62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
CATÁLOGO DE FONTES HISTÓRICAS DA RESERVA FLORESTAL DUCKE
Rodolfo Almeida de Azevedo 1
Eliane Oliveira de Lima Freire 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:

A Reserva Florestal Ducke é a base de pesquisa mais importante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, foi doada ao INPA pelo Governo do Estado do Amazonas em 28 de novembro de 1962, pela Lei nº 41, publicada no Diário Oficial de 16 de fevereiro de 1963. Está localizada ao norte de Manaus. Em sua área já foram catalogadas cerca de 2200 espécies de plantas, 42 espécies de mamíferos, 340 espécies de aves, sendo também local de importantes pesquisas com malária simiana, avaliações limnológicas, inventários de vetores e reservatórios naturais de Leishmaniose e Doença de Chagas, entre outras. Possui os guias de campo de fauna e flora mais completos que existem sobre região neo-tropical. Contudo pouco se conhece de sua história. Como forma de contribuir com a preservação dessa história, o projeto intitulado "Resgate da História Sócio-Ambiental da Reserva Ducke" realizou intensa coleta de fontes documentais, constituindo um acervo documental. Como forma de obter um conhecimento mais aprofundado sobre o acervo, foi realizada um sub-projeto intitulada "Catálogo de Fontes Documentais da Reserva Florestal Ducke", onde objetivava a elaboração de um catálogo, podendo ser utilizado para se conhecer os tipos de documentos presentes no acervo.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi dividida em três fases, que são: confecção das fichas, catalogação e a quantificação. Para a confecção das fichas foi feito uma pesquisa antecipada onde se conheceu quais tipos de documentos o acervo possuía, sendo necessária a utilização de três tipos de fichas catalográficas. A primeira ficha foi feita para catalogar documentos históricos, como: cartas, relatórios, memorandos, entre outros, contendo os seguintes itens: Espécie documental, emissor, destinatário, função, ação, data tópica, data cronológica, assinatura, número de páginas, observação e a sua localização no acervo. A segunda ficha objetiva catalogar documentos iconográficos, onde constavam os seguintes itens: Título, descrição física da imagem, fotógrafo, data tópica, data cronológica, descrição da imagem, estado de conservação e sua localização no acervo. A terceira ficha foi criada para catalogar obras bibliográficas, onde continha os seguintes itens: Nome do autor, título da obra, data tópica, data cronológica, editora, descrição física e sua localização no acervo. Posteriormente foram catalogados os documentos utilizando-se das fichas, e por ultimo foi quantificados os documentos para se conhecer que tipos de espécies documentais o acervo possui.

RESULTADOS:
A pesquisa teve como resultado a compilação de um catálogo. Onde foram descritos unitariamente os 278 documentos. Os documentos catalogados se encontram entre os anos de 1954 e 2006. Após a digitalização dos dados coletados foi divido o resultado em dez categorias, que são: 150 correspondências formais, que abrange 93 ofícios, 57 memorandos; 41 documentos iconográficos que abrange 38 fotografias e 3 mapas; 25 correspondências informais, que abrange 14 cartas e 11 bilhetes; 25 documentos oficiais, que abrande 11 documentos jurídicos, 3 Diário Oficial, 3 certificados, 2 formulários, 2 plano diretor, 1 Lei, 1 escritura de doação, 1 título de doação e uma procuração; 18 produções impressas, que abrange 14 matérias de jornais e 4 obras bibliográficas; 9 relatórios ; 3 inventários; 3 parecer/memorial; 2 ordem de serviço e 2 recibos. Foi constatado através da catalogação que o acervo oferece uma multiplicidade de possibilidades de estudos temáticos baseado no conteúdo dos documentos. Foram levantadas algumas temáticas das peças documentais, entre os quais se destacam: Adolfo Ducke, criação da Reserva Ducke, infra-estrutura, pesquisas científicas na Amazônia, ocupações ilegais, degradação ambiental, Jardim Botânico de Manaus, entre outras temáticas.
CONCLUSÃO:
Através desta pesquisa foi possível conhecer e trazer a tona assuntos relevantes a história da Reserva Ducke, bem como a história do INPA e conhecer melhor o processo histórico de consolidação da ciência na Amazônia a partir da criação do INPA, este, sendo pilar principal para o desenvolvimento da ciência na Amazônia. Revelando assuntos até então desconhecidos e em alguns aspectos até inovadores, como a própria proposta de estudar a história de uma Reserva Florestal. Dentre os temas que se encontram na documentação pode-se destacar a história do naturalista Adolfo Ducke, que foi o idealizador de preservar uma nesga da Floresta Amazônica, trazida através de sua biografia, e suas cartas escritas por seu próprio punho levando-nos a conhecer melhor a sua relação com o INPA. Podendo-se encontrar também dados sobre a infra-estrutura da Reserva Ducke, as pesquisas científicas ali realizadas bem como os pesquisadores pioneiros que ali trabalharam. A questão da degradação ambiental e o extrativismo é outro assunto encontrado corriqueiramente nos documentos, entre outros assuntos, não só referentes à Reserva Ducke, mas a própria história da cidade de Manaus. A partir deste trabalho, fatos históricos foram registrados e resgatados para as futuras gerações.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Documento, História, Reserva Ducke.