62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
ERGONOMIA E SISTEMA DE QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Wanda Maria Gomes da Cruz 1
WalériaTeixeira Macaciel 1
1. Universidade Federal Fluminense
INTRODUÇÃO:

Aborda os conceitos de ergonomia, sistema de qualidade e Ciência da Informação.  Aponta os principais fatores causadores dos problemas ergonômicos. Analisa os impactos do desenvolvimento ergonômico e das ferramentas de ações sistematizadas, visando a possibilidade de se humanizar os processos do sistema de qualidade. E discute e estuda  a questão do grau de satisfação dos profissionais da informação quanto ao ambiente físico, social e psicológico, através de uma abordagem ergonômica.

METODOLOGIA:

Para que os objetivos do presente estudo fossem alcançados, utilizaram-se os seguintes princípios metodológicos:

Ø     Observação do estado da arte e da utilização dos princípios e tecnologias ergonômicas no trabalho dos profissionais da Ciência da Informação;

Ø     Análise da aplicação dos conceitos no ambiente físico dos profissionais da informação; e

Ø     Estudo dos fatores causadores dos problemas ergonômicos e das recomendações para a melhoria do trabalho desses profissionais.

A partir de um estudo de caso, utilizando-se uma pesquisa exploratória e um método descritivo, foram observados os seguintes aspectos:

Ø       O reconhecimento da importância do tema ergonomia no desenvolvimento satisfatório das atividades físicas, sociais, tecnológicas e sustentáveis dos processos de sistema de qualidade, possibilita a inserção de novos métodos e técnicas, visando à melhoria do trabalho realizado pelos profissionais da informação;

Ø       Os principais fatores causadores dos problemas ergonômicos são os que estão diretamente ligados aos de caráter primário (temperatura, ruídos, vibrações, odores e cores) e aos de caráter secundário (arquitetura, relações humanas, remuneração, estabilidade e apoio social); e

Ø       É necessário que as Instituições ligadas à Ciência da Informação desenvolvam ferramentas e métodos, visando a humanização do trabalho, propiciando assim condições satisfatórias para o alcance de um melhor rendimento dos profissionais da informação.

RESULTADOS:

Verificaram-se algumas experiências de abordagem ergonômica baseadas no princípio básico de que o trabalho dos profissionais da informação deve se adequar as novas recomendações de melhorias, produzindo e proporcionando tanto um ambiente de trabalho mais humanizado, através do aproveitamento de suas competências e habilidades, quanto de um grau de satisfação elevado, baseado na busca de uma excelência e de um diferencial de melhorias ergonômicas;

Observou-se também que, dentro do contexto da ergonomia aplicada ao trabalho dos profissionais da informação, deve-se agregar não só as condições de melhorias físicas, mas também as de caráter social e psicológico, com o propósito de se alcançar a qualidade e a produtividade nessas Instituições de Ciência da Informação;

Compreendeu-se, que os novos desafios da ergonomia, para esses profissionais, direcionam suas Instituições às rupturas em seus paradigmas ergonômicos, forçando a adotarem posturas mais responsáveis e inovadoras em suas ações preventivas; e

Espera-se ainda contribuir para uma discussão mais profunda sobre a responsabilidade social e ergonômica das Instituições da área de  Ciência da Informação.

CONCLUSÃO:

Concluiu-se, que para que os problemas relativos às condições físicas, sociais e psicológicas do trabalho dos profissionais da informação sejam sanadas, de tal maneira a humanizar o ambiente organizacional é necessário priorizar recomendações de melhorias que visem aumentar o grau de satisfação desses profissionais.

Enfim, é importante ressaltar que os resultados obtidos, no estudo de caso, permitem considerar que o enfoque ergonômico, na área da Ciência da Informação, deve ser tratado não só sobre os aspectos físicos, mas também os sociais, emocionais e psicológicos.  Estes podem ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade, qualidade e sustentabilidade do novo cenário social e mundial, que é a Ciência da Informação.

Palavras-chave: Ergonomia, Sistema de Qualidade, Ciência da Informação.