62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
A CONCORRÊNCIA NA FEIRA DO ALECRIM
Fábio de Figueiredo Pessoa 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
A existência das feiras no Brasil e, sobretudo, no Nordeste se dá desde o período colonial, no qual esses espaços eram reservados para o comércio, cultura e lazer da população. Tradicionalmente, um local em que as pessoas interagem em cooperação e competição. A feira do Alecrim é um local onde pode se observar uma gama de relações econômicas, envolvendo o feirante e o consumidor, sendo vista a transformação do dinheiro em mercadorias e dessas mercadorias em dinheiro (D-M-D'). Este trabalho tem por objetivo analisar a concorrência existente entre os feirantes no âmbito da feira livre do Alecrim e observar se ela faz concorrência com as lojas localizadas na mesma rua em que acontece.
METODOLOGIA:
O método utilizado é o fenomenológico, que se preocupa com a descrição direta tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Na feira livre do Alecrim foram observadas as relações econômicas de concorrência entre os feirantes e entre as lojas localizadas na mesma rua. Depois disto, foi feita uma análise a partir da teoria de Carpena (2005) com o direito da concorrência e de Possas (1989) com a dinâmica e concorrência capitalista.
RESULTADOS:
A estrutura da feira do Alecrim apresenta uma grande variedade de produtos, podendo, a partir disto, se observar facilmente a concorrência entre os feirantes, abarcando a venda de frutas, verduras, entre outros artigos. Os feirantes se utilizam de alguns métodos para atrair os clientes, o mais utilizado é o grito, por meio do qual ele anuncia a qualidade de seus produtos e chama a atenção de seus consumidores em potencial. Porém, o mais importante é a negociação entre o cliente e o feirante, viabilizando uma relação econômica que proporciona satisfação para ambas as partes.
CONCLUSÃO:
Foi notada uma variação no grau de concorrência no decorrer da ocorrência da feira, que tem em seu início um grau baixo e ao final atinge um grau elevado. Também sendo constatado que não existe concorrência entre a feira do Alecrim e os comércios localizados na mesma rua, pois as mercadorias de ambas são diferentes.
Palavras-chave: Feira, Alecrim, Concorrência.