62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
IDENTIDADE DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA QUESTÃO DO GÊNERO MASCULINO NA DOCÊNCIA
Laura Cristina Vieira Pizzi 1
Fernanda Núbia da Silva 1
Manuella Souza de Oliveira 1
1. Universidade Federal de Alagoas / UFAL
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a crescente procura de rapazes pela profissão docente nos anos iniciais e pelos cursos de Pedagogia, uma área profissional marcada há décadas pela massiva presença feminina. Nesse sentido, investiga o seguinte problema: que fatores vêm trazendo os homens de volta ao magistério da educação infantil e do ensino fundamental? Para tanto, nossa investigação está sendo feita através de um Estudo de Caso com os alunos homens do curso de Pedagogia da UFAL do regime semestral. Entretanto vêm sendo realizadas leituras a respeito da identidade e o perfil do/a trabalhador/a docente, além da história da profissão docente relacionadas à construção de gênero. É de suma importância compreendermos o porquê do ingresso desses rapazes no curso, pois sabemos que esse curso é majoritariamente feminino.
METODOLOGIA:
Buscamos realizar a pesquisa sobre questões de gênero e identidade profissional dos professores homens, analisando de que forma estes afetam direta ou indiretamente o trabalho dos professores em sala de aula e a cultura escolar. Esperamos ainda observar quais implicações esse fenômeno recente pode ter para a identidade profissional docente do ensino fundamental e da educação infantil, considerando sua tradição feminina, construída na história da educação das últimas décadas no Brasil. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso, de cunho qualitativo, envolvendo o curso semestral de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Em geral os estudos de caso representam a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo "como" e "por que", Yin (2001). Os dados foram coletados primeiramente por um questionário de levantamentos de dados e, por conseguinte foi aplicado um questionário seguido de entrevistas com alunos que já atuam na sala de aula.
RESULTADOS:
Houve um contato inicial com os alunos do curso que se propuseram a participar do projeto. Todos os alunos do sexo masculino convidados aceitaram colaborar com a pesquisa, uma vez que esta pode servir para o interesse de muitos, no que tange ao entendimento de algumas questões relacionadas à sua formação profissional e seu trabalho nas escolas. Os alunos pesquisados estão distribuídos nos três turnos existentes, do regime semestral, sendo um total de 29 alunos do sexo masculino, distribuídos nos seguintes turnos: matutino encontramos 7 alunos, no vespertino 7, e no noturno 15, onde verificamos a maior presença dos mesmos. A partir deste questionário buscamos obter informações a respeito do seu perfil sócio-econômico, além da sua vida e identidade profissional. Com este instrumento foram levantados alguns dados dos alunos, pois abordava questões que se relacionava com seu perfil sócio-econômico, cultural, valorização da profissão, questões de gênero. Acreditamos que a mudança do perfil dos alunos dos cursos de Pedagogia pode ter um impacto significativo nas transformações que a profissão docente vem sofrendo no contexto contemporâneo.
CONCLUSÃO:
Entendemos que as mudanças que vem ocorrendo atualmente nos cursos de pedagogia e na profissão docente, merecem um olhar mais cuidadoso, pois trazem consigo questões de diferentes abrangências, que podem vir a fazer longos questionamentos a cerca do ser professor, e do papel que ele exerce a partir das novas singularidades apresentadas, através da presença masculina numa profissão comprovadamente feminina. Nossos dados vêm mostrando que, no que se refere ao fato de ter ou não vocação para a docência, como visto nos antigos discursos da Igreja e do Estado, os alunos não consideram que a profissão exigiria vocação no sentido religioso de doação, mas como uma profissão que requer responsabilidade, paciência, dedicação e um pouco de dinamismo como diz um aluno em sua reposta. E a partir das respostas, constatamos que eles estão atuando na área porque se identificam, e que querem fazer isto não só porque o mercado de trabalho está propício (apesar de desvalorizado), mas porque gostam do que fazem e sentem-se gratificados ao verem o reconhecimento e a valorização, através do desempenho escolar de seus alunos, mas também pela sociedade, ainda que de uma forma mais tímida, mas mesmo assim significativa.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Trabalho docente, Gênero, Identidade Docente .