62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES.
Manuella Souza de Oliveira 1
Maria Adriana dos Santos 1
Edna Cristina Prado 1
1. Universidade Federal de Alagoas / UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória realizada no campo de estágio em gestão escolar em uma escola da rede pública municipal da capital alagoana, que atende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino. O estágio em gestão escolar é de suma importância para a formação do profissional que atuará na educação básica uma vez que propícia a verdadeira união entre a teoria e a prática, mesmo assim, é complexo determinar o quanto o graduando pode aprender com as experiências vivenciadas na disciplina em gestão e no estágio supervisionado na escola. A pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 2009, no total de doze visitas. Posteriormente, foi elaborado um projeto de intervenção a partir do diagnóstico das necessidades da escola.

 

METODOLOGIA:
A metodologia adotada pautou-se na observação e em entrevistas semi-estruturadas. A literatura utilizada sobre o tema fundamentou-se em Pimenta e Lima (2004), Libâneo (2004), Veiga (1995) e Bossi (2003) que nos ofereceu consistência para realização da análise feita com o propósito de ajudar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, mas especificamente no resgate histórico e na busca pela identidade da escola, pois se encontrava em processo de reconstrução, e não havia nenhum tipo de registro sobre esses aspectos.

 

RESULTADOS:
Nas primeiras visitas para a elaboração do projeto de estágio em gestão escolar chamou-nos a atenção à falta de uma maior preocupação com a questão histórica e da identidade dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar. Entretanto nos propusermos a ajudar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, com a participação da equipe gestora mesmo de forma singela. Vale dizer que na maioria das vezes em que frenquentamos a instituição, percebemos que a gestão escolar sentia-se incomodada com a nossa presença. Ocultando assim algumas informações para o desenvolvimento do projeto de estágio. Logo a equipe gestora tinha receio da exposição. Entendemos que a proposta do estágio era boa, mas na verdade ele não acontecia de forma adequada. Neste sentido, destacamos que o professor orientador tinha apenas 04 horas para acompanhar o estágio curricular em mais de quatro escolas, além disso, essas ficavam distantes da universidade, o que dificultava a locomoção de muitos alunos. Ressaltamos que houve aspectos positivos, tais como a união da teoria e a prática, a oportunidade que tivemos de acompanhar o cotidiano da equipe gestora, além do contato com a dura realidade em que se encontra a escola pública alagoana.

 

CONCLUSÃO:
Ao participarmos do estágio supervisionado de gestão e termos a oportunidade de analisar a rotina da equipe gestora, além do Projeto Político Pedagógico, considerando o limite e respeitando a gestão e o espaço escolar. Constatamos que não existe teoria sem a prática, porém é perceptível que nem toda realidade condiz com a teoria. O estágio precisa melhorar, do ponto de vista metodológico e a forma como ele é aplicado. Pois a dinâmica do estágio ainda não permite um verdadeiro aprendizado aos futuros docentes. Contudo, apesar de todos os problemas apresentados a idéia é boa e tem que fazer parte da matriz curricular do curso de formação de professores. Vale dizer que o estágio precisa ser melhor operacionalizado, isto é, a forma de como ele é conduzido. Todavia, acreditamos que seja possível um estágio que atenda todos os requisitos necessários para um melhor desempenho de todos os envolvidos, seja aluno e/ou professor. Podemos constatar que é importante sistematizar o conhecimento ao qual se tem acesso, atendo-se não meramente ao método, mas também a reflexão e consequentemente a construção da aprendizagem juntamente com a equipe gestora escolar. Portanto, esperamos que as instituições escolares sejam realmente democráticas de boa qualidade.

 

Palavras-chave: Gestão escolar, Estágio curricular supervisionado, Educação.