62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
GESTÃO E COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO: PRIMEIRAS ABORDAGENS
Rita de Cássia Dantas de Oliveira 1
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas 2
1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profª. Dra./Orientadora - Departamento de Educação/CERES/UFRN
INTRODUÇÃO:
Gestão e Coordenação da Educação é uma pesquisa vinculada a um Projeto de Ações Integradas denominado "Conexão de Saberes: a ressignação dos acontecimentos construídos na UFRN, a organização do trabalho pedagógico e o seu reconhecimento social". O estudo visa investigar a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas da cidade de Caicó/RN, mais especificamente na nossa escola laboratório, Escola Estadual Padre Edmund Kagerer, bem como o pensar dos seus professores sobre o ensino e a aprendizagem. Com isso, objetivamos analisar a dimensão pedagógica da escola identificando as suas demandas locais e relacionando-as com a sua função social; refletir sobre a construção do Projeto Pedagógico articulado a várias formas de planejamento do trabalho da escola; propor aspectos pedagógicos que possam colaborar com as decisões quando se tratar de tornar mais eficientes as situações de ensino e aprendizagem. Deste modo, a pesquisa se identifica com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão da educação, levar os profissionais estudados a refletirem sobre a sua atuação profissional e oportunizar mudanças necessárias a fim de aprimorar o trabalho educativo.
METODOLOGIA:
Para essa abordagem de pesquisa, optamos metodologicamente pela Pesquisa Qualitativa, destinada à investigação direta ou imediata das salas de aula, visto que a intenção foi promover os conhecimentos que os professores vêm gerando no ambiente escolar e a sua ligação direta com a gestão e a coordenação. Para tanto, optamos por Zeichner (1998) e Gitlin (apud ZEICHNER, 1998). Propomo-nos a trabalhar com tipos de discursos: os discursos verbais oriundos das entrevistas semi-estruturadas e os documentos oficiais como o planejamento dos professores, o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Projeto Político Pedagógico. Intentamos dialogar com todos os agentes escolares ligados diretamente com o processo de gestão e coordenação educacional adentrando ao ambiente de sala de aula, secretaria, sala de professores, diretoria, entre os demais espaços que envolveram o cerne da pesquisa. Assim, fazendo uso da entrevista compreensiva, defendida por Kaulfman (1996) e Silva (2006), procuramos compreender o que se encontra nas entrelinhas dos discursos acerca da gestão e coordenação da educação escolar. Quanto à Pesquisa Pedagógica procuramos enfatizá-la, visto que se trata de um modo de fazer pesquisa educacional próximo da pesquisa-ação respeitando a cultura organizacional da escola.
RESULTADOS:
Os resultados apresentam-se parciais considerando que ainda há o que se investigar neste campo de pesquisa. Elucidamos, deste modo, alguns aspectos relevantes quanto a gestão da escola nas tomadas de decisões focadas no clima e na cultura do ambiente escolar; a ênfase no planejamento e na avaliação, dada pelos docentes, como elementos construtores e consolidadores dessa gestão pautados num ensino coerente com as necessidades dos alunos; a preocupação com o ensino e a aprendizagem visando a formação do sujeito integral, especialmente co-partícipes da realidade escolar. Entretanto, o papel social dos funcionários como educadores deste ambiente, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso dos alunos e o papel social da família como colaboradora dessa prática educativa, compartilhando as decisões tomadas no ambiente escolar são aspectos que apresentam fragilidades exigindo-nos maior dedicação e compromisso enquanto pesquisadores. São, enfim, resultados oriundos de uma longa discussão acerca do papel social dos personagens que compõem a escola, exigindo, para tanto, consciência e compromisso político de todos.
CONCLUSÃO:
Embora a escola demonstre certa organização em sua gestão com forte ênfase na ação democrática tendo em vista eleição direta para os gestores, ainda existem carências, especialmente, quanto aos aspectos pedagógicos. Tais aspectos referem-se a gestão do conhecimento (ensino e aprendizagem), clima e cultura organizacional (ambiente escolar) e as relações interpessoais (participação da família e da comunidade). No âmbito das relações sociais a ausência dos pais e da comunidade no convívio escolar dificulta o desenvolvimento desejado pelos que fazem a escola. Aqueles atores sociais, se atuantes, possibilitaria conquistas pedagógicas, sociais, políticas e econômicas no sentido do gerenciamento dos recursos da escola oportunizando, assim, atitudes de cidadania, autonomia, conivência social, dentre outras. Enfim, consideramos ter suscitado a dimensão pedagógica da escola e identificado as suas demandas locais relacionando-as com a sua função social.
Instituição de Fomento: UFRN/CERES/Departamento de Educação/REUNI
Palavras-chave: Gestão da educação, Prática docente, Função social da escola.