62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
ENSINANDO A MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA
Isabelly Amazonas de Almeida 1
Ana Fabíola Rodrigues da Silva 1
Isis Gabriella Quinteiro 1
1. Depto. de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE
INTRODUÇÃO:
O raciocínio lógico, os jogos e as atividades lúdicas são ferramentas de suma importância para o ensino e compreensão da Matemática, tendo em vista que estimulam a capacidade de deduzir, induzir e prever situações, desenvolvem a criatividade, a idoneidade de resolver problemas, a organização, a concentração e a interação do indivíduo com outras pessoas. O educador matemático que leva tais atividades para sala de aula, em geral, obtém uma transformação na aprendizagem dos seus alunos, tornando-a um processo interessante e divertido e, consequentemente despertando o interesse dos mesmos pela disciplina. Este trabalho refere-se a atividades aplicadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e tem por objetivo mostrar a utilização das ferramentas citadas anteriormente, em sala de aula e a sua contribuição no processo de assimilação dos conteúdos matemáticos.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi aplicado na Escola Estadual Lions de Parnamirim, localizada no bairro de Dois Irmãos na cidade de Recife/PE com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° e 2° anos do Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa em duas etapas, onde a primeira foi uma sondagem feita através de um questionário, no qual figuravam perguntas acerca da didática utilizada pelo professor, e o nível de assimilação e compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. Cada informação obtida foi analisada criticamente e analiticamente com a finalidade de encontrar uma metodologia de ensino adequada. A segunda etapa consistiu em iniciar a utilização de atividades lúdicas em sala de aula, como instrumento facilitador do aprendizado. Foram utilizadas questões de raciocínio lógico de vários níveis de dificuldades, jogos de lógica e estratégias, assim como softwares educacionais. Dentre outras, podemos citar a utilização de caixas de diversos formatos, com a finalidade de estudar-se a área e o volume de sólidos geométricos, bem como a execução de oficinas de origami, visando o estudo de ângulos, figuras geométricas planas e espaciais, além de permitir que os alunos visualizassem a interação da Matemática com outras áreas.
RESULTADOS:
Na primeira etapa da pesquisa, foi possível observarmos a rejeição por parte dos alunos em relação à metodologia utilizada pelo educador e, consequentemente, pelo aprendizado da Matemática. Com o início da segunda etapa e das interferências mencionadas, enfrentamos inicialmente a dificuldade de envolver os alunos nas atividades elaboradas. Entretanto, no decorrer da execução das mesmas, os alunos começaram a debater entre si sobre as questões propostas e chegavam, muitas vezes, aos resultados finais em conjunto. As atividades lúdicas foram de extrema importância para a assimilação dos conteúdos matemáticos estudados em sala de aula, para um melhor entendimento da utilidade da Matemática no dia-a-dia do alunado, além de contribuírem para uma melhor interação entre os alunos. As atividades aplicadas permitiram que os alunos passassem a ter uma visão diferente da Matemática, que passou a não parecer mais tão "assustadora" como antes. Todas as atividades citadas foram realizadas com a supervisão dos professores de Matemática de cada turma. Isto permitiu que os mesmos passassem a utilizar outros métodos de ensino, que podem transformar a visão e o interesse dos alunos pela Matemática, além de melhorar as relações professor/aluno e aluno/aluno.
CONCLUSÃO:
Com base nas atividades aplicadas, podemos concluir que a dificuldade apresentada pela maior parte dos alunos em relação à aprendizagem da Matemática, se deve ao fato de que a maioria dos professores de Matemática aborda os conteúdos em sala de aula sem preocupar-se em relacionar os mesmos com o cotidiano dos alunos. Este distanciamento dos conteúdos abordados pelo professor e o dia-a-dia dos alunos é uma das principais causas da falta de interesse pelo aprendizado. Além disso, o que ocorre na maioria das vezes é que o professor visa exclusivamente o aprendizado das técnicas utilizadas nas soluções de exercícios, deixando de explorar o verdadeiro significado de cada conceito. As atividades que foram aplicadas nesta pesquisa permitiram que os alunos pudessem visualizar em situações práticas, aplicações dos conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, tais atividades permitiram que o alunado tivesse uma nova visão da Matemática, ou seja, que passassem a enxergá-la, não mais como uma área isolada, e sim como uma ciência que interage com outras, com a finalidade de contribuir para o conhecimento de um indivíduo.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Ensino, Lúdico, Aprendizagem.