após a inserção do mesmo. Este estudo foi relevante, tanto no âmbito social, quanto científico, porque o projeto está inserido em um espaço de formação de educadores e estes necessitam viver plenamente os ambientes e a cultura digital.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve um caráter qualitativo e utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a observação e as entrevistas, a fim de levantar dados sobre a problemática em estudo e fundamentar os pressupostos levantados. Realizamos estudos sobre inclusão digital e aprofundamos a compreensão sobre as propostas e as dinâmicas do projeto. Inicialmente, demos continuidade aos estudos iniciados no decorrer da pesquisa PIBIC, com pesquisa bibliográfica relacionada ao tema a ser estudado. Em seguida, foi possível fazer uma relação entre o referencial teórico e as observações desenvolvidas na dinâmica do projeto Tabuleiro Digital. Os dados referentes ao projeto foram obtidos nos documentos que o descreve oficialmente, disponibilizado em formato eletrônico1. Além desses dados, tomamos como fonte de informação a observação, as entrevistas livres e exploratórias em que buscamos depoimentos de professores e funcionários da FACED, comunidade acadêmica e não-acadêmica e coordenadores do projeto. As entrevistas foram gravadas em áudio, na íntegra, depois realizamos a transcrição dessas entrevistas, para uma posterior leitura dessas gravações, identificando categorias temáticas, com base nas quais as informações puderam ser relacionadas entre si e analisadas.
RESULTADOS:
Os resultados desse estudo mostram que a proposta do Tabuleiro Digital foi pensada com o objetivo de trazer para a Faculdade de Educação/UFBA uma dinâmica de acesso rápido às TIC, principalmente de acesso ao ciberespaço, tornando-a uma realidade no cotidiano dos sujeitos que por ali circulam. No entanto, percebemos que falta uma compreensão da proposta do projeto por parte de uma grande parcela desses sujeitos, tanto por parte da comunidade interna, quanto da externa. Como consequência, emergem diversas tensões, dentre as quais o uso privado do espaço público, a não aceitação do público externo por parte da comunidade interna da Faced, a incompreensão da importância do acesso aos jogos on line e às redes de relacionamento, entre outras. Frente a isso, diversos desafios estão postos ao projeto, principalmente no sentido de deixar mais evidenciado entre a comunidade seus objetivos, bem como buscar construir uma atuação articulada entre as diversas instâncias da Faculdade, especialmente entre os professores em formação, pois são estes que irão atuar em outros contextos, administrando o acesso das novas gerações aos bens culturais da humanidade.
CONCLUSÃO:
Nesta pesquisa, constatamos que o Projeto Tabuleiro Digital vem proporcionando aos sujeitos a vivência e a apropriação das tecnologias, não apenas como ferramentas, mas sobretudo, como estruturantes das relações sociais, o que potencializa a construção da cidadania. É efetivamente um projeto marcado pela intencionalidade de, através dos terminais de acesso público e livre à internet, possibilitar aos sujeitos estarem inseridos na realidade contemporânea, com práticas de leituras de e-mails, navegação em páginas da internet, assim como a outras possibilidades de imersão na cibercultura. Diante da proposta que foi pensada, e comparando ao que atualmente acontece na dinâmica do projeto, pudemos perceber que ao longo dos anos essa dinâmica foi se modificando, transformando, se adequando a outras possibilidades. No entanto, essa transformação não aconteceu no processo de compreensão da proposta. Apesar de várias ações desenvolvidas no sentido de socializar os objetivos do projeto, de discutir sua intencionalidade, muitas pessoas continuar querendo enquadrá-lo nos modelos de escola fechada, controladora e cerceadora da liberdade e da criatividade. Torna-se fundamental enfatizar que num projeto que visa à inclusão sociodigital, a educação e o uso do software livre, falta ainda aos sujeitos o perceberem como um bem público, que precisa ser compartilhado, cuidado e usado livremente, de forma que todos possam exercer sua cidadania.
Palavras-chave: Inclusão digital, Software livre, Telecentro.