62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ARMAZENAMENTO E MANEJO DE ÁGUA EM CISTERNA NUMA COMUNIDADE DO SEMI-ÁRIDO PERNANBUCANO
Joselma Maria da Silva 1
Maria José Silva 1
Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/CAA
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa desenvolvida em Canela da Ema, comunidade situada no município de Pesqueira semi-árido pernambucano, demonstra a educação ambiental como campo social de planejamento para minimizar a incidência de doenças oriundas do manejo inadequado da água de cisterna. Dessa forma, nessa pesquisa destacamos que o manejo correto e consciente da água armazenada em cisterna interfere de forma benéfica e pode colocar nas pessoas o desejo de contribuir pela manutenção do meio, uma vez que trata de informações, responsabilidades, direitos e deveres que todos precisam ter para uma melhor qualidade de vida (REIGOTA, 2004 p. 34). A partir dessas referências, objetivamos analisar através da Educação Ambiental o manejo e armazenamento da água da cisterna a partir do uso de novas tecnologias, tendo em vista que os resultados aconteceriam permanentemente no cotidiano dessa comunidade, mediante a revisão de suas práticas sociais, favorecendo a mobilização comunitária.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi desenvolvida em uma comunidade situada no município de Pesqueira, região do semi-árido pernambucano que sofre com a falta de água potável. A presente comunidade foi assim selecionada por que pouco mais da metade dessa população não sabe armazenar e manejar a água da cisterna. Nesse contexto, a presente pesquisa teve suas ações pautadas na análise qualitativa que segundo VICTORIA: significa "examinar" com todos os sentidos um evento, um grupo de pessoas, um individuo dentro de um contexto, com o objetivo de descrevê-lo (2000, p.62). Para tanto, tomamos como caminho metodológico a análise do discurso na perspectiva de Orlandi(1999), onde utilizamos de questionário como recurso e procedimento metodológico. Além disso, trabalhamos com oficinas pedagógicas destacando estratégias de educação preventiva para evitar doenças relacionadas com o abastecimento de água.
RESULTADOS:
Ao longo das atividades desenvolvidas, constatou-se que a retirada de água por baldes apontava incidências de doenças dentro da comunidade. Nesse contexto, foi preciso que a equipe que compõe a pesquisa realizasse visitas periódicas com observações in loco que os conduziram ao ponto de vista dos nativos (VICTORIA, 2000 p.53). Dessa forma, procuramos compreender o contexto dialogando intersetorialmente com a comunidade. Assim, analisamos a pauta do manejo da água armazenada em cisternas, identificamos através dos dados coletados, as mudanças de atitudes e hábitos. Desse modo, as atividades de educação ambiental e saúde desenvolveram alternativas saudáveis, uma vez que a comunidade expressou suas necessidades e posteriormente produziram mudanças radicais na direção desejada e necessária para qualificação da vida. Percebeu-se, no entanto, que o trato dado a essa questão influenciou a vida da população, pois mostrou a importância do cumprimento sustentável do manejo da água de cisterna.
CONCLUSÃO:
Com o acentuar das atividades desenvolvidas para retirada adequada da água das cisternas, o nível de participação da população local se modificou mediante a nova formulação de conceitos, pois a mesma gerou respostas e desenvolveu práticas adequadas aos problemas referentes às doenças constantes de vinculação hídrica na região. As pessoas envolvidas nesse processo tiveram um exercício de cidadania, pois participaram de forma ativa na elaboração teórica e prática de ações para superação dos problemas diagnosticados (GUIMARÃES, 1995 p.42). Verficou-se, portanto, que as atividades propagadas contribuíram para que a população julgasse seus próprios atos e refletissem em cima do cumprimento da manutenção e do manejo sustentável da água de cisterna. Assim, notamos que essa troca habitual de proceder diminuiu os aspectos de morbidade e mortalidade associados à possibilidade de doenças de veiculação hídrica que ocorria com freqüência na região.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Saúde, Água de cisterna .