62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
URINAPET: UMA MANEIRA REUTILIZÁVEL E ATUAL DE ENSINAR SISTEMA URINÁRIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Antônio Flávio dos Santos Santana 1 Karem Drielle de Souza Santos 1 Railene dos Santos Menezes 1 Simone Marcela dos Santos Souza 1 Tiago de Jesus Santos 1 Tainan Amorim Santana 2 |
1. Departamento de Biociências - DBC - Universidade Federal de Sergipe - UFS 2. Profa. Esp/ Orientadora - Departamento de Biociências - UFS |
INTRODUÇÃO: |
O material didático desde sua origem tem-se constituído uma ferramenta de uso relevante no contexto escolar. Incluindo materiais diversos, engloba a importância de sua utilização e atualização para que se aborde a multiplicidade de olhares da qual necessita os conteúdos disciplinares, especialmente quando se refere ao ensino de Ciências, de modo a permitir a renovação e aprendizagem significativa. Para tanto, o ensino de Ciência deverá ser constantemente atualizado, focado a realidade do aluno e romper com o ensino considerado tradicional. Diante disso, os motivos que nos levaram a produção do URINAPET centraram-se em construir um material didático a partir de materiais reutilizáveis encontrados no cotidiano que contribua para a contextualização do conteúdo de Ciências, especificamente sobre o sistema urinário, além de mostrar aos docentes de Ciências aspirantes e atuantes a possibilidade de realizar aulas mais atraentes e motivadoras que contribuam significativamente para a construção do conhecimento, como também estimular nos alunos a percepção da importância da reutilização de materiais reutilizáveis, como garrafa pet, para fins significantes, contribuindo assim para um melhor posicionamento diante das questões ambientais. |
METODOLOGIA: |
Em nosso processo de construção buscamos observar por meio de uma breve revisão bibliográfica, trabalhos já construídos com material reutilizável, como garrafas pet, concluindo a não existência de material voltado ao ensino de elementos do corpo humano com tal produto. A partir deste levantamento foi dado inicio ao processo de construção do sistema urinário. Os materiais utilizados foram: garrafas pet, cano de PVC, mangueira, papelão e pano, todos elementos reutilizados. O material didático, o qual foi denominado de URINAPET, idealizado no contexto da disciplina 'instrumentação para o ensino de Ciências' visando o ensino de algum conteúdo voltado ao 8ª ano do ensino fundamental, foi construído no laboratório de Física onde se tinha as condições e materiais necessários a construção do referido material, com duração de um dia e meio, contando desde a coleta do material, o qual foi cedido pela comunidade no entorno da Universidade, e montagem. Em seguida, o URINAPET passou por um processo de teste evolvendo a apresentação de um plano de aula, com suas etapas e elementos a serem utilizados para a mencionada série numa exposição para 20 alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Sergipe. |
RESULTADOS: |
Com a aula sobre o sistema urinário e aplicação do URINAPET, foi percebido que a mesma teve uma sequência coerente e construtiva. Os alunos presentes ficaram atentos à aula e participaram da mesma. Percebemos em suas falas o quanto foi positiva a iniciativa em construir um material didático de baixo custo e com uso de materiais reutilizáveis, que além de possibilitar aos alunos a contextualização de conteúdos de Ciências, trás consigo o intuito de contribui para aflorar nos mesmos um posicionamento crítico sobre os recursos naturais e seu destino, uma vez que a reutilização de garrafas pet contribui para redução no volume de lixo em aterros sanitários ao passo que, favorece a decomposição de suas matérias orgânicas. Nesse contexto, o URINAPET proporcionou o despertar dos alunos da disciplina para a importância da implementação de materiais didáticos em suas aulas, como também, através da demonstração dos materiais usados, propiciou um ambiente significativo para sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais atuais. |
CONCLUSÃO: |
O URINAPET tem o intuito de facilitar o ensino do conteúdo, entretanto, sua utilização não deve ocorrer de forma estritamente ilustrativa, pois, apenas a aplicação em atividades fundamentadas teoricamente e orientadas pelo professor possibilita ao aluno a contextualização deste conhecimento através do seu processo de funcionamento. Sendo necessário um trabalho integrado, no qual temos a observação, a elaboração mental e a discussão entre os alunos e professores num processo construtivista do conhecimento. Para que haja a produção de conhecimento científico é necessário que de forma correspondente surjam novos modos de promover processos educativos, os quais são atualizados em paralelo com os avanços das técnicas e métodos, portanto, o URINAPET surge como uma ferramenta auxiliar para o professor no processo de ensino e facilitador da aprendizagem, com abordagem segura para o 8º ano do ensino fundamental assim como em qualquer nível da educação básica onde o material possa vir a contextualizar o ensino do sistema urinário. Época também importante para se estimular nos alunos à importância de preservação do meio ambiente, uma vez que o meio escolar é um espaço de debate e socialização, principalmente sobre questões tão presentes no nosso cotidiano, como as questões ambientais. |
Palavras-chave: Material didático, Aprendizagem, Educação ambiental. |