62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
COMPORTAMENTO DE MIGRAÇÃO EM FÊMEAS SUBORDINADAS DE SAGUI, Callithrix jacchus, EM AMBIENTE DE CAATINGA
Joselena Mendonça Ferreira 1
Josilene Soares Carvalho Santos 1
Maisie Mitchele Barbosa 1
Noeide da Silva Ferreira 1
Ana Cláudia Sales Rocha Albuquerque 1, 2
1. Depto.de Ciências Biológicas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN
2. Profª. Dra.
INTRODUÇÃO:

Nas populações de primatas da espécie Callithrix jacchus (Linnaeus, 1758) pertencentes à família Callithrichidae, em ambiente natural, a migração pode ser uma resposta a vários fatores sócio-ambientais, como a escassez de alimento, o acesso ao sucesso reprodutivo, assim como a evitação do incesto e do risco de infanticídio, influenciando em mudanças demográficas. Em C. jacchus ocorre migrações principalmente por parte de animais adultos não-reprodutores, os quais podem deixar o grupo voluntariamente ou por expulsão. Em fêmeas subordinadas a emigração está associada a mudanças no seu quadro hormonal e essas alterações precedem a sua saída do grupo que são favorecidas a partir da alta freqüência de encontros entre grupos, onde elas obtêm assim informações para a utilização de determinadas estratégias, tais como a manutenção de cópulas extra-grupo com conseqüente emigração, para obter o sucesso reprodutivo. No presente trabalho objetivouse identificar a dinâmica dos eventos que envolveram a migração de 6 fêmeas adultas subordinadas, em dois grupos de sagüis do bioma Caatinga. A importância deste estudo comportamental se dá devido essa espécie possuir ampla plasticidade adaptativa e ser um bom exemplo de modelo experimental para pesquisas nas áreas de primatologia e biomédica.

METODOLOGIA:

A área estudada foi a Floresta Nacional de Açu, FLONA-Açu, uma unidade de preservação ambiental, atualmente mantida pelo instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade, no Estado Rio Grande do Norte/Brasil, que possui uma vegetação hiperxerófila com alguns fragmentos de área de uso sobrepostos. Os dois grupos naturais de Callithrix jacchus foram denominados Bosque e Caatinga. Os eventos comportamentais de migração das seis fêmeas subordinadas BIB, CAT, BAB, BEI, BRT e BNL, foram monitorados pelo método ad libitum, durante 20 meses consecutivos, no período de novembro de 2007 a junho de 2009. Os animais escolhidos foram devidamente marcados recebendo colares com 3 contas coloridas, a primeira caracterizando o grupo e as demais, o indivíduo, além de pintura dos pelos com ácido pícrico. Esses grupos, Bosque e Caatinga, permitiram a análise do período migratório das fêmeas, sendo este último analisado somente na migração das fêmeas, BIB e CAT. Foi utilizado o focal instantâneo, com sessões de observação de 10 minutos para cada animal, uma vez por semana, totalizando mais ou menos 12 horas de observações diárias.

RESULTADOS:

As fêmeas ficaram periféricas ao seu grupo de origem, com saídas furtivas e interações sociais com animais não pertencentes ao seu grupo no período pré-migratório, incluindo comportamentos agonísticos, principalmente pelo casal dominante. As fêmeas subordinadas de C. jacchus exercem dois tipos de subordinação, onde no primeiro caso, elas se submetem ao casal reprodutor (dominância clara) e no outro, elas resistem à dominância (dominância contestada) (Cirne et al. 1995). No nosso estudo as fêmeas demonstraram os dois tipos de subordinação com predominância no primeiro caso. As fêmeas BIB do Bosque e CAT do Caatinga imigraram nos grupos Caatinga e Bosque, em janeiro e agosto de 2008, respectivamente, assumindo o posto de fêmeas dominantes, onde vários encontros intergrupos e interações sócio-sexuais extragrupos precederam a saída delas do seu grupo natal. As fêmeas BAB, BEI, BRT e BNL emigraram nos meses de agosto e novembro de 2008, e março e junho de 2009, respectivamente. Mesmo com a subordinação clara, as fêmeas do presente estudo, adotaram a estatégia de emigração. Isso sugere, como afirmado por Sousa et al, 2005, que na balança custo-benefício, esta seja a estratégia mais razoável, uma vez que a ocorrência de vaga reprodutiva dentro de seu grupo natal seja muito rara.

CONCLUSÃO:

Diante do exposto, foi possível verificar que a atividade migratória das fêmeas subordinadas teve fundamental importância na dinâmica de populações entre os dois grupos de Callithrix jacchus, onde, através de comportamentos pré-migratórios, demonstraram indícios de sua saída e, em alguns casos, a entrada desses indivíduos entre os dois grupos de estudo. Isto sugere que esta seja a estratégia preferencial por parte dessas fêmeas para obtenção do seu sucesso reprodutivo, considerando que a ocupação de posto de dominante dentro do seu grupo natal pela ocorrência de vaga reprodutiva é um evento bastante raro para esta espécie.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq e Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Norte- FAPERN
Palavras-chave: Callithrix jacchus, Fêmeas Subordinadas, Comportamentos migratórios.