62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
BIOACÚSTICA DO COMPLEXO Herpsilochmus rufimarginatus E SUAS IMPLICAÇÕES TAXONÔMICAS
Elaine Denise Bandeira 1
Bruno Rodrigo de Albuquerque França 1
Marcelo da Silva 1
1. Universidade Potiguar, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde
INTRODUÇÃO:
O chorozinho-de-asa-vermelha Herpsilochmus rufimarginatus é uma espécie amplamente distribuída que vive na copa das árvores em florestas tropicais. Ocorre desde o Panamá ao leste do Paraguai, extremo nordeste da Argentina e Santa Catarina no Brasil. Atualmente são reconhecidas quatro subespécies: Herpsilochmus r. ixigus, H. r. frater, H. r. scapularis e H. r. rufimarginatus. As três últimas subespécies ocorrem no Brasil, Herpsilochmus r. frater ocorre na Amazônia brasileira, H. r. scapularis ocorre na floresta Atlântica do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo e H. r. rufimarginatus distribui-se da Bahia a Santa Catarina, sendo que o limite sul e norte respectivamente desses dois últimos táxons são incertos. Vários autores apontam a necessidade de estudos para verificar a validez de alguns desses táxons como espécies plenas. Esse estudo teve como objetivo o teste da existência de diferenças vocais de canto entre as diferentes subespécies brasileiras de Herpsilochmus rufimarginatus.
METODOLOGIA:

As vocalizações utilizadas nesse estudo são oriundas de diferentes regiões geográficas onde a espécie ocorre e incluem informações sobre canto dos táxons da floresta Amazônia brasileira, floresta Atlântica do Nordeste e do Sudeste do Brasil. Os cantos usados na análise foram gravados no campo, obtidos de CDs especializados e do banco de dados do arquivo sonoro do Xeno-canto. As vocalizações no formato MP3 foram convertidas para Wave utilizando-se o programa Sound Forge 7.0. Os parâmetros do canto analisados foram: o número de notas, a duração do canto e a frequência máxima do canto. Os sonogramas foram analisados e gerados usando os programas SoundRuler 0.9.4.1 e Syrinx 2.6 h.

Para a análise inferencial como os dados não apresentaram distribuição normal ou a variância entre os grupos não foi semelhante, então usamos o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis para todos os parâmetros analisados, e na análise descritiva, usou-se a média e o desvio-padrão. O nível de significância estabelecido para as análises foi de 5%. As análises estatísticas foram realizadas com auxílio do programa Statistica 7.0.
RESULTADOS:
O número de notas, a duração (segundos) e a frequência máxima (kHz) do canto para H. r. frater (24,4±3,3; 1,4±0,1; 3,2±0,4;N=10),H. r. scapularis (26,6±1,3; 1,4±0,1; 3,4±0,3, N=14) e H. r. rufimarginatus (17±2,5; 1,6±0,3; 2,8±0,2; N=12), respectivamente. Encontramos diferenças significativas no número de notas (H = 23,23; gl = 2; p < 0,05), na duração do canto (H = 14,80; gl = 2; p = 0,0006) e na frequência máxima do canto (H = 16,51; gl = 2; p = 0,0003) entre os táxons. O teste a posteriori indicou que existem diferenças significativas entre H. r. rufimarginatus e H. r. scapularis, e entre H. r. rufimarginatus e H. r. frater, o que não ocorreu com H. r. scapularis e H. r. frater. Essas diferenças corroboram para uma possível separação do grupo formado por H. r. scapularis e H. r. frater em relação ao táxon nominal, H. r. rufimarginatus. Os cantos mostram que as aves da região amazônica e do nordeste são mais próximos filogeneticamente que as do sudeste brasileiro, e que provavelmente um dos dois táxons merece o status de espécie plena.
CONCLUSÃO:
As diferenças vocais encontradas entre os táxons brasileiros de H. rufimarginatus aponta uma possível validação de H. r. scapularis ou H. r. frater como espécie (ver qual o táxon tem prioridade segundo as regras de nomenclatura zoológica). No entanto, para que isso seja confirmado são necessários estudos que contemplem além dos parâmetros vocais, os morfométricos, de coloração da plumagem e de distribuição geográfica. Reforça-se também a necessidade de uma revisão taxonômica do complexo H. rufimarginatus.
Palavras-chave: Bioacústica, Taxonomia, Herpsilochmus rufimarginatus.