62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 6. Geoquímica
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA ÁGUA DO DIQUE DO TORORO, SALVADOR, BA.
Marcio de Jesus Silva 1
Paula Gimenez Bezerra 1
Rosenaide Santos de Jesus 1
Antonio Bomfim da Silva Ramos Junior 1
Gisele Moraes de Jesus 1
Karina Santos Garcia 1
1. Departamento de Geoquímica, Universidade Federal da Bahia / UFBA
INTRODUÇÃO:
O Dique do Tororó é um corpo hídrico, situado na cidade do Salvador, Bahia, construído pelos Governos Gerais, entre o final do século XVII e o meado do século XVIII. Localizado numa área central da cidade, que por sua vez, está cercado por um conjunto de bairros de baixa renda, é também utilizado como área de lazer pelos diversos segmentos sociais. Desse modo, torna-se um espaço de múltiplo uso de diversas atividades de entretenimento e subsistência, como a pesca. Diante disso, é de suma importância uma caracterização ambiental de uma área de uso público da cidade e que está inserido na dinâmica metropolitana. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a qualidade da água do Dique do Tororó, devido há atividade de pesca existente no local. Foram obtidos valores dos parâmetros físico-químicos, tais como: pH, Eh, condutividade, temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido, e químicos como: fósforo total, carbono orgânico particulado e sulfato. Compararam-se os valores encontrados com os existentes no CONAMA.
METODOLOGIA:
Foram estabelecidas 20 estações de amostragem para coleta de água. Em cada estação foram determinados in situ parâmetros físico-químicos (e.g. Eh, pH, salinidade, temperatura, oxigênio dissolvido-OD). As amostras coletadas foram encaminhadas para o Laboratório de Estudos Biogeoquímicos de Manguezais do Núcleo de Estudos Ambientais do Departamento de Geoquímica da UFBA para as análises de fósforo total, carbono orgânico particulado (COP) e sulfato. O fósforo total foi determinado segundo método Grasshoff (1999) e Aspilla et al. (1976). A leitura foi realizada no espectrofotômetro modelo Varian Cary 50 Probe com o comprimento de onda em 880 nm. O carbono orgânico particulado foi determinando pelo método do dicromato (STRICKLAND e PARSONS, 1972), onde a amostra foi tratada com solução de K2Cr2O7. A leitura foi realizada no espectrofotômetro modelo Varian Cary 50 Probe com o comprimento de onda em 440 nm. O sulfato seguiu a metodologia do APHA, 1995, onde a amostra foi lida em espectrofotômetro no comprimento de onda de 420nm. Os resultados laboratoriais das análises de fósforo total, carbono orgânico particulado e sulfato foram comparados com os valores limites estipulados pelo CONAMA 357/2005.
RESULTADOS:
As amostras de água coletadas das 20 estações apresentaram os seguintes valores físico-químicos: pH (5,4 - 8,5), Eh (-48 - 113 mV), Temperatura (29,9 - 31,7°C), Condutividade (23,8 - 40,0 µS.cm-1) e OD (3,70 - 7,10 mg.L-1). Foram determinadas as concentrações de COP (2,85 - 13,80 mg.L-1), assim como os teores de Sulfato (4,25 - 12,54 mg.L-1) e Fosfato (0,014 - 0,051 mg.L-1). Segundo resolução 357/2005 do CONAMA, a água do Dique do Tororó classifica-se como água doce do tipo III. Os valores definidos por essa resolução são: pH (6,0 - 9,0), OD (> 4,0 mg.L-1), Fósforo (< 0,05 mg.L-1 P) e Sulfato Total (< 250 mg.L-1 SO42-). Nota-se que os teores encontrados na Lagoa do Dique do Tororó apresentam-se abaixo dos valores sugeridos pelo CONAMA. A Estação 20, foi a única exceção, pois apresentou um valor de pH abaixo do recomendado (5,73) e uma concentranção de Fósforo Total no limite recomendado (0,051 mg.L-1 P). A causa pode ser atribuída à uma tubulação de esgoto próxima ao ponto estudado. O Eh encontrado nas estações mostram um ambiente redutor, pois a maioria das estações apresentam valores negativos. Foi realizada uma matriz de correlação com parâmetros analizados, onde somente o COP e o fósforo apresentaram uma correlação positiva (r=0,6) indicando uma origem comum.
CONCLUSÃO:
Os parâmetros analisados neste trabalho apresentaram-se, de modo geral, dentro dos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/05. Os parâmetros físico-químicos medidos in situ apresentaram pouca variabilidade entre os pontos amostrados, porém o fosfato, o Carbono orgânico particulado e o sulfato apresentaram uma maior variabilidade entre os pontos, provavelmente associados a fontes de lançamentos de esgotos na lagoa do Dique do Tororó. Mais estudos devem ser feitos para determinar um padrão de distribuição dos parâmetros analisados (i.e. sazonalidade) e assim inferir os componentes que interferem nas suas concentrações.
Palavras-chave: corpo hídrico, poluição, pesca.