62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
URINAPET: UMA MANEIRA REUTILIZÁVEL E ATUAL DE ENSINAR SISTEMA URINÁRIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Antônio Flávio dos Santos Santana 1
Karem Drielle de Souza Santos 1
Railene dos Santos Menezes 1
Simone Marcela dos Santos Souza 1
Tiago de Jesus Santos 1
Tainan Amorim Santana 2
1. Departamento de Biociências - DBC - Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Profa. Esp/ Orientadora - Departamento de Biociências - UFS
INTRODUÇÃO:

O material didático desde sua origem tem-se constituído uma ferramenta de uso relevante no contexto escolar. Incluindo materiais diversos, engloba a importância de sua utilização e atualização para que se aborde a multiplicidade de olhares da qual necessita os conteúdos disciplinares, especialmente quando se refere ao ensino de Ciências, de modo a permitir a renovação e aprendizagem significativa. Para tanto, o ensino de Ciência deverá ser constantemente atualizado, focado a realidade do aluno e romper com o ensino considerado tradicional. Diante disso, os motivos que nos levaram a produção do URINAPET centraram-se em construir um material didático a partir de materiais reutilizáveis encontrados no cotidiano que contribua para a contextualização do conteúdo de Ciências, especificamente sobre o sistema urinário, além de mostrar aos docentes de Ciências aspirantes e atuantes a possibilidade de realizar aulas mais atraentes e motivadoras que contribuam significativamente para a construção do conhecimento, como também estimular nos alunos a percepção da importância da reutilização de materiais reutilizáveis, como garrafa pet, para fins significantes, contribuindo assim para um melhor posicionamento diante das questões ambientais.

METODOLOGIA:

Em nosso processo de construção buscamos observar por meio de uma breve revisão bibliográfica, trabalhos já construídos com material reutilizável, como garrafas pet, concluindo a não existência de material voltado ao ensino de elementos do corpo humano com tal produto. A partir deste levantamento foi dado inicio ao processo de construção do sistema urinário. Os materiais utilizados foram: garrafas pet, cano de PVC, mangueira, papelão e pano, todos elementos reutilizados. O material didático, o qual foi denominado de URINAPET, idealizado no contexto da disciplina 'instrumentação para o ensino de Ciências' visando o ensino de algum conteúdo voltado ao 8ª ano do ensino fundamental, foi construído no laboratório de Física onde se tinha as condições e materiais necessários a construção do referido material, com duração de um dia e meio, contando desde a coleta do material, o qual foi cedido pela comunidade no entorno da Universidade, e montagem. Em seguida, o URINAPET passou por um processo de teste evolvendo a apresentação de um plano de aula, com suas etapas e elementos a serem utilizados para a mencionada série numa exposição para 20 alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Sergipe.

RESULTADOS:

Com a aula sobre o sistema urinário e aplicação do URINAPET, foi percebido que a mesma teve uma sequência coerente e construtiva. Os alunos presentes ficaram atentos à aula e participaram da mesma. Percebemos em suas falas o quanto foi positiva a iniciativa em construir um material didático de baixo custo e com uso de materiais reutilizáveis, que além de possibilitar aos alunos a contextualização de conteúdos de Ciências, trás consigo o intuito de contribui para aflorar nos mesmos um posicionamento crítico sobre os recursos naturais e seu destino, uma vez que a reutilização de garrafas pet contribui para redução no volume de lixo em aterros sanitários ao passo que, favorece a decomposição de suas matérias orgânicas. Nesse contexto, o URINAPET proporcionou o despertar dos alunos da disciplina para a importância da implementação de materiais didáticos em suas aulas, como também, através da demonstração dos materiais usados, propiciou um ambiente significativo para sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais atuais.

CONCLUSÃO:

O URINAPET tem o intuito de facilitar o ensino do conteúdo, entretanto, sua utilização não deve ocorrer de forma estritamente ilustrativa, pois, apenas a aplicação em atividades fundamentadas teoricamente e orientadas pelo professor possibilita ao aluno a contextualização deste conhecimento através do seu processo de funcionamento. Sendo necessário um trabalho integrado, no qual temos a observação, a elaboração mental e a discussão entre os alunos e professores num processo construtivista do conhecimento. Para que haja a produção de conhecimento científico é necessário que de forma correspondente surjam novos modos de promover processos educativos, os quais são atualizados em paralelo com os avanços das técnicas e métodos, portanto, o URINAPET surge como uma ferramenta auxiliar para o professor no processo de ensino e facilitador da aprendizagem, com abordagem segura para o 8º ano do ensino fundamental assim como em qualquer nível da educação básica onde o material possa vir a contextualizar o ensino do sistema urinário. Época também importante para se estimular nos alunos à importância de preservação do meio ambiente, uma vez que o meio escolar é um espaço de debate e socialização, principalmente sobre questões tão presentes no nosso cotidiano, como as questões ambientais.

Palavras-chave: Material didático, Aprendizagem, Educação ambiental.